terça-feira, 7 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Marcopolo e Volvo Buses formalizam parceria para venda de ônibus na Europa

O acordo, assinado na Busworld Europe 2025, visa a comercialização de ônibus completos com carroceria Marcopolo e chassi Volvo nos mercados da França e da Itália.

A Marcopolo e a Volvo Buses celebraram formalmente, durante a Busworld Europe 2025 em Bruxelas, a parceria para a venda de ônibus completos na França e na Itália. O acordo prevê que a Marcopolo produza no Brasil as carrocerias, como a do modelo Paradiso G8 1200 com chassi Volvo B13R, e as exporte para a Europa. A Volvo Buses atuará como contratante principal, gerenciando vendas e suporte pós-venda, utilizando sua rede de reparação. A exportação das primeiras unidades deve ocorrer no quarto trimestre de 2026.

A Marcopolo e a Volvo Buses celebraram, no dia 6 de outubro, a parceria recém-anunciada para a comercialização de ônibus completos nos mercados da França e da Itália.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A cerimônia de formalização do acordo ocorreu no estande da fabricante brasileira durante a Busworld Europe 2025, em Bruxelas.

O acordo foi formalizado por Anna Westerberg, CEO da Volvo Buses, e Thomas Nylund, diretor da Volvo Europe, representando o lado sueco.

Pela Marcopolo, assinaram André Armaganijan, CEO, e João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital.

- Publicidade -

O ato simbólico de assinatura foi realizado diretamente no veículo exposto na feira, um modelo Paradiso G8 1200 com chassi Volvo B13R.

A Marcopolo será responsável pela produção do veículo no Brasil, enquanto o chassi Volvo será fornecido e produzido na Europa.

Os veículos serão exportados do Brasil para o continente europeu nas configurações de chassi 4×2 e 6×2, com variações ajustadas conforme as necessidades dos operadores locais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Volvo Buses desempenhará o papel de contratante principal na parceria.

Isso significa que a Volvo será a responsável por assegurar todas as vendas e o suporte pós-venda dos ônibus completos, tanto na França quanto na Itália.

O suporte pós-venda será realizado com base na rede de reparação de ônibus e caminhões da Volvo já existente na Europa.

A exportação das primeiras unidades resultantes desta parceria está prevista para ocorrer no quarto trimestre de 2026.

A aliança estratégica permite que a Marcopolo amplie sua presença no competitivo mercado europeu, utilizando a reconhecida base de chassis da Volvo.

Para a Volvo Buses, a parceria garante uma oferta de ônibus completos no segmento, com carrocerias de um dos líderes mundiais do setor.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Ônibus Completo – Veículo que já sai de fábrica com o conjunto de chassi e carroceria (estrutura do ônibus) montados, prontos para a operação de transporte, diferentemente da compra separada dos componentes.

Configuração de Chassi 4×2 – Indica que o ônibus possui um total de quatro rodas, sendo que duas delas (as do eixo traseiro) são responsáveis pela tração do veículo.

Configuração de Chassi 6×2 – Indica que o ônibus possui um total de seis rodas (três eixos), sendo que a tração é aplicada em apenas um dos eixos traseiros, o que é comum em modelos de maior porte, como o Paradiso G8 1200.

Paradiso G8 1200 – Modelo de carroceria rodoviária (ônibus de longas distâncias) pertencente à Geração 8 (G8) da Marcopolo, caracterizado por design moderno, segurança e conforto para os passageiros.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação