A Star Assembly, subsidiária da Mercedes-Benz AG na Romênia, iniciou oficialmente a montagem de unidades de acionamento elétrico para o novo Mercedes-Benz GLC totalmente elétrico. A fábrica de Sebeș torna-se a segunda na rede global a fornecer esses componentes essenciais, reforçando sua importância estratégica. A produção das unidades, que consiste no motor elétrico, eletrônica de potência e caixa de câmbio, abastecerá a montagem em série do GLC na planta de Bremen (Alemanha) a partir do próximo ano. A nova instalação, de 30.000 metros quadrados, é carbono neutra e integra a tecnologia MO360 da Mercedes-Benz para uma produção digital e eficiente.
A Star Assembly, subsidiária integral da Mercedes-Benz AG, expandiu seu portfólio de produção.
A empresa iniciou oficialmente a montagem de unidades de acionamento elétrico para o novo Mercedes-Benz GLC totalmente elétrico.
O GLC elétrico possui um consumo de energia combinado de 14.9-18.8 kWh/100 km e emissões de CO₂ de 0 g/km.
O novo escopo de produção de componentes para veículos elétricos fortalece o papel estratégico da fábrica de Sebeș na rede global da Mercedes-Benz.
Sebeș é a segunda fábrica na rede de produção global a fornecer unidades de acionamento elétrico para as plantas de veículos da Mercedes-Benz.
O local de produção trabalha em estreita colaboração com a fábrica alemã de Untertürkheim, o centro de competência para tecnologias de acionamento.
Untertürkheim é responsável pela produção das unidades para o novo CLA e futuros modelos do segmento Top-End.
Com a montagem das unidades de acionamento, Sebeș fornecerá componentes essenciais para a produção do GLC elétrico, que entrará em série no próximo ano na fábrica de Bremen, na Alemanha.
A partir do próximo ano, Sebeș também fornecerá unidades de acionamento elétrico para a fábrica húngara da Mercedes-Benz em Kecskemét, onde o novo Classe C elétrico será produzido.
O primeiro-ministro da Romênia, Ilie Bolojan, e outras autoridades públicas visitaram a Star Assembly em Sebeș para a cerimônia de início da produção.
Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG, destacou que a produção das unidades para o novo GLC é um marco importante na transformação da fábrica e sublinha o papel de Sebeș na rede global.
O primeiro-ministro Ilie Bolojan ressaltou que o investimento significa transferência de tecnologia, acesso a mercados e a integração da indústria romena na cadeia de valor europeia, gerando desenvolvimento saudável para o futuro.
Gheorghe Achim, CEO da Star Assembly & Star Transmission, afirmou que a conquista é resultado de cooperação, dedicação da equipe e expertise, posicionando Sebeș como um hub vital na estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz investiu em uma nova instalação de mais de 30.000 metros quadrados, que integra as funções de montagem e logística para a produção de unidades de acionamento elétrico.
O investimento demonstra o compromisso com a força de trabalho local, o desenvolvimento da região de Alba e o papel da Romênia na indústria automotiva de alta tecnologia. O projeto recebeu aprovação para apoio de ajuda estatal do governo romeno.
A unidade de acionamento elétrico para o novo GLC foi desenvolvida internamente na Mercedes-Benz.
Uma unidade de acionamento é composta por três subsistemas principais: motor elétrico, eletrônica de potência e a caixa de câmbio para transmissão de força.
A montagem desses componentes em um sistema completo ocorre na fábrica de Sebeș.
A montagem da unidade é altamente complexa, cobrindo cerca 15.000 metros quadrados e estendendo-se por cerca de 1000 metros de comprimento.
A linha consiste em mais de 200 processos manuais e automatizados.
Todos os operadores na nova instalação foram realocados de outras áreas da Sebeș, apoiados por um extenso programa de qualificação e reciclagem.
A fábrica está totalmente integrada ao MO360, o ecossistema de produção digital da Mercedes-Benz, que garante a rastreabilidade completa de todos os componentes e dados de produção.
A produção em Sebeș opera de forma carbono neutra e é alimentada por eletricidade de fontes renováveis.
A instalação de um sistema fotovoltaico de até 5 MW está em análise, e o novo pavilhão de produção é abastecido por um sistema de bomba de calor.
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Unidade de Acionamento Elétrico (EDU) – Componente principal dos veículos elétricos, que integra o motor elétrico, a eletrônica de potência (inversor) e o sistema de engrenagens em um único conjunto.
Carbono Neutro – Prática na qual as emissões de dióxido de carbono (CO₂) resultantes das operações de produção são compensadas ou evitadas, resultando em um saldo zero de carbono.
MO360 – Ecossistema de produção digital da Mercedes-Benz que conecta dados de todas as áreas de produção para otimizar a eficiência, a qualidade e a logística, garantindo a rastreabilidade total.
Eletrônica de Potência – Componente da unidade de acionamento que converte a corrente contínua da bateria em corrente alternada para alimentar o motor elétrico, e vice-versa durante a frenagem regenerativa.