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Scania lança nova plataforma elétrica de piso alto para ônibus e rodoviários de emissão zero

Apresentada na Busworld Europe, a arquitetura BEV (Battery Electric Vehicle) é a base dos primeiros ônibus e rodoviários elétricos da Scania, oferecendo até 600 km de autonomia e alta capacidade de bagagem para transporte intermunicipal e de viagens.

A Scania deu um passo decisivo na eletrificação de transportes ao apresentar sua nova plataforma elétrica a bateria de piso alto na Busworld Europe. Esta arquitetura BEV habilita os primeiros ônibus e rodoviários da marca com emissão zero para os segmentos de transporte urbano e de viagens. Com foco em flexibilidade, a plataforma oferece autonomia de até 600 km para os rodoviários e uma capacidade de bagagem similar aos veículos a combustão, além de ser compatível com carregamento de até 325 kW.

A inauguração da nova plataforma de ônibus e rodoviários elétricos a bateria de piso alto pela Scania marca a entrada da empresa em novos segmentos de mercado de eletrificação, expandindo sua atuação para além das aplicações puramente urbanas.

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O aspecto mais notável desta plataforma é sua aplicação nos ônibus rodoviários elétricos a bateria da Scania, que prometem uma autonomia de até 600 km, um alcance crucial para o segmento de viagens.

Um fator-chave para a migração dos operadores de ônibus para veículos elétricos é o espaço para bagagem, e a nova plataforma garante que o rodoviário elétrico tenha uma capacidade quase no mesmo nível dos modelos movidos a combustão.

Graças a essas características, o produto se torna ideal para diversas atribuições de transporte, como o tráfego intermunicipal de média distância, o transporte para aeroportos e, até mesmo, os ônibus para equipes esportivas.

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Além dos rodoviários de longas distâncias, a nova plataforma elétrica também atende às necessidades de viagens intermunicipais mais curtas, ou a construção de ônibus escolares e de turismo que não exigem a mesma capacidade de bagagem.

A versatilidade da plataforma se estende às aplicações urbanas. Ela foi projetada para viabilizar sistemas de ônibus rápidos (BRT) de emissão zero em cidades de regiões como África, Ásia e América do Sul, oferecendo um caminho escalável para a eletrificação do transporte urbano.

A tecnologia central da plataforma é robusta e já foi testada e aprovada, abrangendo desde a máquina elétrica (motor elétrico) até as baterias e a interface de carregamento.

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Em termos de potência, a plataforma oferece flexibilidade, com a potência da máquina elétrica variando até 330 kW (o equivalente a 448 cavalos), permitindo adaptações conforme a aplicação.

A energia instalada no sistema de baterias atinge até 534 kWh, sendo que a energia disponível para uso é de 480 kWh. Para contextualizar o público leigo, o kWh (Quilowatt-hora) é a unidade que mede a capacidade de energia armazenada nas baterias, definindo a autonomia do veículo.

A capacidade de carregamento da plataforma também é um diferencial, chegando a até 325 kW (com corrente de 500 A). O kW (Quilowatt) mede a velocidade com que a energia é fornecida à bateria, ou seja, quanto maior o número, mais rápido o carregamento.

A flexibilidade se estende à compatibilidade, pois a plataforma foi concebida para funcionar com uma variedade de carrocerias (a estrutura externa do ônibus), dando liberdade de escolha aos operadores.

Para facilitar a transição energética, a Scania não lança apenas o produto, mas um ecossistema abrangente de serviços de eletrificação, buscando ser um parceiro confiável para o transporte sustentável.

A empresa é capaz de fornecer soluções de carregamento completas e personalizadas para o cliente, um ponto crítico na migração para a eletrificação.

Um dos serviços oferecidos é o carregamento inteligente, que ajuda o operador a gerenciar e evitar picos de consumo de energia, o que pode gerar custos mais altos, além de auxiliar a manter o desempenho da bateria.

Isso permite que os operadores se beneficiem de preços previsíveis, transparência total de custos e soluções de pagamento simplificadas, resolvendo as preocupações com a complexidade da gestão de frotas elétricas.

Complementando o serviço, o Scania Charging Access disponibiliza aos operadores uma rede crescente de estações de carregamento públicas adaptadas para veículos comerciais pesados, um avanço significativo para a logística de longas distâncias.

O lançamento ocorre em um momento estratégico, com a eletrificação do transporte expandindo-se rapidamente além das aplicações urbanas na Europa e em outros mercados globais.

Em um comparativo estratégico, a Scania posiciona-se à frente de alguns concorrentes ao oferecer uma solução de piso alto com foco em longa autonomia e capacidade de bagagem, atacando diretamente o segmento de viagens. A capacidade de 600 km rivaliza com os requisitos operacionais de muitos roteiros intermunicipais.

A Scania se destaca, não apenas pela tecnologia de seus veículos, mas pela capacidade de fornecer um ecossistema completo (veículo + carregamento + serviço) que facilita a transição para frotas de emissão zero.

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BEV (Battery Electric Vehicle) – Sigla para Veículo Elétrico a Bateria. Refere-se a um veículo que é movido exclusivamente por um motor elétrico, usando a energia armazenada em um conjunto de baterias recarregáveis.

kWh (Quilowatt-hora) – Unidade de medida usada para indicar a quantidade de energia armazenada em uma bateria. No contexto do ônibus, este número define a autonomia (distância que ele pode percorrer).

kW (Quilowatt) – Unidade de medida de potência que, no contexto de carregamento, indica a velocidade com que a energia é fornecida à bateria. Quanto maior o valor em kW, mais rápido o carregamento.

Piso Alto – Característica construtiva de ônibus (e rodoviários) onde o piso interno do veículo está em um nível elevado em relação ao solo, o que permite maior altura e espaço, geralmente usado para acomodar o motor, ou neste caso, as baterias e maior bagageiro.

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