A Honda PCX 2026 chega para manter seu domínio inconteste no mercado de scooters, onde detém 33% do segmento, vendendo mais que o dobro de sua concorrente direta. A linha 2026, disponível desde meados de setembro, será oferecida nas versões PCX 160 DLX ABS, PCX 160 ABS e PCX 160 CBS, destacando-se pela alta tecnologia do motor OHC eSP+ de 156 cm³, que privilegia a economia de combustível, a eficiência dinâmica e a segurança com freios ABS ou CBS.
A presença das scooters nas ruas brasileiras é um fenômeno crescente, e a Honda PCX é reconhecida como a grande responsável pela expansão e consolidação deste segmento desde seu lançamento em 2012.
O domínio da Honda PCX é evidente: no acumulado de janeiro a julho de 2025, o modelo alcançou 33% de participação, de acordo com os dados de produção divulgados pela ABRACICLO.
Em uma comparação direta no mercado, a Honda PCX vende mais do que o dobro de sua concorrente de mesma categoria, um reconhecimento da proposta que alia alta tecnologia à economia e eficiência dinâmica.
A linha Honda PCX 2026 permanece sendo ofertada em três versões, todas equipadas com o eficiente motor OHC de 156 cm³ com tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power Plus).
Este motor entrega 16 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque, garantindo desempenho ágil, e sua particularidade é o sistema ACG (Alternating Current Generator).
O sistema ACG faz com que o motor de partida também atue como gerador, o que possibilita a ação do inovador sistema Idling Stop.
O Idling Stop desliga o motor automaticamente após paradas que ultrapassem três segundos, religando-o assim que o acelerador é acionado, visando redução de emissões nocivas e economia de combustível.
A facilidade de uso, característica inerente às scooters, é evidenciada na PCX pelo sistema de transmissão CVT (Continuously Variable Transmission).
As versões mais completas, PCX 160 DLX ABS e PCX 160 ABS, são equipadas com o sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control), que evita a perda de tração ao acelerar em pisos de baixa aderência.
A frenagem é um ponto alto, com as versões PCX 160 DLX ABS (R$ 20.640,00*) e PCX 160 ABS (R$ 20.170,00*) contando com discos de freio em ambas as rodas e sistema ABS de 1 canal.
Na versão de entrada, PCX 160 CBS (R$ 18.340,00*), o sistema é o CBS (Combined Brake System), que utiliza disco na dianteira e tambor na traseira para distribuição da frenagem.
O conforto e a estabilidade são assegurados pelo chassi de aço tipo berço duplo, com suspensão telescópica na dianteira e par de amortecedores na traseira.
Pensadas para deslocamentos prioritariamente urbanos, as PCX 160 2026 se destacam pela ótima ergonomia e praticidade.
O modelo oferece um amplo compartimento de 30 litros de capacidade sob o banco e um porta-luvas com entrada USB para carregamento de dispositivos.
A conveniência é reforçada pelo sistema Smart Key de chave presencial com ativação de alarme, painel digital Blackout e a “assinatura” LED no conjunto óptico.
A versão top de linha, PCX 160 DLX ABS, passa a ser oferecida na cor Preto Metálico.
A PCX 160 ABS será ofertada na cor Azul Perolizado, e a PCX 160 CBS, na cor Branco Perolizado.
A Honda PCX é comercializada com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, com a adição de óleo Pro Honda grátis em 7 revisões, um diferencial importante que a consolida como referência em confiabilidade e elevado valor de revenda no segmento.
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eSP+ – (enhanced Smart Power Plus) Tecnologia da Honda que otimiza a performance e a eficiência de combustível do motor, combinando baixa fricção interna e maior eficiência de combustão.
Idling Stop – Sistema de parada automática do motor, que desliga a motocicleta após breves paradas (como em semáforos) e religa ao toque no acelerador, reduzindo o consumo e as emissões.
HSTC – (Honda Selectable Torque Control) Controle Seletivo de Torque da Honda, um sistema que monitora a velocidade das rodas e evita a perda de tração, garantindo maior segurança em pisos escorregadios.
ACG – (Alternating Current Generator) Gerador de Corrente Alternada, que funciona como motor de partida e gerador elétrico, eliminando a necessidade de um motor de partida convencional e possibilitando o sistema Idling Stop.