A Marcopolo e a Volvo Buses celebraram formalmente, durante a Busworld Europe 2025 em Bruxelas, a parceria para a venda de ônibus completos na França e na Itália. O acordo prevê que a Marcopolo produza no Brasil as carrocerias, como a do modelo Paradiso G8 1200 com chassi Volvo B13R, e as exporte para a Europa. A Volvo Buses atuará como contratante principal, gerenciando vendas e suporte pós-venda, utilizando sua rede de reparação. A exportação das primeiras unidades deve ocorrer no quarto trimestre de 2026.
A Marcopolo e a Volvo Buses celebraram, no dia 6 de outubro, a parceria recém-anunciada para a comercialização de ônibus completos nos mercados da França e da Itália.
A cerimônia de formalização do acordo ocorreu no estande da fabricante brasileira durante a Busworld Europe 2025, em Bruxelas.
O acordo foi formalizado por Anna Westerberg, CEO da Volvo Buses, e Thomas Nylund, diretor da Volvo Europe, representando o lado sueco.
Pela Marcopolo, assinaram André Armaganijan, CEO, e João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital.
O ato simbólico de assinatura foi realizado diretamente no veículo exposto na feira, um modelo Paradiso G8 1200 com chassi Volvo B13R.
A Marcopolo será responsável pela produção do veículo no Brasil, enquanto o chassi Volvo será fornecido e produzido na Europa.
Os veículos serão exportados do Brasil para o continente europeu nas configurações de chassi 4×2 e 6×2, com variações ajustadas conforme as necessidades dos operadores locais.
A Volvo Buses desempenhará o papel de contratante principal na parceria.
Isso significa que a Volvo será a responsável por assegurar todas as vendas e o suporte pós-venda dos ônibus completos, tanto na França quanto na Itália.
O suporte pós-venda será realizado com base na rede de reparação de ônibus e caminhões da Volvo já existente na Europa.
A exportação das primeiras unidades resultantes desta parceria está prevista para ocorrer no quarto trimestre de 2026.
A aliança estratégica permite que a Marcopolo amplie sua presença no competitivo mercado europeu, utilizando a reconhecida base de chassis da Volvo.
Para a Volvo Buses, a parceria garante uma oferta de ônibus completos no segmento, com carrocerias de um dos líderes mundiais do setor.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Ônibus Completo – Veículo que já sai de fábrica com o conjunto de chassi e carroceria (estrutura do ônibus) montados, prontos para a operação de transporte, diferentemente da compra separada dos componentes.
Configuração de Chassi 4×2 – Indica que o ônibus possui um total de quatro rodas, sendo que duas delas (as do eixo traseiro) são responsáveis pela tração do veículo.
Configuração de Chassi 6×2 – Indica que o ônibus possui um total de seis rodas (três eixos), sendo que a tração é aplicada em apenas um dos eixos traseiros, o que é comum em modelos de maior porte, como o Paradiso G8 1200.
Paradiso G8 1200 – Modelo de carroceria rodoviária (ônibus de longas distâncias) pertencente à Geração 8 (G8) da Marcopolo, caracterizado por design moderno, segurança e conforto para os passageiros.