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Concept AMG GT XX quebra 25 recordes de longa distância com inovações elétricas radicais

O pioneiro tecnológico da Mercedes-AMG completou uma jornada de mais de 40 mil quilômetros em Nardò em menos de oito dias, validando um trem de força elétrico revolucionário e diversas tecnologias prontas para produção.

O CONCEPT AMG GT XX chocou o mundo ao percorrer 40.075 quilômetros na lendária pista de testes de Nardò em apenas 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 07 segundos, estabelecendo 25 recordes de longa distância. O desafio de resistência extrema, apelidado de “ao redor do mundo em oito dias”, usou dois veículos rodando a 300 km/h e demonstrou a resistência superior do seu revolucionário sistema de propulsão elétrica.

O feito, que quebrou o recorde de maior distância percorrida por um VE em 24 horas por quatorze vezes, foi possível graças a um trem de força que inclui três motores de fluxo axial e uma bateria de refrigeração direta. Estas tecnologias estão programadas para entrar em produção já no próximo ano, na futura arquitetura de alto desempenho AMG.EA, garantindo que a Mercedes-AMG utilize os dados massivos coletados em Nardò para refinar a plataforma.

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Inovações Tecnológicas de Performance

A resistência extrema a 300 km/h dependeu de uma série de inovações cruciais:

  • Resfriamento Inteligente: O coração do sistema é o Cubo Central de Arrefecimento (CCH), que atua como o “cérebro” do gerenciamento de temperatura. Ele fornece resfriamento líquido direto à bateria e aos motores com precisão, garantindo que o CONCEPT AMG GT XX possa fornecer potência máxima em todos os momentos, mesmo após o carregamento rápido, sem a temida “redução de potência” dos VEs convencionais. O design do CCH é compacto, economizando peso e espaço, e é complementado por uma placa de refrigeração passiva na parte inferior da carroceria.
  • Aerodinâmica Extrema: A eficiência aerodinâmica foi vital, pois a 300 km/h, 83% da energia é usada para superar o arrasto. O veículo alcançou um notável coeficiente de arrasto (C ) de apenas 0,19, mesmo com pneus largos. A aerodinâmica otimizada, que inclui o sistema AIRPANEL aprimorado e o efeito Venturi na parte inferior da carroceria, garantiu uma estabilidade de direção extremamente alta.
  • Carregamento Ultrarrápido: O carro carregou em média 850 kW em Nardò, graças a uma estação de carregamento Alpitronic protótipo que pôde transmitir correntes de até 1000 amperes por um cabo CCS padrão – o dobro da capacidade anterior. O projeto utilizou a expertise da Mercedes-Benz Charging Unit para criar um Hub de Carregamento de Alta Potência temporário no local.

Estratégia e Inovação da Fórmula 1®

O sucesso da missão de longa distância contou com uma estratégia operacional inteligente e o Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS), desenvolvido em conjunto com especialistas da Fórmula 1® (HPP).

  • Software Inteligente: O software utiliza sensores virtuais para simular a visão em tempo real do núcleo das células da bateria, otimizando a condução a 300 km/h e o uso da recuperação de até 0,6 g para recarregar a bateria antes do pit stop. O princípio de condução, derivado da Fórmula 1®, garante eficiência máxima.
  • Capacete de Realidade Aumentada: O piloto usou um capacete de corrida de realidade aumentada da Aegis Rider Helmets que integra dados cruciais do veículo e da pista no campo de visão, liberando o piloto para manter o foco na pista.
  • Design e Materiais: Outras inovações incluem assentos ergonômicos com almofadas de estrutura 3D aberta criadas por impressão 3D para ajuste personalizado e o sistema “Aerodinâmica por fio”, que usa um atuador elétrico de plasma para controlar o fluxo de ar na traseira, substituindo spoilers físicos – uma tecnologia que está em pesquisa.

O projeto contou ainda com a parceria da Michelin, que desenvolveu o pneu MICHELIN Pilot Sport 5 Energy com foco em eficiência energética, e o suporte tecnológico da Microsoft e Signify.

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Motores de Fluxo Axial – Tipo de motor elétrico mais compacto e leve, com alta densidade de potência e torque, ideal para veículos de alto desempenho.

Central Coolant Hub (CCH) – Centro de Resfriamento Central, o “cérebro” do sistema de gerenciamento de temperatura do veículo, que distribui com precisão o líquido de arrefecimento.

Recuperação de 0,6 g – Capacidade do veículo elétrico de desacelerar usando os motores em modo gerador, convertendo a energia cinética de volta em eletricidade e recarregando a bateria.

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Cd– (Coeficiente de Arrasto) Medida aerodinâmica que quantifica a resistência do ar; o valor de 0,19 é crucial para a eficiência em alta velocidade.

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