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Porsche lança o primeiro Macan GTS totalmente elétrico com 571 cv de potência

Modelo esportivo é o quinto SUV elétrico da marca e chega com suspensão pneumática e modo de condução Track para máxima performance.

O novo Porsche Macan GTS é o primeiro SUV elétrico da linha Macan a ostentar a icônica sigla, sinônimo de esportividade na marca. Com um sistema de propulsão de alta performance que entrega até 420 kW (571 cv) em overboost, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. O Macan GTS traz de série suspensão pneumática esportiva, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e um design marcante com elementos em preto, reforçando sua vocação para o prazer de dirigir e a dinâmica de condução.

A Porsche está ampliando sua linha de SUVs totalmente elétricos com o lançamento do Macan GTS, a quinta variante da linha Macan Electric.

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O modelo se posiciona como uma opção especialmente esportiva e focada em oferecer um alto prazer ao dirigir, seguindo a tradição da sigla GTS (Gran Turismo Sport) na marca, desde o 904 Carrera GTS de 1963.

O Macan GTS se destaca por sua dinâmica de condução excepcional e desempenho impressionante, sendo o primeiro Macan totalmente elétrico a utilizar esta nomenclatura.

Equipado com um sistema de propulsão de alta performance, o Macan GTS atinge uma potência de até 420 kW (571 cv) em modo overboost com o Launch Control ativado.

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O SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atinge 200 km/h em 13,3 segundos, com a velocidade máxima limitada a 250 km/h.

O torque máximo combinado é de 955 Nm, resultado da atuação conjunta dos motores elétricos dianteiro e traseiro.

O motor elétrico traseiro é o mais potente da série, sendo compartilhado com o Macan Turbo. Ele possui 230 milímetros de diâmetro e 210 mm de comprimento ativo.

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Essa unidade traseira utiliza um inversor de pulso de carboneto de silício (SiC) de 900 amperes, que é altamente eficiente na conversão de energia.

Em conjunto com o motor dianteiro, o Macan GTS entrega 380 kW (516 cv), atingindo os 420 kW (571 cv) totais no overboost.

A transmissão, com uma relação de 9,0:1, foi especificamente projetada para suportar o enorme torque dos modelos de alta performance, assim como no Macan Turbo.

O modelo utiliza uma bateria de alta tensão de 100 kWh, que pode ser recarregada de 10% a 80% em apenas 21 minutos em uma estação rápida compatível.

A potência máxima de recarga da bateria é de 270 kW. Os dados de autonomia (alcance) de acordo com o padrão brasileiro serão comunicados futuramente pela marca.

O Pacote Sport Chrono é equipamento de série e foi aprimorado para incluir o modo Track, já conhecido no Taycan, que prepara o veículo para condições de condução de alta performance.

O modo Track aumenta o nível de resfriamento da bateria, minimizando a perda de potência pelo aquecimento excessivo, o que a Porsche chama de efeito derating.

Esse resfriamento otimizado resulta em um desempenho significativamente aprimorado sob carga contínua, fundamental para uma condução esportiva em pista.

O Macan GTS combina sua potência com um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso voltada para o eixo traseiro, que é de 48:52, conferindo o verdadeiro caráter de um carro esportivo.

A tração integral é garantida pelo sistema Porsche Traction Management eletrônico (ePTM) de resposta rápida, complementada pelo Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) de série.

O PTV Plus inclui o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que aprimora a tração e a agilidade do SUV nas curvas.

O bloqueio eletrônico está posicionado logo atrás do motor traseiro, contribuindo para a distribuição de peso que favorece o eixo de trás.

O Macan GTS apresenta o centro de gravidade mais baixo de toda a linha, o que, por si só, já favorece a dirigibilidade.

A suspensão pneumática esportiva foi refinada e é de série, contando com controle de nível e o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM).

A altura da suspensão é reduzida em 10 mm, e o ajuste específico de amortecedores e barras estabilizadoras proporciona agilidade e precisão excepcionais em curvas.

Essa agilidade pode ser potencializada com a direção ativa no eixo traseiro, um item disponível como opcional.

Para reforçar a emoção, o sistema Porsche Electric Sport Sound (PESS) oferece dois perfis sonoros exclusivos GTS, com características distintas nos modos de condução “Sport” e “Sport Plus”.

O exterior do Macan GTS é marcado por diversos detalhes pintados em preto, característicos dos modelos GTS da Porsche, nas regiões dianteira, lateral e traseira.

Destacam-se os faróis Matrix LED escurecidos e as bordas externas chamativas acima das entradas de ar (airblades) na dianteira.

A partir do início de 2026, será oferecido um novo pacote Sport Design para toda a linha Macan, que inclui novos para-choques dianteiro e traseiro.

O Macan GTS será o primeiro a receber este pacote, que será de série e terá detalhes exclusivos GTS com elementos de contraste em preto.

Inserções, lâminas laterais, molduras dos arcos de roda e a borda do aerofólio traseiro ativo recebem o acabamento em preto.

Novas saias laterais, que se alargam em direção à traseira, também reforçam o visual robusto e dinâmico do SUV elétrico.

A parte inferior da traseira apresenta um design exclusivo com moldura preta e um difusor pronunciado, complementado pelas lanternas escurecidas.

O modelo vem de série com rodas de liga leve Macan Design de 21 polegadas na cor Cinza Antracite, e há a opção das rodas RS Spyder Design de 22 polegadas.

Três novas cores passam a integrar a paleta: o Crayon, o tradicional Carmine Red dos modelos GTS e, pela primeira vez no Macan, o Lugano Blue.

O interior reforça o caráter esportivo com revestimentos ampliados em Race-Tex, combinado com elementos em couro liso preto.

O material Race-Tex está presente no volante esportivo GT multifuncional aquecido, nos descansos de braço e no painel de instrumentos, entre outros.

Os bancos esportivos adaptativos com 18 ajustes elétricos têm os centros revestidos em Race-Tex e as laterais em couro liso.

Opcionalmente, o novo Pacote Interior GTS permite harmonizar as cores do interior e do exterior, podendo ser configurado em Carmine Red, Slate Grey Neo ou Lugano Blue.

O pacote inclui costuras decorativas contrastantes nos bancos, volante e painéis, que seguem a cor externa, assim como os cintos de segurança e o logotipo “GTS” bordado.

O pacote opcional também adiciona o Carbon Interior Package, que inclui apliques em fibra de carbono no volante, painel e painéis de porta.

O cockpit digital também reflete o tema GTS, exibindo a cor real da carroceria na visualização 3D na tela central e a inscrição “GTS” no painel de instrumentos.

Funções do Pacote Sport Chrono, como cronometragem e registro de telemetria, são acessadas via aplicativo na tela central.

O novo Macan GTS já está em pré-venda no Brasil, com as primeiras entregas previstas para o primeiro semestre de 2026, com preço sugerido de R$ 800.000.

O preço do Macan GTS de R$ 800.000 o posiciona no segmento de SUVs elétricos de alta performance, onde concorre com modelos de marcas como Audi (e-tron S), BMW (iX) e Mercedes-Benz (EQE SUV).

O diferencial do Macan GTS está no seu foco em performance esportiva pura, evidente em tecnologias como a suspensão pneumática esportiva e o modo Track, algo menos comum nos concorrentes diretos.

Embora o alcance não tenha sido detalhado, a tecnologia de 900 volts da Porsche e a recarga ultrarrápida de 270 kW representam uma vantagem competitiva em tempo de reabastecimento.

O fato de trazer itens como o bloqueio eletrônico do diferencial e o PTV Plus de série, reforça sua proposta de dinamismo superior em relação à tração integral básica de muitos rivais.

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Overboost – Função de gerenciamento eletrônico que permite um aumento temporário e controlado da potência e do torque do motor, geralmente ativado durante o uso do Launch Control.

Alienação Fiduciária – Instrumento jurídico de garantia em financiamentos no qual o devedor transfere a propriedade do bem (veículo) para o credor até que a dívida seja totalmente quitada.

Porsche Active Suspension Management (PASM) – Sistema eletrônico que ajusta ativamente a força de amortecimento em cada roda, adaptando-se à condição da estrada e ao estilo de condução para otimizar o conforto e a estabilidade.

Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) – Sistema que distribui o torque entre as rodas traseiras e inclui um bloqueio eletrônico do diferencial, melhorando a tração e a agilidade nas curvas.

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