A Massey Ferguson, referência em máquinas agrícolas, está alinhada ao protagonismo do Brasil como líder mundial na produção de cana-de-açúcar, com mais de 670 milhões de toneladas colhidas na safra 2024/25. Para sustentar a alta demanda e a posição do país como referência em combustível renovável, a empresa apresenta um portfólio completo com tratores de alta potência e tecnologias que otimizam a produtividade e a sustentabilidade no campo. Entre os destaques, estão os tratores MF 8S, com design exclusivo, o pulverizador MF 500R com sistema que reduz perdas e a enfardadora MF 2234, que transforma a palha em biomassa para geração de energia limpa.
O Brasil detém a liderança mundial na produção de cana-de-açúcar, um insumo fundamental para a geração de açúcar, etanol e bioenergia.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2024/25 ultrapassou a marca de 670 milhões de toneladas colhidas.
A relevância da cultura é demonstrada pela área de cultivo, que dobrou nos últimos 20 anos (entre 2004 e 2024), atingindo 10 milhões de hectares, conforme a Unica.
Este protagonismo global consolida o Brasil como uma referência em combustível renovável e energia limpa.
Para atender a esta alta demanda, o setor sucroenergético tem priorizado o investimento em mecanização e a adoção de soluções sustentáveis no campo.
A Massey Ferguson, uma das principais marcas do mercado de máquinas agrícolas, oferece um portfólio completo para toda a cadeia produtiva da cana.
A linha de tratores da marca é especializada em diversas fases, incluindo tratos culturais, transbordo e preparo do solo.
O trator MF 6700 é ideal para as operações de tratos culturais, como cultivo e adubação do solo.
Equipado com motor AGCO Power de quatro cilindros e gerenciamento eletrônico, o MF 6700 reduz o risco de falhas graves e proporciona uma economia de combustível de até 10%.
Para a fase de transbordo, onde a cana é transportada da colheitadeira para os caminhões, o MF 7300 é o modelo otimizado.
O MF 7300 é dotado de um motor AGCO Power de quatro cilindros e uma transmissão Dyna-3 PowerShift.
Essa combinação permite a entrega de alto torque em baixas rotações, minimizando a compactação do solo e garantindo até 11% de economia de combustível.
A série MF 7700 oferece uma combinação de versatilidade e potência, sendo indicada para o preparo do solo, plantio e transbordo com cargas mais pesadas.
Este trator possui um motor eletrônico AGCO Power de seis cilindros, com potências que variam de 195 cv a 250 cv.
A série MF 7700 também conta com piloto automático e um sistema hidráulico eficiente, trabalhando até 15% mais hectares por hora e gerando 15% de economia de combustível.
Para operações que exigem mais robustez, como o manejo de implementos maiores para o preparo do solo, a série MF 8S é a mais indicada.
Com potências de 245 cv a 305 cv, o MF 8S se destaca pelo design exclusivo Protect-U.
Este design inovador isola a cabine do motor, o que reduz drasticamente ruídos, calor e vibrações, promovendo maior conforto e eficiência ao operador.
No manejo fitossanitário, o pulverizador MF 500R se sobressai por sua pulverização inteligente e precisa.
O MF 500R tem uma barra de 24 metros dobrável exclusiva que permite a aplicação de defensivos em apenas um dos lados.
Esta característica possibilita a realização de aplicações direcionadas e mais eficientes, otimizando o uso de insumos.
Além disso, o pulverizador MF 500R utiliza o exclusivo sistema LiquidLogic®, que é capaz de recuperar o produto após a aplicação.
Essa recuperação contribui para a redução de desperdícios e, consequentemente, diminui os impactos ambientais da operação.
Fechando o ciclo produtivo com foco na sustentabilidade, a enfardadora prismática MF 2234 é fundamental para o aproveitamento da palha.
O equipamento compacta fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, o que facilita o transporte e o armazenamento do material.
A MF 2234 oferece alta eficiência no recolhimento da palha remanescente da colheita mecanizada, transformando-a em biomassa.
Esta biomassa é, então, utilizada para a geração de energia limpa, ampliando o aproveitamento da colheita e a sustentabilidade.
Segundo Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson, a palha contribui para a conservação da umidade e proteção contra erosão no solo.
A enfardadora MF 2234 é essencial para que parte desse material seja reaproveitado como fonte de energia nas próprias usinas ou direcionado à rede elétrica nacional.
Além do uso na indústria sucroenergética, o equipamento é uma alternativa para a produção de feno em larga escala para pecuaristas, especialmente nas regiões Sul do Brasil e Mato Grosso.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Tratos Culturais – Conjunto de práticas agrícolas realizadas durante o desenvolvimento da cultura, como adubação, irrigação e controle de pragas, para garantir a qualidade e produtividade da colheita.
Transbordo – Etapa da colheita mecanizada em que o produto colhido é transferido das máquinas de colheita para os caminhões que farão o transporte final, exigindo tratores de baixo impacto no solo.
Biomassa – Matéria orgânica, como a palha da cana-de-açúcar, utilizada como fonte de energia limpa e renovável por meio de processos de combustão ou gaseificação.
Sistema LiquidLogic® – Tecnologia exclusiva presente no pulverizador MF 500R que permite a recuperação do defensivo que sobra nas tubulações, reduzindo o desperdício de insumos e o impacto ambiental.
Massey Ferguson, Cana-de-açúcar, Tratores, Pulverizador, Biomassa, Bioenergia.