O XVIII Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, premiou na última quarta-feira, dia 22 de outubro, os destaques do SIMEA 2025. O prêmio principal foi concedido à Petrobras, pelo estudo sobre especiação de hidrocarbonetos em veículos flex-fuel na fase Proconve L7, com destaque para a relevância das pesquisas em áreas como emissões, combustíveis alternativos e eletrônica embarcada, que apontam para um futuro de transporte mais limpo e eficiente.
O XVIII Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, culminou na entrega dos prêmios aos melhores trabalhos técnicos apresentados no SIMEA 2025 (Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva). A cerimônia de encerramento celebrou a excelência científica e o compromisso com a inovação da engenharia automotiva no Brasil.
O processo de avaliação dos trabalhos demonstrou rigor técnico, conforme destacou o professor Ronaldo Salvagni, coordenador da Comissão Técnica do SIMEA. Cerca de 100 trabalhos foram recebidos e analisados por mais de 60 especialistas da indústria e do meio acadêmico, garantindo objetividade e qualidade técnica.
Dos estudos submetidos, 60 foram selecionados para apresentação e concorreram a sete Menções Honrosas e ao prêmio principal de Melhor Trabalho Técnico do SIMEA 2025. A premiação final considerou a combinação de notas da Comissão Técnica, do coordenador de cada sessão e do público presente.
O reconhecimento principal, de Melhor Trabalho Técnico, foi concedido ao estudo da Petrobras na categoria Emissões e Poluentes Veiculares, que analisou a especiação de hidrocarbonetos em veículos flex-fuel na fase Proconve L7. O estudo detalhou o comportamento das emissões com gasolina E22 e etanol hidratado.
Este trabalho, de autoria de Rogério Nascimento de Carvalho, Douglas Guerreiro Ribeiro, João Maximiliano de Souza, Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo e Pedro Caffaro Vicentini, foi considerado o mais completo e relevante entre todas as pesquisas apresentadas no simpósio.
Na área de Combustíveis e Lubrificantes Convencionais e Alternativos, foram concedidas menções honrosas a dois estudos. O primeiro, da Volkswagen, tratou da análise do hidrogênio como combustível alternativo para veículos de passeio no Brasil.
O segundo estudo laureado na mesma categoria, desenvolvido pela Volkswagen, Idemitsu e POLI-USP, abordou a economia de combustível alcançada por meio de lubrificantes de baixa viscosidade e os desafios de sua validação experimental.
A FEV recebeu uma Menção Honrosa por um trabalho sobre a influência da tecnologia de filtro de partículas na gasolina no atendimento às futuras normas de emissões, reforçando o foco do setor na redução de poluentes.
Na categoria de Transformação Digital, a Robert Bosch foi premiada pelo uso de computação e processamento de imagens para a validação de produtos automotivos.
O trabalho da Mercedes-Benz sobre Eletrônica e Software Veicular destacou o papel da Ethernet nos veículos modernos, enfatizando o avanço da conectividade e as redes de alta largura de banda.
A área de Mobilidade Autônoma e Conectada premiou uma colaboração entre ATS, Horse e AVL que traçou um roadmap tecnológico sobre inteligência artificial e conectividade em sistemas automotivos contemporâneos.
Finalmente, na categoria de Manufatura, Materiais e Mitigação de Peso Embarcado, um trabalho conjunto entre Tupy e IPT analisou motores a hidrogênio de alta durabilidade, comparando o desempenho de ferros fundidos e aços.
Salvagni concluiu que os trabalhos premiados evidenciam a força da engenharia brasileira na busca por soluções concretas para um transporte mais limpo, seguro e eficiente. O simpósio se consolida como um palco de difusão de conhecimento e avanço tecnológico.
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Especiação de Hidrocarbonetos – Análise detalhada que identifica e quantifica os diferentes tipos de moléculas de hidrocarbonetos (combustível não queimado) presentes nas emissões de um veículo.
Proconve L7 – A sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que estabelece limites mais rigorosos para as emissões de poluentes veiculares no Brasil.
Flex-Fuel – Tecnologia de motor que permite a utilização de dois tipos de combustíveis, geralmente gasolina e etanol, em qualquer proporção no mesmo tanque.
Lubrificantes de Baixa Viscosidade – Óleos lubrificantes com menor resistência ao escoamento, que reduzem o atrito interno do motor e contribuem para a economia de combustível.
