O novo Porsche Cayenne Electric chega ao mercado com uma revolução no design de interior e na experiência a bordo, destacando-se o Flow Display, a maior tela já instalada em um Porsche. Além da alta tecnologia, o modelo oferece um nível inédito de personalização, assentos traseiros com ajuste elétrico e novos recursos de conforto como aquecimento de superfícies e os inovadores Mood Modes.
O Porsche Cayenne Electric marca uma evolução significativa em termos de experiência de condução e conforto, transformando o interior em um espaço que une o desempenho característico da marca com a digitalização. A novidade central é o Flow Display, uma tela OLED curva perfeitamente integrada ao console central, que se destaca por ser a maior já instalada em um modelo Porsche.
Segundo Markus Auerbach, Diretor de Design de Interiores da Porsche, o objetivo foi harmonizar as características essenciais do Cayenne com as superfícies de exibição recém-desenvolvidas e os recursos da nova tecnologia Porsche Digital Interaction, resultando em um conceito inovador e meticulosamente pensado.
O conceito de Porsche Digital Interaction estabelece um marco na digitalização do veículo, tendo o Flow Display como seu elemento principal. Esta tela OLED curva se une a outras telas adicionais, formando a maior superfície digital contínua já vista em um veículo da marca.
O painel de instrumentos, totalmente digital, utiliza tecnologia OLED e possui 14,25 polegadas, oferecendo uma visualização clara do medidor de potência, além de informações cruciais sobre navegação, sistemas de assistência ao motorista e infotainment.
Como opcional, o passageiro pode contar com um display de 14,9 polegadas dedicado, que permite acesso a entretenimento, controle de aplicativos e streaming de vídeo, inclusive durante a condução, sem desviar a atenção do motorista.
Pela primeira vez, o Cayenne Electric também oferece um head-up display com realidade aumentada, que projeta setas de navegação e orientações de faixa diretamente no campo de visão do condutor. O tamanho de exibição efetivo simula 87 polegadas, otimizando a segurança e a imersão na direção.
O conforto foi amplamente aprimorado para todos os ocupantes, que desfrutam de mais espaço e uma série de novos recursos. Os bancos traseiros com ajuste elétrico vêm de série, permitindo regulagens flexíveis que variam de posições de máximo conforto até o modo de transporte de carga.
Uma novidade são os Mood Modes, que orquestram iluminação, climatização, som e as funções dos bancos para criar diferentes atmosferas marcantes no interior. Eles podem ser ajustados para favorecer o relaxamento ou a concentração, ou ainda para intensificar a experiência ao explorar a performance do carro.
Outro recurso de conforto é o novo sistema de aquecimento de superfícies, que aquece não apenas os bancos, mas também áreas extensas de contato, como apoios de braço e seções dos painéis de porta. Isso garante uma atmosfera agradável e acolhedora de forma eficiente e com distribuição mais uniforme que um sistema de ar quente convencional.
O Cayenne Electric também conta com um teto panorâmico deslizante com Variable Light Control, o maior teto solar de vidro já instalado em um Porsche, proporcionando uma sensação arejada de espaço. A superfície do teto pode alternar entre os modos Clear (transparente) e Matte (fosco) por meio de uma película de cristal líquido controlada eletricamente.
O sistema Variable Light Control oferece ainda duas opções adicionais semitransparentes, Semi e Bold, que proporcionam, respectivamente, 40% e 60% de opacidade, permitindo um controle preciso da luminosidade interna.
Em termos de personalização, o novo Cayenne Electric é o modelo mais configurável de sua história. Os clientes podem escolher entre 13 combinações de cores para o interior, além de quatro pacotes de interior e cinco pacotes de detalhes.
Entre as novas opções de materiais, a Porsche desenvolveu novas cores além das variantes clássicas em couro: Magnesium Grey, Lavender e Sage Grey. Para quem prefere um interior sem couro, há o acabamento Race-Tex com tecido estampado Pepita, uma homenagem aos designs icônicos da marca.
A Porsche Exclusive Manufaktur oferece inúmeras possibilidades de personalização, mas os clientes podem ir além, criando visões pessoais e até mesmo peças únicas através do programa Sonderwunsch, elevando a individualidade a um patamar nunca antes visto em um SUV da Porsche.
A operação digital foi otimizada para ser mais intuitiva com widgets configuráveis. O novo Themes App permite personalizar o esquema de cores de todas as superfícies digitais internas com cinco combinações pré-definidas, transformando a interface em um elemento de design.
Para uma experiência digital completa, o Cayenne Electric oferece uma ampla gama de funções de streaming e jogos. Um grande destaque é o assistente de voz com inteligência artificial, capaz de entender instruções complexas e perguntas espontâneas de acompanhamento sem a necessidade de repetir a palavra de ativação.
O Voice Pilot controla funções de conforto como climatização, aquecimento dos bancos, iluminação ambiente e Mood Modes por comandos de voz simples, reconhecendo também endereços, pontos de interesse e informações de trânsito em linguagem natural.
A nova Porsche Digital Key permite que smartphones e smartwatches sejam usados como chaves do veículo. Utilizando a tecnologia Ultra Wideband (UWB), o carro reconhece a aproximação ou afastamento do dispositivo móvel para travar ou destravar automaticamente.
A Porsche Digital Key pode ser armazenada de forma segura no aplicativo Wallet e compartilhada com até sete usuários adicionais. No mercado de SUVs de luxo e elétricos, o Cayenne Electric se posiciona como um forte concorrente, usando a tecnologia e a personalização como principais diferenciais.
A aposta no Flow Display e na realidade aumentada no head-up display coloca o Cayenne Electric em uma posição de vanguarda tecnológica em relação a rivais, oferecendo um nível de interatividade e imersão superior ao padrão do segmento.
Embora o preço não tenha sido divulgado no release, a extensa lista de itens de conforto e a alta personalização sugerem um posicionamento premium no mercado brasileiro, competindo diretamente com modelos de luxo que priorizam a experiência tecnológica e o conforto a bordo. A desvantagem pode ser o custo de aquisição e manutenção inerente aos veículos de alta performance com tecnologia de ponta.
A Porsche acerta estrategicamente ao focar a inovação em recursos que aprimoram a usabilidade e o conforto diário, como os Mood Modes e o aquecimento de superfícies, sem abrir mão da essência esportiva que seu público espera.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Flow Display – Tela OLED curva de grandes dimensões que se integra ao painel, sendo o principal centro de informações e interação digital do veículo.
OLED – Sigla para Organic Light-Emitting Diode (Diodo Orgânico Emissor de Luz), uma tecnologia de tela que oferece cores mais vibrantes, pretos mais profundos e maior contraste.
Head-up Display com Realidade Aumentada – Sistema que projeta informações importantes como navegação e alertas diretamente no para-brisa, alinhando-as visualmente com o mundo real.
Ultra Wideband (UWB) – Tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que oferece alta precisão na localização, usada para o funcionamento da chave digital.