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Scania inaugura terceiro hub industrial global na China com investimento de 2 bilhões de euros

O novo complexo fabril em Rugao reforça a presença da Scania no maior mercado de caminhões do mundo e a posiciona como a primeira OEM ocidental com uma licença de produção integralmente própria, focada em sustentabilidade e inovação local.

A Scania celebra um marco histórico em seus 134 anos com a inauguração do seu terceiro hub industrial global, localizado em Rugao, na província de Jiangsu, na China. O empreendimento representa um dos maiores investimentos globais da montadora, totalizando 2 bilhões de euros, e estabelece um novo padrão de sustentabilidade industrial ao operar quase totalmente com fontes de energia renováveis. Com capacidade licenciada para produzir 50 mil veículos por ano, a fábrica criará cerca de 3.000 novos empregos e permitirá à Scania atuar de forma mais próxima no maior mercado de caminhões do mundo, lançando uma nova linha de produto, a NEXT ERA, desenvolvida especificamente para o segmento chinês.

A Scania deu um passo significativo em sua jornada ao inaugurar seu terceiro hub industrial global na China.

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Este investimento, realizado em Rugao, na província de Jiangsu, representa um dos maiores investimentos globais da empresa até o momento.

A nova unidade industrial abrange 800.000 metros quadrados e possui uma capacidade licenciada de produção de 50.000 veículos por ano.

A fábrica de Rugao atenderá tanto o mercado chinês, o maior mercado de caminhões do mundo, quanto mercados de exportação selecionados na Ásia e em outras regiões.

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O projeto cria aproximadamente 3.000 novos empregos localmente e representa um investimento total de 2 bilhões de euros.

A Scania alcança um feito inédito ao se tornar a primeira OEM ocidental (Fabricante de Equipamento Original) a obter uma licença de produção completa para uma fábrica de caminhões totalmente própria na China.

Essa conquista sublinha o compromisso de longo prazo da Scania com o mercado chinês, onde tem presença há 60 anos.

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A sustentabilidade é um pilar central da nova instalação, que operará quase integralmente com fontes de energia renováveis.

Isso inclui o uso de biogás produzido localmente e eletricidade verde certificada, contribuindo diretamente para as metas de descarbonização da Scania (Escopos 1 e 2).

Ruthger de Vries, Presidente da Scania Industrial Operations Asia, afirma que a sustentabilidade foi integrada em todas as partes da nova fábrica, desde o fornecimento de energia até o gerenciamento de resíduos.

A fábrica de Rugao é vista como um novo “benchmark” para operações industriais que são simultaneamente eficientes e sustentáveis.

A China não é apenas o maior mercado de caminhões do mundo, mas também um centro global de inovação em áreas como transporte, conectividade, autonomia e eletrificação.

Com o novo hub, que inclui centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Rugao e Xangai, a Scania reforça sua capacidade de desenvolver soluções em conjunto com parceiros chineses.

O investimento é estratégico, pois aproxima a Scania dos clientes na China e em toda a Ásia, permitindo entregas mais rápidas, opções de especificação mais amplas e uma colaboração mais profunda.

Christian Levin, Presidente e CEO da Scania e TRATON Group, destacou que a fábrica fará parte do cenário dinâmico de inovação da China.

A produção e a inovação locais permitirão à Scania aproveitar a velocidade e a criatividade do mercado chinês, fortalecendo suas capacidades globais e acelerando a transição para o transporte sustentável.

A nova unidade de Rugao foi projetada para fazer parte do Sistema Modular TRATON (TMS), um conceito que permite que a Scania e as marcas do Grupo TRATON otimizem o desenvolvimento de produtos em diferentes mercados.

O TMS é fundamental, pois possibilita a integração de tecnologias e aplicações chinesas exclusivas, o que aumentará a competitividade local e global da marca.

A Scania planeja uma oferta comercial dupla para o mercado chinês, visando atender diferentes demandas.

O primeiro será o produto Scania global, mantendo seu alto padrão mundial e sendo personalizável para aplicações exigentes (como caminhões tratores e rígidos), com uma ampla gama de serviços.

O segundo será uma nova linha de produtos de caminhões trator, denominada NEXT ERA.

O NEXT ERA foi desenvolvido especificamente para o segmento chinês de longo curso e de alto volume, que é altamente competitivo.

Esta nova linha de produtos NEXT ERA representa um novo capítulo na oferta comercial da Scania, totalmente integrada ao ecossistema digital local.

Embora compartilhe o DNA do Sistema Modular TRATON, o NEXT ERA será padronizado em produtos e serviços, visando o transporte de alto volume.

O TMS também permite que tecnologias exclusivas sejam introduzidas primeiro na China para depois serem implementadas globalmente em outros veículos.

As entregas dos produtos fabricados em Rugao começarão no final de 2025, e a linha NEXT ERA terá seu lançamento no primeiro semestre de 2026.

A estratégia da Scania na China com a introdução do NEXT ERA é um movimento crucial para enfrentar o mercado local, onde a concorrência de preços é intensa, posicionando o modelo como um produto de volume, enquanto a oferta Scania global foca no nicho premium e em aplicações exigentes.

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OEM (Original Equipment Manufacturer) – Termo em inglês para Fabricante de Equipamento Original, que se refere à empresa que fabrica o produto final, neste caso, o caminhão.

Descarbonização (Escopos 1 e 2) – Metas ambientais da Scania para reduzir as emissões de carbono, sendo o Escopo 1 as emissões diretas da fábrica e o Escopo 2 as emissões indiretas da energia consumida.

Sistema Modular TRATON (TMS) – Plataforma de engenharia e produção que permite às marcas do Grupo TRATON (como a Scania) compartilhar componentes e arquiteturas, otimizando a produção e o desenvolvimento de produtos para diferentes mercados.

Caminhões Rígidos – Caminhões que possuem a cabine e a área de carga montadas em um único chassi, sendo o contrário dos caminhões tratores, que rebocam semirreboques.

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