A Stellantis Automóveis Brasil Ltda. convoca os proprietários dos veículos Fiat Strada e Fiat Toro, ambos ano modelo 2026, para um recall urgente. Os modelos apresentam riscos de falha no Airbag do motorista ou de falta do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro, respectivamente. Ambos os problemas podem potencializar o risco de danos físicos graves ou fatais em caso de colisão, comprometendo a segurança dos ocupantes.
A Stellantis Automóveis Brasil Ltda. convoca os proprietários de dois importantes modelos da marca Fiat para um recall de segurança.
Os veículos envolvidos são a picape compacta Fiat Strada e a picape intermediária Fiat Toro, ambas na versão ano modelo 2026.
O chamamento é necessário para corrigir falhas que podem comprometer a segurança dos ocupantes em caso de colisão.
O recall começou a partir do dia 27 de outubro de 2025, quando os proprietários podem agendar o comparecimento a uma concessionária da rede Fiat.
Para o modelo Fiat Strada 2026, o problema identificado é a possibilidade de inconsistência no processo de fabricação da bolsa Airbag lado motorista.
Em caso de colisão que exija o acionamento do airbag, essa inconsistência pode levar a uma falha na dinâmica de sua abertura.
Esta falha potencializa a ocorrência de dano físico grave ou, até mesmo, fatal ao condutor do veículo.
Os chassis não sequenciais envolvidos para o Fiat Strada são os de final T9938715 até T9939671.
Já para o modelo Fiat Toro 2026, a convocação se deve à possibilidade de falta do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro.
A ausência do absorvedor de impacto pode comprometer a dinâmica de acionamento do airbag e a redução da absorção do impacto em uma colisão.
Com isso, há potencialização da ocorrência de danos físicos graves ou fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros.
Os chassis não sequenciais envolvidos para o Fiat Toro são os de final TKG37505 até TKG58034.
Os proprietários dos veículos Strada devem providenciar a substituição, gratuita, do Airbag lado motorista.
Já os donos da Toro devem agendar a verificação e, se necessário, a instalação do absorvedor de impacto no para-choque dianteiro, também gratuitamente.
O tempo estimado de reparo para ambos os veículos é de, aproximadamente, 1 (uma) hora.
É fundamental que o serviço seja realizado mediante prévio agendamento em uma concessionária Fiat de preferência do cliente.
A Stellantis ressalta que essa iniciativa visa assegurar a satisfação dos clientes e garantir a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos da marca Fiat.
No segmento de picapes no Brasil, onde a Strada e a Toro são líderes de vendas, a prontidão em realizar um recall por falhas de segurança é crucial para manter a confiança do consumidor.
A Strada, por ser o veículo mais vendido do país, e a Toro, que domina o segmento de picapes intermediárias, precisam ter sua reputação de robustez e segurança preservada.
A substituição do airbag na Strada e a instalação do absorvedor de impacto na Toro são medidas preventivas que reforçam o compromisso da marca com a segurança veicular.
Este chamamento é um bom exemplo de como a atenção aos processos de fabricação e montagem é vital, mesmo em componentes considerados padrão como o airbag e itens estruturais como o absorvedor de impacto.
A resolução rápida dos problemas é essencial para manter a competitividade da Strada frente a picapes compactas rivais e da Toro perante outras picapes médias e intermediárias no mercado.
Para mais informações, os proprietários devem acessar www.fiat.com.br ou contatar a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo WhatsApp (31) 2123 6000 ou pelo telefone 0800 707 1000.
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Recall – Termo usado para o chamamento público de proprietários de veículos para correção de defeitos de fabricação que possam comprometer a segurança. O reparo é sempre gratuito.
Airbag – Bolsa de ar inflável projetada para inflar rapidamente em caso de colisão, atuando como um amortecedor para proteger os ocupantes de colisões contra o interior do veículo.
Absorvedor de Impacto – Componente localizado no para-choque dianteiro, feito geralmente de espuma ou material plástico, cuja função é absorver a energia de um impacto em baixa velocidade, protegendo a estrutura do veículo e, em colisões mais severas, contribuindo para a dinâmica de segurança.
Chassis Não Sequenciais – Indica que os números de chassi envolvidos na campanha de recall não estão em ordem consecutiva, ou seja, são veículos específicos dentro de um lote maior de produção.
