A sessão classificatória da Copa Truck Petrobras na Super Truck Elite em Londrina (PR) terminou de forma emocionante, com Nicolas Giaffone (R9 Competições) desbancando o favorito Pedro Perdoncini (ASG Motorsport) com uma volta voadora no final do Top Qualifying. A bordo do Volkswagen Meteor #31, o rookie garantiu sua quarta pole position na temporada com o tempo de 1min40s254, repetindo o feito de abril. O resultado coloca o jovem piloto com 186 pontos, apenas 13 pontos atrás do líder Perdoncini (197 pontos), prometendo um domingo eletrizante na penúltima etapa do campeonato.
A sessão classificatória da Copa Truck Petrobras na Super Truck Elite em Londrina teve um desfecho surpreendente neste sábado (18 de outubro de 2025).
No ‘apagar das luzes’ do Top Qualifying, segmento decisivo, Nicolas Giaffone (R9 Competições) desbancou Pedro Perdoncini (ASG Motorsport).
Com uma volta voadora a bordo do Volkswagen Meteor #31, o estreante superou o paranaense para largar na frente pela quarta vez na temporada.
O rookie repetiu o feito alcançado no Autódromo Internacional Ayrton Senna na segunda etapa do campeonato, em abril.
O feito de Nic Giaffone é um reflexo de sua arrancada nesta reta final da temporada, na Super Truck Elite.
O piloto havia sido o maior pontuador e vencedor da Corrida 1 da etapa anterior, disputada em Curvelo, no Circuito dos Cristais.
A classificação foi marcada pela superação, já que a chuva que desabou durante toda a manhã forçou a organização a alterar a programação do sábado.
O retrospecto ao longo do fim de semana apontava Perdoncini como o favorito à pole position, condição que se manteve até os momentos finais.
Nicolas Giaffone virou 1min40s254, superando Pedro Perdoncini por uma diferença apertada de 0s143.
Perdoncini (1min40s397) vai dividir a primeira fila com Giaffone na Corrida 1 da Elite.
Arthur Scherer (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) larga em terceiro, ao lado de Rodrigo Taborda (Volvo da Vannucci Racing), em quarto.
O Top 5 é fechado por Diogo Moscato (Iveco da Scuderia Chiarelli), seguido por Hugo Cibien (Volvo da Vannucci Racing), em sexto.
A jornada de Nic Giaffone rumo à pole foi tortuosa e marcada por muito trabalho da R9 Competições, incluindo a necessidade de troca de motor após uma quebra nos treinos livres.
O filho do tricampeão da Copa Truck Petrobras, Felipe Giaffone, se disse surpreso com o feito: “De fato, é a pole mais inesperada do ano”.
Nic Giaffone tem agora 186 pontos no total, apenas 13 pontos a menos que Pedro Perdoncini, que lidera a tabela com 197 pontos.
O jovem piloto se considera um “franco-atirador” e diz que não tem “nada a perder” nesta reta final.
As definições dos finalistas da temporada 2025 serão dadas no domingo, 19 de outubro, que está com previsão de tempo seco.
A largada da primeira corrida da Super Truck Elite está marcada para as 12h10 (25 minutos mais uma volta).
A segunda prova (com inversão de grid dos oito primeiros) será realizada às 12h42 (20 minutos mais uma volta).
O domínio de Nicolas Giaffone na classificação, desbancando o favorito e líder do campeonato Pedro Perdoncini, demonstra a ascensão do rookie e o alto nível de competitividade da Super Truck Elite. Esta quarta pole no ano não apenas confirma Giaffone como um talento promissor, mas também coloca uma pressão significativa sobre os líderes do campeonato. Com apenas 13 pontos de diferença para o primeiro colocado, o resultado é um fator crucial para a definição dos finalistas em Londrina, palco de uma das etapas mais decisivas da Copa Truck.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Rookie – Termo usado no automobilismo para se referir a um piloto que está em seu primeiro ano (temporada de estreia) em uma categoria específica.
Top Qualifying – Fase final da sessão classificatória de uma corrida, que reúne os pilotos mais rápidos da fase anterior para definir as primeiras posições do grid de largada (especialmente a pole position).
Volta Voadora – Gíria do automobilismo que se refere a uma volta feita em ritmo extremamente rápido e preciso, geralmente quebrando o recorde ou superando os adversários no momento decisivo.
Franco-Atirador – Expressão usada para descrever um competidor que não é o favorito óbvio, que não tem a pressão da liderança e que compete com menos a perder, tornando-o potencialmente perigoso.