A 18ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, debaterá os quatro pilares que redesenham a engenharia e impulsionam a indústria: sustentabilidade, eletrificação, digitalização e lubrificação. O evento acontece no próximo dia 22 de outubro, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo, com a coordenação de Simone Hashizume (Vopak), Fernanda Ribeiro (Iconic) e Margareth Carvalho (Infineum). O simpósio incluirá sessões sobre o desenvolvimento de carbono neutro, a aplicação de Inteligência Artificial (IA) na Indústria 4.0 e o panorama dos fluidos funcionais para veículos elétricos. O Mecânica Online® é o Media Partner oficial do evento.
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva promove a 18ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos.
O evento tem como foco o debate sobre a transformação da mobilidade e os quatro pilares que estão redesenhando a engenharia automotiva.
Estes quatro pilares essenciais são a sustentabilidade, a eletrificação, a digitalização e a lubrificação.
O simpósio será realizado no próximo dia 22 de outubro, no Millenium Centro de Convenções, na cidade de São Paulo.
O horário de realização do evento será das 9h às 17h30, com uma extensa programação técnica.
A coordenação do simpósio é composta por três especialistas do setor: Simone Hashizume (Vopak), Fernanda Ribeiro (Iconic) e Margareth Carvalho (Infineum).
A solenidade de abertura contará com a presença do presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, e de Fernanda Ribeiro, uma das coordenadoras do evento.
A primeira sessão, intitulada “Sustentabilidade na cadeia automotiva“, abordará temas cruciais para o futuro do setor.
Nesta sessão, Marco Garcia (Scania) falará sobre “Carbono neutro na prática: avaliação do ciclo de vida de componentes e lubrificantes“.
Outras palestras incluem “Logística reversa na engenharia automotiva: re-refino, materiais críticos e embalagens sustentáveis“, com Carolina Pimenta (Lwart).
O bloco sobre sustentabilidade será completado com a apresentação de Keurrie Goes (Transpetro) sobre “Do discurso à ação: como implementar ESG em grandes empresas“.
Ainda na parte da manhã, a segunda sessão focará em “Inteligência Artificial e Digitalização“, com duas palestras sobre o tema.
Thiago Veiga (Vibra Energia) abordará a “Indústria 4.0 e digitalização na cadeia automotiva“.
Na sequência, Leonardo Giglio (I+T) discutirá a “Medição on-line de consumo de óleo Lubrificante em motores de combustão“.
A sessão 3, denominada “Eletrificação Veicular: Panorama e Fluidos Funcionais“, iniciará com o vice-presidente da AEA, Everton Silva (Mahle).
O tema de Everton Silva será o “Panorama da eletrificação automotiva no Brasil e no mundo“, oferecendo uma visão geral sobre o segmento.
Na sequência, Paulo Berto (Iconic) apresentará sobre “Coolants e fluidos térmicos para veículos elétricos“.
O bloco sobre eletrificação será finalizado com Leandro Benvenutti (Infineum), que discorrerá sobre “Fluidos dedicados para a alta eficiência energética e durabilidade de veículos elétricos“.
O último bloco de apresentações, a sessão 4, intitulada “Fluidos e lubrificantes: desafios e oportunidades“, trará temas voltados para o desenvolvimento de lubrificantes.
Marcus Vercelino (Lubrizol) discorrerá sobre “Tendências e desafios no desenvolvimento das novas categorias: PC-12“.
Charles Assunção (Petrobras) abordará o tema “Influência do etanol na corrosividade de óleos lubrificantes de motor GDI Flex Fuel“.
O foco em sustentabilidade com temas como Carbono neutro e Logística reversa mostra a preocupação da AEA em alinhar a engenharia automotiva brasileira às exigências globais de ESG.
O debate sobre Inteligência Artificial e Digitalização é vital para que a indústria automotiva nacional adote a Indústria 4.0 e modernize seus processos de monitoramento e produção.
A sessão sobre Eletrificação e Fluidos Funcionais demonstra que a lubrificação e a termorregulação são críticas para a eficiência e durabilidade dos veículos elétricos, um mercado em franca expansão.
O tema do motor GDI Flex Fuel evidencia que, apesar da eletrificação, a AEA mantém o foco nos desafios dos motores de combustão que utilizam etanol, o combustível mais relevante para o Brasil.
A 18ª edição do simpósio será encerrada com uma sessão de debates e a entrega de troféus aos melhores trabalhos técnicos apresentados no SIMEA 2025 – Seminário Internacional de Engenharia Automotiva.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Ciclo de Vida (ACV) – Avaliação que analisa os impactos ambientais de um produto, desde a extração das matérias-primas até o seu descarte final, buscando o carbono neutro.
Fluidos Térmicos (Coolants) – Líquidos especializados usados em veículos elétricos para gerenciar a temperatura da bateria e de outros componentes eletrônicos, sendo cruciais para a durabilidade e eficiência do sistema.
GDI Flex Fuel – Sigla para Gasoline Direct Injection Flex Fuel. É um tipo de motor de injeção direta de combustível que é capaz de funcionar tanto com gasolina quanto com etanol, apresentando desafios específicos de corrosividade para os lubrificantes.
Logística Reversa – Processo que permite o retorno de produtos e materiais após o consumo, como óleos lubrificantes usados e embalagens, para serem reprocessados, como no re-refino, minimizando o impacto ambiental.