O novo Audi A5 chega ao Brasil e rapidamente se torna o veículo mais vendido da marca em setembro, superando as expectativas. O sedã de luxo é equipado com um motor 2.0 turbo FSI de 272 cavalos e 400 Nm de torque, acoplado à transmissão S tronic e à tração integral quattro® com tecnologia Ultra. O modelo é comercializado em versão única por R$ 379.990,00, consolidando a nova era tecnológica e de design da Audi no país.
A chegada do novo Audi A5 ao mercado brasileiro, no final de agosto, já se tornou um marco para a marca das quatro argolas, atingindo a liderança de vendas em setembro. O sedã médio de luxo, que assume o posto do aclamado Audi A4, demonstra a força e a aceitação do consumidor nacional pela nova geração.
O modelo chega em versão única, a A5 Sedan 2.0 TFSI Performance S edition quattro®, com preço sugerido de R$ 379.990,00, posicionando-se no segmento premium com uma proposta de desempenho e tecnologia. A expectativa da Audi do Brasil é alta, conforme ressalta Renato Celiberti, Head de Vendas, que vê o A5 como protagonista de uma nova era de produtos.
A principal novidade estrutural do A5 é a inauguração no Brasil da inédita Plataforma Premium a Combustão (PPC), que, através de um desenvolvimento contínuo da suspensão e direção, aprimora significativamente a dinâmica de condução. Essa tecnologia garante uma direção progressiva e uma condução precisa, características dinâmicas típicas da Audi.
Sob o capô, o sedã é impulsionado pelo propulsor 2.0 turbo FSI de quatro cilindros em linha, que entrega uma potência máxima de 272 cavalos entre 5.000 rpm e 6.500 rpm. O motor EA888 evo5 atinge um torque máximo de 400 Nm em uma ampla faixa, de 1.600 rpm a 4.500 rpm.
Este motor atua em sincronia com a transmissão S tronic de sete velocidades e com o renomado sistema de tração quattro® com tecnologia Ultra, que gerencia a distribuição de torque de forma inteligente e eficiente, melhorando a aderência e a segurança.
O propulsor EA888 evo5 representa um avanço em relação ao anterior evo4, incorporando melhorias como um novo sistema de coletor de ar e aumento na taxa de compressão e na pressão de injeção de combustível. Essas alterações otimizam a eficiência energética e o consumo de combustível.
A turbina de geometria variável é outro destaque técnico do motor, pois melhora o desempenho em baixas rotações e aumenta a eficiência em diferentes faixas de operação, resultando em um pedal do acelerador mais responsivo e direto.
O conjunto mecânico de alto nível permite que o A5 acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 210 km/h, proporcionando uma experiência de condução esportiva e refinada.
Em termos de design, o novo Audi A5 adota a nova estética minimalista da marca, já vista no Audi Q6 e-tron, caracterizada por superfícies mais limpas, vincos suaves e linhas mais orgânicas e fluídas.
As dimensões do A5 cresceram em relação à geração anterior (A4), com 4.829 mm de comprimento, 1.860 mm de largura sem retrovisores e 2.892 mm de entre-eixos, o que confere ao modelo uma carroceria mais larga e reforça seu visual esportivo. O porta-malas tem capacidade para 417 litros.
Visualmente, a dianteira apresenta faróis redesenhados e mais afilados, e a grade singleframe está mais larga e estreita, com um miolo em padrão favo de mel tridimensional, mantendo a identidade visual da Audi.
A versão única traz um pacote visual completo com o kit S line exterior e suspensão esportiva S, incluindo Audi Rings e diversos frisos em preto brilhante, além de rodas Audi Sport de 20 polegadas com design Falx de cinco braços.
No interior, o conceito Digital Stage organiza o painel e as telas, com destaque para o novo display panorâmico e curvo com tecnologia OLED e o Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas. O Audi MMI utiliza um display touch de 14,5 polegadas, voltado para o motorista.
O requinte é garantido por revestimentos nobres e a cabine possui pacote de luzes ambiente customizáveis de 30 cores. Os bancos esportivos são revestidos em combinação de couro e couro sintético, com ajustes elétricos e memória para o motorista.
Em segurança, o A5 é completo, com sete airbags, incluindo airbag de interação na frente, e um vasto pacote de assistência ao motorista, como Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), alerta de saída da faixa (Lane Departure Warning) e assistente de frenagem de emergência.
Entre os equipamentos de conforto, destacam-se o ar-condicionado automático de três zonas, o Audi Drive Select, o teto panorâmico de vidro com transparência selecionável e o sistema de som Audi Sound System com 10 alto-falantes e 180W de potência.
O novo A5 entra no mercado de sedãs premium de luxo no Brasil com um preço competitivo e uma motorização potente e eficiente, sendo um concorrente de peso para modelos como o BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C, oferecendo a vantagem da tração integral quattro® de série.
A Audi do Brasil comemora o sucesso inicial do A5, que faz parte de uma ofensiva de 13 novos produtos em 2025, e reafirma seu compromisso com a eletromobilidade e a agenda ESG, mantendo sua presença fabril em São José dos Pinhais (PR).
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
FSI – Fuel Stratified Injection: Tecnologia de injeção direta de combustível que proporciona maior eficiência e desempenho ao motor.
quattro® – Nome dado ao sistema de tração integral permanente ou sob demanda da Audi, que distribui a força do motor para as quatro rodas para melhor aderência e estabilidade.
S tronic – Nome comercial das caixas de câmbio automatizadas de dupla embreagem da Audi, que oferecem trocas de marcha extremamente rápidas.
Plataforma Premium a Combustão (PPC) – Nova arquitetura modular da Audi desenvolvida especificamente para veículos a combustão, focada em otimizar a dinâmica de condução e a integração tecnológica.