terça-feira, 21 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Copa Truck define finalistas da Super Truck Elite com vitórias de Perdoncini e Roncen

Pedro Perdoncini e Maicon Roncen triunfam na etapa de Londrina, garantindo a briga pelo título da Elite em Interlagos entre o líder Perdoncini, Arthur Scherer, Nicolas Giaffone e Leo Rufino.

A Copa Truck Petrobras concluiu sua oitava e penúltima etapa da temporada 2025 em Londrina (PR), definindo os quatro pilotos que lutarão pelo título da Super Truck Elite na finalíssima em Interlagos. As corridas tiveram vitórias de Pedro Perdoncini (ASG Motorsport), que alcançou seu quinto triunfo no ano, e Maicon Roncen (Tiger Team Race), que conquistou sua primeira vitória na categoria. Perdoncini lidera o campeonato com 229 pontos, seguido de perto por Arthur Scherer (222), Nicolas Giaffone (210) e Leo Rufino (196).

A Copa Truck Petrobras encerrou mais uma etapa emocionante da temporada 2025 no Autódromo de Londrina (PR), no último domingo, dia 19.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A oitava etapa do campeonato foi decisiva para a Super Truck Elite, definindo os quatro finalistas que irão disputar o título.

O paranaense Pedro Perdoncini (ASG Motorsport), correndo em casa, conquistou sua quinta vitória na temporada na Corrida 1.

Com esse resultado, Perdoncini se consolidou como o maior vencedor do ano na categoria, um forte indicativo de sua performance.

- Publicidade -

Já a Corrida 2 teve um vencedor inédito: Maicon Roncen (Tiger Team Race), que alcançou seu primeiro triunfo na categoria.

Os caminhões da Mercedes-Benz dominaram o topo do pódio nas duas disputas realizadas na tarde quente do Norte do Paraná.

O desfecho da etapa em Londrina estabeleceu os quatro finalistas que seguirão para a decisão do título em Interlagos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A disputa pelo campeonato na Elite segue extremamente apertada, com uma margem de apenas 19 pontos separando os três primeiros colocados.

Pedro Perdoncini é o líder da tabela, somando 229 pontos, sendo o principal candidato ao título.

O segundo colocado é Arthur Scherer, companheiro de equipe de Perdoncini na ASG Motorsport, com 222 tentos, apenas sete a menos que o líder.

Nicolas Giaffone (R9 Competições) garantiu sua vaga na decisão do título, ocupando o terceiro lugar no campeonato, com 210 pontos.

O quarto finalista com chances matemáticas é Leo Rufino (PP Motorsport), que vai para a decisão em São Paulo somando 196 tentos.

Na Corrida 1, o momento da largada foi crucial, com Pedro Perdoncini superando o pole position Nic Giaffone e assumindo a liderança.

Em seguida, Arthur Scherer ultrapassou o paulista, completando um 1-2 para a equipe ASG Motorsport e para a marca Mercedes-Benz.

A prova teve baixas importantes, como o abandono de Diogo Moscato (Iveco), que viu suas chances de título se esvaírem.

Houve ainda a saída de Thaline Chicoski (Mercedes-Benz), o que motivou a direção de prova a acionar o safety-truck.

Após a relargada, os companheiros de equipe Perdoncini e Scherer travaram um duelo feroz pela vitória.

Perdoncini acabou vencendo pela quinta vez no ano, com Scherer em segundo, completando a dobradinha da ASG Motorsport.

Nic Giaffone ficou em terceiro lugar, seguido por Rodrigo Taborda (Volvo) e Kleber Eletric (Scania).

Na Corrida 2, a inversão do grid dos oito primeiros da primeira prova colocou Maicon Roncen (Mercedes-Benz) na pole position.

Um incidente envolvendo Leo Rufino na reta oposta após a largada provocou novo acionamento do safety-truck.

Na retomada, Maicon Roncen resistiu e alcançou sua primeira vitória na Copa Truck Petrobras, em meio às adversidades da tarde.

O piloto da Tiger Team Race foi seguido por Jô Augusto Dias (Volkswagen) e Kleber Eletric (Scania), que completou o pódio.

A final reunirá os pilotos de maior êxito ao longo da temporada, incluindo Perdoncini, com cinco vitórias e duas poles, que inclusive venceu a etapa de Interlagos em maio.

Em seu ano de estreia (rookie), Arthur Scherer vai para a final somando duas vitórias, conquistadas em Interlagos e Tarumã.

O também “rookie” Nic Giaffone demonstrou crescimento na fase decisiva, apesar das oscilações, e possui três vitórias e quatro poles com seu Volkswagen.

Correndo por fora, Leo Rufino assegurou sua vaga com uma vitória no currículo, obtida na etapa de Cascavel.

Os finalistas demonstram a diversidade de marcas e a competitividade da categoria, com Mercedes-Benz (Perdoncini, Scherer e Rufino) e Volkswagen (Giaffone) na disputa final.

Apesar de ser um “rookie”, Nic Giaffone, filho de um tricampeão, repete o feito de seu pai, mostrando a força da R9 Competições com o Volkswagen.

A grande vantagem de Perdoncini é o fato de ter sido pole e vencedor na etapa de Interlagos em maio, pista que sediará a grande final, o que pode ser um fator decisivo.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Super Truck Elite – Categoria de corrida dentro da Copa Truck que geralmente agrupa pilotos com maior tempo de experiência ou que possuem caminhões com preparação técnica mais próxima do limite regulamentar.

Pole Position – Piloto que registra o tempo de volta mais rápido durante a sessão de classificação, garantindo o direito de largar na primeira posição do grid de largada.

Inversão do Grid – Regra comum em categorias de automobilismo que inverte as posições de largada de um determinado número de pilotos (normalmente os oito primeiros) da primeira corrida para a segunda, visando maior emoção e disputas.

Safety Truck – Caminhão de segurança que entra na pista para liderar os competidores em velocidade reduzida durante períodos de perigo, como acidentes ou detritos na pista.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação