terça-feira, 28 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Fiat Strada e Toro 2026 têm recall de airbag e absorvedor de impacto

Proprietários dos modelos Strada e Toro devem agendar, a partir de 27 de outubro de 2025, a ida à concessionária para a substituição de componentes de segurança.

A Stellantis Automóveis Brasil Ltda. convoca os proprietários dos veículos Fiat Strada e Fiat Toro, ambos ano modelo 2026, para um recall urgente. Os modelos apresentam riscos de falha no Airbag do motorista ou de falta do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro, respectivamente. Ambos os problemas podem potencializar o risco de danos físicos graves ou fatais em caso de colisão, comprometendo a segurança dos ocupantes.

A Stellantis Automóveis Brasil Ltda. convoca os proprietários de dois importantes modelos da marca Fiat para um recall de segurança.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os veículos envolvidos são a picape compacta Fiat Strada e a picape intermediária Fiat Toro, ambas na versão ano modelo 2026.

O chamamento é necessário para corrigir falhas que podem comprometer a segurança dos ocupantes em caso de colisão.

O recall começou a partir do dia 27 de outubro de 2025, quando os proprietários podem agendar o comparecimento a uma concessionária da rede Fiat.

- Publicidade -

Para o modelo Fiat Strada 2026, o problema identificado é a possibilidade de inconsistência no processo de fabricação da bolsa Airbag lado motorista.

Em caso de colisão que exija o acionamento do airbag, essa inconsistência pode levar a uma falha na dinâmica de sua abertura.

Esta falha potencializa a ocorrência de dano físico grave ou, até mesmo, fatal ao condutor do veículo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os chassis não sequenciais envolvidos para o Fiat Strada são os de final T9938715 até T9939671.

Já para o modelo Fiat Toro 2026, a convocação se deve à possibilidade de falta do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro.

A ausência do absorvedor de impacto pode comprometer a dinâmica de acionamento do airbag e a redução da absorção do impacto em uma colisão.

Com isso, há potencialização da ocorrência de danos físicos graves ou fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros.

Os chassis não sequenciais envolvidos para o Fiat Toro são os de final TKG37505 até TKG58034.

Os proprietários dos veículos Strada devem providenciar a substituição, gratuita, do Airbag lado motorista.

Já os donos da Toro devem agendar a verificação e, se necessário, a instalação do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro, também gratuitamente.

O tempo estimado de reparo para ambos os veículos é de, aproximadamente, 1 (uma) hora.

É fundamental que o serviço seja realizado mediante prévio agendamento em uma concessionária Fiat de preferência do cliente.

A Stellantis ressalta que essa iniciativa visa assegurar a satisfação dos clientes e garantir a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos da marca Fiat.

No segmento de picapes no Brasil, onde a Strada e a Toro são líderes de vendas, a prontidão em realizar um recall por falhas de segurança é crucial para manter a confiança do consumidor.

A Strada, por ser o veículo mais vendido do país, e a Toro, que domina o segmento de picapes intermediárias, precisam ter sua reputação de robustez e segurança preservada.

A substituição do airbag na Strada e a instalação do absorvedor de impacto na Toro são medidas preventivas que reforçam o compromisso da marca com a segurança veicular.

Este chamamento é um bom exemplo de como a atenção aos processos de fabricação e montagem é vital, mesmo em componentes considerados padrão como o airbag e itens estruturais como o absorvedor de impacto.

A resolução rápida dos problemas é essencial para manter a competitividade da Strada frente a picapes compactas rivais e da Toro perante outras picapes médias e intermediárias no mercado.

Para mais informações, os proprietários devem acessar www.fiat.com.br ou contatar a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo WhatsApp (31) 2123 6000 ou pelo telefone 0800 707 1000.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Recall – Termo usado para o chamamento público de proprietários de veículos para correção de defeitos de fabricação que possam comprometer a segurança. O reparo é sempre gratuito.

Airbag – Bolsa de ar inflável projetada para inflar rapidamente em caso de colisão, atuando como um amortecedor para proteger os ocupantes de colisões contra o interior do veículo.

Absorvedor de Impacto – Componente localizado no para-choque dianteiro, feito geralmente de espuma ou material plástico, cuja função é absorver a energia de um impacto em baixa velocidade, protegendo a estrutura do veículo e, em colisões mais severas, contribuindo para a dinâmica de segurança.

Chassis Não Sequenciais – Indica que os números de chassi envolvidos na campanha de recall não estão em ordem consecutiva, ou seja, são veículos específicos dentro de um lote maior de produção.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação