O CARDE traz ao Salão do Automóvel 2025 um verdadeiro túnel do tempo sobre rodas, reunindo ícones das décadas de 1960 a 1990 que fizeram história no imaginário brasileiro e mundial, despertando memórias e emoções em cada visitante.
O automóvel como fio condutor da memória e da cultura brasileira é o conceito que o CARDE, museu de Campos do Jordão (SP), levará para a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi. A instituição apresentará um acervo com oito modelos históricos, cada um representando um marco da evolução automotiva e das paixões sobre rodas.
Entre as estrelas da exposição estão Volkswagen Kombi Turismo, Brasinca Uirapuru STV, Dodge Charger R/T, Volkswagen SP2, Volkswagen Gol GTi, Hofstetter, Ferrari F40 e Jaguar XJ220 — todos símbolos de inovação, design e emoção.
Segundo Luiz Goshima, diretor do museu, o objetivo é conectar gerações por meio de lembranças e da paixão pelos carros. “São modelos realmente especiais, que mostram o que habitava no imaginário dos apaixonados por carros nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Para muitos visitantes, ver esses automóveis frente a frente é reviver momentos únicos da história do nosso país.”
A Volkswagen Kombi Turismo, destaque da 1ª edição do Salão do Automóvel, em 1960, simboliza o espírito de liberdade e descoberta. Produzida pela Volkswagen do Brasil, era uma versão adaptada da tradicional Kombi, voltada a viagens em família, com interior aprimorado, janelas panorâmicas e motor boxer 1.200 cm³. Ícone das estradas brasileiras, a Kombi Turismo une simplicidade, robustez e versatilidade.
Outro raro exemplar nacional é o Brasinca Uirapuru STV, apresentado em 1966 no Parque Ibirapuera. Produzido em pequena escala — apenas 70 unidades —, o modelo conversível com motor de seis cilindros e até 177 cavalos marcou época por sua elegância e exclusividade.
Na década seguinte, o destaque foi o Dodge Charger R/T, símbolo máximo dos muscle cars brasileiros. Equipado com motor V8 5.2 litros e 215 cavalos, o esportivo representava potência e atitude, tornando-se um clássico nas ruas e nos corações dos entusiastas.
Em 1972, o Volkswagen SP2 trouxe design e ousadia ao estande da marca. Totalmente desenvolvido no Brasil, foi o primeiro esportivo nacional da Volkswagen, criado para competir com o Puma. Com motores 1.6 e 1.7 litros, o SP2 entregava até 75 cavalos e hoje é reconhecido mundialmente, inclusive pelo museu da Volkswagen na Alemanha.
Nos anos 1980, surgiu o Volkswagen Gol GTi, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível. Exibido pela primeira vez no Salão de 1988, trazia motor 2.0 de 120 cavalos, câmbio manual de cinco marchas e velocidade máxima de 185 km/h — o mais rápido do país na época.
Outro orgulho nacional, o Hofstetter 001, apresentado no Salão de 1984, é um supercarro artesanal criado por Mário Richard Hofstetter. Com carroceria de fibra de vidro, estrutura multitubular de aço, motor central Cosworth Hart e freios a disco nas quatro rodas, o modelo foi um marco da criatividade e engenharia brasileiras — apenas 18 unidades foram produzidas.
Nos anos 1990, o público brasileiro pôde sonhar mais alto com supermáquinas internacionais. A Ferrari F40, apresentada no Salão de 1990, celebrava os 40 anos da marca italiana. Equipado com motor V8 biturbo 2.9 litros, entregava 478 cavalos de potência e atingia 324 km/h. Produzida entre 1987 e 1992, teve pouco mais de 1.300 unidades fabricadas e é considerada um dos carros mais lendários da história.
Encerrando a mostra, o Jaguar XJ220 marcou o Salão do Automóvel de 1994 como um dos supercarros mais velozes já vistos no Brasil. Com motor V6 biturbo central e 550 cavalos de potência, alcançava 340 km/h, tornando-se o carro de produção mais rápido do mundo em 1992. Apenas 280 exemplares foram construídos.
O CARDE, localizado em meio a uma floresta de araucárias em Campos do Jordão (SP), é um museu dedicado à história do Brasil contada por meio dos automóveis. Inaugurado em novembro de 2024, o espaço já recebeu mais de 90 mil visitantes e é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que atua há 17 anos em projetos sociais, culturais e de saúde.
A FLMA mantém núcleos de Dança, Música e Teatro, beneficiando anualmente mais de 700 crianças e adolescentes, além de um Núcleo de Saúde em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que realiza mais de 100 mil atendimentos por ano.
O estande do CARDE no Salão Internacional do Automóvel 2025 promete ser um dos espaços mais nostálgicos e emocionantes do evento, reunindo os carros que moldaram o imaginário e o coração dos apaixonados por velocidade e design.
O evento ocorre entre 22 e 30 de novembro de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Os ingressos estão disponíveis em www.salaodoautomovel.com.br.
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Motor boxer – Tipo de motor em que os pistões se movem em sentidos opostos, proporcionando baixo centro de gravidade e melhor equilíbrio dinâmico.
Injeção eletrônica – Sistema que controla a mistura de ar e combustível de forma precisa, substituindo o carburador e garantindo melhor desempenho e economia.
Biturbo – Configuração de dois turbocompressores que trabalham em conjunto para aumentar a potência e o torque do motor, reduzindo o tempo de resposta.
