quarta-feira, 29 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Mercedes-Benz antecipa próxima geração da Sprinter com escultura e novo conceito digital

A marca celebra 130 anos de transporte com a revelação da escultura “THE BOuLDER”, que mostra o design da futura Sprinter, mais digital e baseada no sistema operacional MB.OS para atualizações over-the-air.

A Mercedes-Benz Vans revelou a escultura “THE BOuLDER”, uma peça de arte e engenharia que funciona como prévia do design e conceito da próxima geração da Sprinter. O novo modelo será mais versátil e inteligente, baseado nas arquiteturas VAN.EA (elétrica) e VAN.CA (combustão), e virá totalmente integrado ao Mercedes-Benz Operating System (MB.OS). Essa plataforma digital permitirá que as futuras vans recebam atualizações over-the-air (remotas), mantendo-as atualizadas por anos com novas funcionalidades e conectividade avançada, um marco na digitalização do transporte comercial.

A Mercedes-Benz Vans está reinventando o transporte comercial ao apresentar a escultura “THE BOuLDER”, que antecipa o design e o conceito da próxima geração da Sprinter.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Esta obra expressiva, com aparência pétrea, combina arte e engenharia, simbolizando a nova fase da marca e a manutenção dos valores de robustez, confiabilidade, versatilidade e durabilidade.

A revelação integrou as celebrações de 130 anos de história da marca no transporte, conectando o passado e o futuro do segmento.

Nessa celebração, a nova eSprinter foi exibida ao lado do furgão de entrega mais antigo ainda em circulação: um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899.

- Publicidade -

O Benz Combination Delivery Vehicle de 1899 era um veículo versátil, movido por um motor monocilíndrico de quatro tempos de 1,0 litro e 3 cv de potência, transportando 100 kg mais o motorista.

Quase um século após o pioneirismo de Carl Benz na invenção do veículo motorizado, a Mercedes-Benz revolucionou o segmento em 1995 com o lançamento da Sprinter.

A Sprinter preencheu a lacuna entre automóveis e caminhões, sendo valorizada por sua versatilidade, confiabilidade e dirigibilidade similar à de um automóvel.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em três décadas, mais de cinco milhões de unidades da Sprinter foram produzidas, atendendo a quase todas as necessidades cotidianas, de ambulâncias a veículos de entrega.

A nova arquitetura para o futuro da Sprinter marca o início de uma era de vans ainda mais eficientes, inteligentes e versáteis.

Esta plataforma será a base de todos os futuros veículos médios e grandes da Mercedes-Benz Vans, permitindo a diferenciação entre o uso privado e o comercial premium.

A partir de 2026, chegam à Europa os modelos totalmente elétricos baseados na Van Electric Architecture (VAN.EA), seguidos pelos furgões comerciais elétricos.

A Mercedes-Benz também continuará oferecendo vans com motores a combustão modernos para uso profissional e privado, utilizando a Van Combustion Architecture (VAN.CA).

A futura Sprinter será projetada sob medida para as necessidades dos clientes, oferecendo múltiplas opções de motorização, comprimento, entre-eixos e peso bruto total.

O objetivo é garantir a personalização para praticamente qualquer aplicação profissional, de entregas rápidas e veículos frigoríficos a ambulâncias e motorhomes.

A próxima geração de vans da marca estabelecerá novos padrões em conectividade e software, sendo totalmente baseada no Mercedes-Benz Operating System (MB.OS).

O MB.OS torna as futuras vans da Mercedes-Benz as mais inteligentes da história, com uma integração profunda da arquitetura chip-to-cloud.

Essa integração permite controlar com precisão todos os atuadores e sensores do veículo, do infotainment e conforto à recarga elétrica, facilitando a conexão de funções do veículo à interface do usuário.

Graças ao MB.OS, cada van contará com computadores de alto desempenho conectados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud, possibilitando atualizações over-the-air (remotas) de todo o software.

Com as atualizações over-the-air, os veículos permanecerão atualizados por anos, da mesma forma que um smartphone recebe novos aplicativos e funções.

O MB.OS também oferece máxima flexibilidade para integrar conteúdo de provedores externos, permitindo que clientes comerciais utilizem seus próprios aplicativos, como sistemas de gestão de frotas, diretamente na central multimídia.

Recursos digitais como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor e o Large Vehicle Navigation tornarão a manutenção e operação das vans mais eficientes.

A visão da Mercedes-Benz com a futura Sprinter é reforçar a liderança no segmento de vans, oferecendo um produto de uso profissional que une o legado de robustez com a máxima inteligência digital e eficiência.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

MB.OS – Mercedes-Benz Operating System. É o sistema operacional próprio da marca que integra toda a arquitetura eletrônica do veículo, desde o infotainment até o controle de sensores e atuadores.

Atualizações Over-the-Air – Também conhecidas como OTA ou atualizações remotas. Método de atualizar o software e as funcionalidades de um veículo por meio de conexão sem fio (como internet móvel), sem a necessidade de visitar uma concessionária.

Chip-to-Cloud – Arquitetura de software que integra desde o hardware (o chip) do veículo até a nuvem de dados da montadora, permitindo controle e conectividade completos de ponta a ponta.

VAN.EA – Van Electric Architecture. Plataforma veicular modular desenvolvida pela Mercedes-Benz especificamente para seus futuros veículos comerciais leves e médios totalmente elétricos.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação