O novo portal da Audi do Brasil promete uma experiência de pesquisa e compra mais fluida e envolvente, destacando o novo configurador 3D que permite interagir com o carro virtualmente; contudo, a tecnologia será suficiente para convencer o cliente a dar o próximo passo rumo à concessionária física?
A Audi do Brasil acaba de estrear seu novo portal de vendas no País, uma atualização que faz parte de um projeto global da Audi AG para aprimorar a presença digital da marca em todo o mundo. A nova plataforma foi lançada em outubro com foco em uma interface mais leve e intuitiva, buscando tornar a navegação dos clientes mais confortável e, sobretudo, imersiva.
O grande destaque da renovação é o novo configurador em 3D, uma funcionalidade inédita que eleva a experiência de pesquisa a um novo patamar. Por meio dele, o usuário pode conhecer em detalhes toda a linha de veículos da Audi do Brasil.
A experiência imersiva do configurador vai além da simples visualização da carroceria. O cliente pode explorar a cabine e interagir com o veículo virtualmente, acionando dispositivos como a abertura do porta-malas, das portas e do console central, oferecendo uma prévia detalhada do modelo.
Segundo Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, o aprimoramento da jornada do cliente é um esforço permanente, que abrange desde a pesquisa online até o pós-vendas. A renovação do portal é vista como parte crucial desse processo, visando uma experiência de compra mais ágil e intuitiva.
A chegada do novo portal complementa o momento de grande ofensiva de lançamentos da marca no Brasil. Neste ano, a Audi do Brasil já introduziu 13 novos modelos no mercado nacional, incluindo o A3 Sportback, RS 3 Sedan, RS 6 Avant GT e diversos veículos da linha Q e e-tron.
O portal recém-inaugurado atua como um hub de informações que vai muito além dos carros, englobando também a área de serviços de pós-vendas. Nele, os usuários podem encontrar detalhes sobre manutenção, reparos e campanhas de recall.
A plataforma também dá destaque à agenda de ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa e à Audi Collection, com produtos exclusivos. O portal promove, ainda, a Audi driving experience, que inclui programas de pilotagem em cenários internacionais, como o Audi Alps Tour e o Audi Ice Experience.
A Audi do Brasil celebra 30 anos de presença no País, com uma estrutura que inclui mais de 40 concessionárias em todas as regiões. A marca das quatro argolas possui sua sede administrativa em São Paulo (SP) e um terminal logístico em Vinhedo (SP).
A produção nacional é realizada na fábrica em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, onde são montados os Audi Q3 e Audi Q3 Sportback, modelos estratégicos para o mercado.
Em sintonia com a estratégia global, a Audi do Brasil é pioneira na agenda de eletromobilidade, investindo cerca de R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga em todo o território nacional.
A empresa demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade, engajando-se em projetos de eletrificação, redução de emissões de carbono, além de iniciativas sociais como diversidade, inclusão, cultura e educação.
O lançamento do novo site e do configurador 3D é uma estratégia de transformação digital que posiciona a Audi na vanguarda da experiência de compra premium. A plataforma é, essencialmente, a vitrine virtual da marca, um elemento crucial no segmento de luxo, onde o cliente busca personalização e informação detalhada antes mesmo de visitar a concessionária.
O principal ponto forte do novo portal é o configurador 3D, que melhora drasticamente a experiência imersiva do usuário. Em um mercado onde concorrentes como BMW e Mercedes-Benz já oferecem configuradores digitais, a capacidade da Audi de permitir a interação com o interior (abertura de portas, console) é um diferencial.
Não há um produto novo, mas sim uma reestilização do canal de vendas, que apoia a recém-concluída ofensiva de 13 lançamentos no portfólio. Esse novo canal digital mira o público-alvo premium, que é conectado, valoriza o tempo e a conveniência de customizar seu veículo de casa ou do trabalho.
O investimento em infraestrutura de recarga e a agenda ESG da Audi do Brasil se integram bem ao novo portal. O site serve como um ponto de contato para educar e informar sobre o compromisso da marca com a mobilidade elétrica, atendendo ao perfil de comprador que valoriza a sustentabilidade e as tecnologias de ponta.
O novo portal faz sentido para o comprador moderno que inicia sua jornada de compra no ambiente digital, busca personalização de alto nível e espera uma experiência premium e detalhada, compatível com o valor dos modelos Audi.
O novo site da Audi do Brasil é um passo necessário e bem-executado no cenário do varejo automotivo de luxo, onde a jornada de compra é cada vez mais híbrida.
O configurador 3D interativo não é apenas um gadget, mas uma ferramenta estratégica que simplifica a complexidade de escolher um carro premium altamente configurável.
Ao colocar o cliente no centro do processo digital e ligar a pesquisa online diretamente aos pilares da marca (lançamentos, pós-vendas e ESG), a Audi garante que sua presença digital seja tão sofisticada e tecnológica quanto seus próprios veículos. A transição para a compra física agora exige o mesmo nível de agilidade e excelência.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Configurador 3D Imersivo – Software online que permite ao usuário visualizar e personalizar um veículo em três dimensões, com a capacidade de girar, aplicar cores, acessórios e interagir com elementos internos, como portas e console.
ESG (Environmental, Social and Governance) – Sigla que se refere às práticas de uma empresa relacionadas ao Meio Ambiente, à Responsabilidade Social e à Governança Corporativa. É um indicador de sustentabilidade e ética nos negócios.
Experiência Híbrida de Compra – Processo de aquisição que combina o uso de canais digitais (como sites e configuradores) para pesquisa e pré-venda com a interação presencial nas concessionárias para testes de direção e fechamento do negócio.
Pós-Vendas – Conjunto de serviços e suporte oferecidos pela marca ao cliente após a compra do veículo, incluindo manutenção programada, peças de reposição, reparos e campanhas de recall.
Eletromobilidade – Conceito que abrange o desenvolvimento e uso de veículos movidos à eletricidade, bem como toda a infraestrutura e ecossistema (carregadores, baterias) necessários para o seu funcionamento.
