A Honda CG, modelo icônico no Brasil e responsável por mais de 15 milhões de unidades produzidas desde 1976, chega à linha 2026 com novas opções de cores e reforçando o tripé de sucesso: robustez, economia e facilidade de uso. O modelo já está disponível na rede de concessionárias Honda desde meados de setembro, dando continuidade à sua história de fenomenal aceitação no mercado.
Desde sua criação, a Honda CG é um fenômeno no Brasil, sendo a moto nº 1 do país e respondendo por uma a cada quatro motos vendidas.
Este modelo é, historicamente, a espinha dorsal da produção da Honda em Manaus, AM, sendo responsável por metade dos 30 milhões de motocicletas fabricadas desde a inauguração da planta em outubro de 1976.
Sua filosofia utilitária, baseada em robustez, economia e facilidade de uso, tem sido constantemente aperfeiçoada sem que a moto perdesse sua essência.
No final do ano passado, a Honda CG alcançou sua 10ª geração, recebendo atualizações significativas em dirigibilidade, segurança, praticidade e design.
Menos de dez meses após o lançamento desta geração, o modelo já superou a marca de 400 mil unidades vendidas, reafirmando sua liderança absoluta no mercado.
Contudo, o coração do modelo permanece o mesmo: o motor monocilíndrico 4T OHC de 162,7 cm³ arrefecido a ar, ajustado para atender integralmente à rigorosa norma de emissões PROMOT 5.
A linha CG 2026 já está disponível na rede de concessionários Honda desde meados de setembro, mantendo as quatro versões que atendem a diversas necessidades dos motociclistas brasileiros: Titan, Fan, Start e Cargo.
Para a nova linha, as versões CG 160 Titan, Fan e Start trazem uma nova opção de cor, mantendo o padrão de três cores diferentes para cada uma delas.
Na CG 160 Titan, a nova cor é o Pearl Stark Gray (cinza perolizado), que substitui o Beduin Orange (laranja), e tem preço sugerido de R$ 19.910,00*.
A CG 160 Fan estreia o Iron Nail Silver Metallic (prata metálico), tomando o lugar do Pearl Spencer Blue (azul perolizado), com preço sugerido de R$ 18.350,00*.
Já a CG 160 Start recebe o Pearl Spencer Blue (azul perolizado) como novidade, sucedendo o Iron Nail Silver Metallic (prata metálico), com preço sugerido de R$ 16.770,00*.
A versão utilitária CG 160 Cargo (R$ 17.780,00)*, voltada para o trabalho, é a única exceção, sendo oferecida exclusivamente na cor Supernova White (branco).
No âmbito do design, a 10ª geração modernizou as formas com a solução de encapsular o tanque metálico com superfícies plásticas resistentes, conferindo maior efeito estético.
Na ciclística, a dirigibilidade foi elevada com uma nova suspensão dianteira e a inclusão de uma inédita balança de suspensão traseira de perfil retangular, aumentando a robustez do conjunto.
Em termos de segurança, o freio a disco dianteiro e os pneus tubeless (sem câmara) com rodas de liga leve são padrão em todas as quatro versões do modelo.
A versão top de linha, a CG 160 Titan, se diferencia por ser equipada com sistema ABS de um canal no freio dianteiro e disco de freio traseiro, o que proporciona uma frenagem mais segura e precisa.
As versões Fan, Start e Cargo utilizam o sistema CBS (Combined Brake System), que distribui a força de frenagem entre as rodas para maior equilíbrio, uma tecnologia de segurança essencial para o segmento.
A tecnologia de iluminação LED é comum às lanternas traseiras de todas as CG 160, e nas versões Titan e Fan, a iluminação LED foi estendida também ao farol dianteiro.
Outro ponto de destaque é a introdução do indicador de marchas e do computador de bordo no painel de todas as versões, facilitando a pilotagem e o acompanhamento do consumo.
Adicionalmente, a praticidade do motociclista foi contemplada com a introdução da porta USB-C, de série na CG 160 Titan e disponível como acessório opcional na CG 160 Fan.
A CG continua sendo a referência no segmento de motos urbanas utilitárias, oferecendo 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, com óleo Pro Honda grátis em sete revisões, um pacote de benefícios que a destaca frente a concorrentes.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
OHC – (Overhead Camshaft) Sistema de comando de válvulas no cabeçote, que permite maior eficiência na admissão e exaustão de gases, otimizando o desempenho do motor.
PROMOT 5 – (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) Legislação brasileira que estabelece limites mais rigorosos para as emissões de poluentes por motocicletas.
CBS – (Combined Brake System) Sistema de Freios Combinados, que distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira quando o freio traseiro é acionado, aumentando a segurança.
ABS – (Anti-lock Braking System) Sistema de Freio Antitravamento, que evita o bloqueio das rodas em frenagens bruscas, mantendo a dirigibilidade e o controle da motocicleta.