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NASCAR Brasil apresenta carro RISE26: mais leve, potente e seguro para 2026

O novo carro de competição tem redução de 80 quilos e ganho de 60 cavalos de potência em relação ao modelo anterior, além de estrutura modular em aço inox e carroceria em Fibra de Carbono para otimizar manutenção e segurança.

A NASCAR Brasil abriu um novo ciclo com o lançamento oficial do carro RISE26 em São Paulo. O novo modelo foca em ganho de performance, com peso de 960 kg e motor NB-26 V6 de 360 cavalos, elevando a relação peso/potência para 2,66 kg/cv. O projeto modular, desenvolvido em parceria com fornecedores de ponta como Pirelli e Hexagon, prioriza a segurança, a manutenção prática e o equilíbrio de competição, atendendo a padrões internacionais de segurança.

A NASCAR Brasil iniciou um novo e promissor capítulo de sua história com a apresentação do carro RISE26, um modelo que eleva o nível de performance e tecnologia da categoria.

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O carro RISE26 chega com números impressionantes: é 80 quilos mais leve e 60 cavalos mais potente que o modelo anterior, o que se traduz em maior intensidade para os fãs e mais desafio para os pilotos.

O novo modelo, que tem um peso total de 960 kg, apresenta uma relação peso/potência de 2,66 kg/cv, um indicador de performance altamente competitivo no automobilismo.

O projeto foi concebido com base no sucesso do carro anterior e é inspirado no projeto NextGen da NASCAR nos Estados Unidos, com foco em segurança, inovação e equilíbrio de competição.

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Sua arquitetura é baseada em um chassi modular de 3 peças, com a célula central em aço inox polido 304, sendo as partes dianteira e traseira destacáveis (clips).

O chassi tubular e modular adiciona significativa segurança em caso de acidentes, pois absorve melhor o impacto, além de garantir maior praticidade de manutenção para as equipes.

A carroceria é totalmente fabricada em Fibra de Carbono, um material que confere ao carro o menor peso possível e maior resistência estrutural.

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Internamente, o banco do piloto foi posicionado mais à esquerda do que no carro atual, mantendo, no entanto, uma excelente distribuição de peso para assegurar o equilíbrio ideal do carro em curvas.

O RISE26 atende aos padrões internacionais de segurança, tendo o acompanhamento e a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que é filiada à FIA.

O desenvolvimento do carro, que simboliza a mentalidade de futuro da categoria, levou dois anos e meio para ser concluído, com mais de 5.000 quilômetros de testes em pista.

O motor central do RISE26 é um NB-26 V6, que entrega cerca de 360 cv e é alimentado por etanol 100 por cento, um combustível de baixa emissão.

O motor está acoplado a um câmbio de seis marchas com sistema power shift e acionamento por paddles (borboletas), que garante trocas rápidas e precisas.

A suspensão é do tipo double wishbone (ou triângulos), uma configuração avançada que assegura mais estabilidade e eficiência em curvas.

A NASCAR Brasil contou com um time de fornecedores estratégicos, como a Pirelli, que criou o composto inédito TH4 para os pneus 265/645R18 PZERO.

As rodas são fornecidas pela RAW, empresa brasileira do grupo Motorcrazy, que desenvolveu o projeto específico em parceria com a asiática OUYA Industrie.

Na eletrônica, um pacote de dados e metria de última geração foi integrado por Pro Tune (aquisição de dados), Ghost Dashboard (informações avançadas no painel) e Injepro (gerenciamento da injeção eletrônica).

A multinacional Hexagon contribuiu com sua tecnologia de metrologia para garantir a precisão dimensional da carroceria e uma correlação exata entre os dados de pista e os de simulação.

O RISE26 fará um roadshow por diferentes pontos de São Paulo, como o Sports Summit e o Capacete de Ouro, antes de sua estreia oficial.

As equipes terão acesso à fábrica para a montagem final dos carros já em outubro, e o teste coletivo com os pilotos está previsto para o início de 2026, antes da abertura da temporada.

O RISE26 é o passo que a NASCAR Brasil precisava dar, oferecendo um carro com tecnologia de ponta e segurança elevada, alinhado aos padrões globais da categoria.

O uso do aço inox no chassi modular, embora possa ser mais custoso inicialmente, oferece maior durabilidade e simplifica reparos estruturais em comparação com o aço comum, sendo uma vantagem a longo prazo na manutenção.

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Chassi Modular – Uma estrutura de veículo projetada em partes destacáveis e intercambiáveis, como no RISE26, que possui clipes dianteiro e traseiro que podem ser substituídos após acidentes, reduzindo o tempo e o custo de reparo.

Relação Peso/Potência – É a divisão do peso total do veículo (em kg) pela potência do motor (em cv). Quanto menor o resultado (como 2,66 kg/cv), mais rápido e eficiente o carro será em termos de aceleração e desempenho.

Fibra de Carbono – Material composto extremamente leve e resistente, utilizado na carroceria para reduzir o peso total do veículo e aumentar a segurança em caso de impacto.

Double Wishbone – Tipo de suspensão que utiliza dois braços (triângulos) de controle em forma de “V” ou “A” para guiar a roda. É comum em carros de corrida por oferecer excelente controle e estabilidade na geometria da roda, especialmente em curvas.

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