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Cuidados com os pneus: por que a manutenção correta é vital para a segurança

Consultor da Pirelli detalha como a calibragem, o alinhamento e o rodízio influenciam no conforto, no desempenho e na segurança do veículo, alertando sobre os riscos de acidentes causados pelo desgaste e o limite do TWI.

O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e, por isso, é um componente fundamental para a segurança, o conforto e o desempenho na condução. No entanto, a falta de manutenção adequada, como a calibragem incorreta ou o excesso de desgaste, pode levar a problemas graves, como o aumento do consumo de combustível, a perda de estabilidade e o risco de acidentes causados por aquaplanagem ou estouros.

O pneu é um dos itens mais importantes de um veículo, sendo o ponto de contato fundamental entre o carro e o asfalto.

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Sua condição afeta diretamente o conforto dos ocupantes, o desempenho dinâmico e, principalmente, a segurança de todos os condutores.

Para manter o veículo equilibrado e evitar riscos na condução, é essencial seguir rigorosamente as instruções de manutenção fornecidas pelo fabricante do veículo.

Utilizar a calibragem adequada, realizar balanceamento e rodízio de pneus, manter o alinhamento de rodas em dia e respeitar o limite de carga e a vida útil do pneu são práticas que previnem problemas.

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Quando esses pontos de manutenção não são respeitados, o condutor se expõe a problemas que podem fugir do controle, com o risco iminente de ocasionar acidentes.

Roberto Falkenstein, consultor de Tecnologias Inovativas da Pirelli, explica os perigos de se negligenciar a pressão dos pneus.

Rodar com a pressão abaixo da recomendada não só aumenta o consumo de combustível, mas também pode causar sérios problemas na estrutura interna do pneu.

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Tais danos à estrutura interna nem sempre são visíveis de imediato, mas podem resultar no aparecimento de bolhas após algum tempo de uso.

Um pneu que apresenta bolhas tem sua estrutura rompida, o que o torna permanentemente inutilizável, não podendo ser reparado.

Nessas condições de rompimento estrutural, o pneu corre o risco de estourar em caso de impacto com um buraco ou uma irregularidade no asfalto.

O estouro de um pneu em movimento, conforme alerta Falkenstein, pode fazer o veículo perder o controle e, consequentemente, ocasionar acidentes.

Por outro lado, exceder a pressão indicada também é prejudicial, provocando desgaste irregular da banda de rodagem.

A pressão acima do ideal reduz significativamente o conforto de rodagem, encurta a vida útil do pneu e prejudica a estabilidade do veículo em curvas.

A vida útil do pneu é monitorada por um pequeno indicador presente nos sulcos da banda de rodagem, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator).

Quando o desgaste da borracha atinge o nível desse marcador TWI, isso sinaliza que é o momento de realizar a substituição imediata do pneu.

Ignorar essa recomendação expõe o motorista a riscos como a perda de aderência nas curvas e o aumento da distância de frenagem, podendo causar uma colisão traseira.

Estes problemas de segurança são ainda mais acentuados quando o veículo trafega em pista molhada.

Pneus muito desgastados perdem a capacidade de escoar a água acumulada no asfalto de forma adequada.

A deficiência na drenagem da água torna o veículo mais suscetível ao fenômeno da aquaplanagem, aumentando drasticamente o risco de acidentes.

Para evitar todas essas situações de risco, a Pirelli recomenda que a calibragem dos pneus seja verificada e ajustada semanalmente.

A calibragem deve ser sempre realizada com os pneus frios e utilizando a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Essa informação de pressão ideal pode ser encontrada no manual do proprietário ou na etiqueta de calibragem afixada próxima à porta do motorista.

O alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus devem ser feitos periodicamente, de acordo com as orientações específicas fornecidas pela montadora.

O consultor Falkenstein acrescenta que respeitar o limite de carga e realizar inspeções visuais frequentes também ajuda a identificar sinais de desgaste e deformações.

Para identificar se um pneu deve ser substituído, o motorista deve ficar atento a qualquer anomalia visual durante as inspeções.

Sinais de alerta incluem o surgimento de bolhas, rachaduras na banda de rodagem ou nas laterais, ou qualquer parte da banda de rodagem que esteja lisa.

Em caso de qualquer anomalia, o especialista da Pirelli recomenda procurar um especialista imediatamente, pois são claros sinais de que o pneu deve ser substituído.

Ao adotar hábitos simples de manutenção, como os listados, o motorista garante mais confiança ao dirigir e reduz significativamente o risco de acidentes, garantindo segurança e tranquilidade em cada viagem.

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Calibragem – Ato de ajustar a pressão interna do pneu com ar comprimido, de acordo com as especificações do fabricante do veículo, essencial para o desgaste uniforme e segurança.

TWI (Tread Wear Indicator) – Um pequeno indicador de desgaste da banda de rodagem, geralmente uma saliência nos sulcos, que mostra o limite legal mínimo de profundidade do pneu.

Aquaplanagem – Fenômeno que ocorre quando uma camada de água na pista impede que o pneu tenha contato direto com o asfalto, causando a perda total de aderência e controle do veículo.

Balanceamento – Procedimento que distribui o peso da roda de forma homogênea, eliminando vibrações no volante e no veículo em determinadas velocidades.

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