segunda-feira, 10 novembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Europa vive virada histórica: híbridos superam carros a gasolina nas vendas de 2025

Transição elétrica avança em ritmos diferentes entre Norte e Sul do continente

Pela primeira vez na história, os veículos híbridos superaram os modelos a gasolina nas vendas de carros novos na Europa, marcando uma nova fase da eletrificação no continente. Dados da TradingPedia mostram que os híbridos representam 34,8% das novas matrículas em 2025, seguidos pelos elétricos puros (27,3%) e pelos movidos a combustão (27,2%).

O estudo realizado pela plataforma TradingPedia, com base nos registros de novos automóveis da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) entre janeiro e setembro de 2024 e 2025, revela uma transformação estrutural no comportamento dos consumidores e nas estratégias das montadoras europeias. A análise também comparou as receitas dos principais grupos automotivos com base em relatórios financeiros oficiais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

De acordo com o levantamento, a Europa está vivendo uma transição dividida entre duas trajetórias: nos países ricos e com forte política ambiental, o domínio dos elétricos puros (BEVs) já é autossustentável; enquanto no Sul e no Leste Europeu, os híbridos (HEVs) seguem como ponte entre os motores a combustão e a eletrificação total, devido ao custo mais acessível e à infraestrutura de recarga ainda limitada.

Noruega segue líder absoluta da eletrificação

A Noruega continua como referência mundial: 96,8% dos carros novos vendidos no país são totalmente elétricos, totalizando 107.606 unidades em 2025 — um avanço de 31,5% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, as vendas de híbridos e híbridos plug-in registraram queda expressiva, de -66% e -14,3%, respectivamente.

Nos grandes mercados da Europa Ocidental, a Alemanha lidera em volume absoluto de elétricos com 382.202 unidades, seguida pelo Reino Unido (349.414) e pela França (216.310). Juntas, essas três nações respondem por mais de um terço de todas as vendas de elétricos no continente. Enquanto Alemanha e Reino Unido apresentaram crescimentos robustos — 46,6% e 32,2%, respectivamente —, a França teve retração de 8,6%, reflexo da queda nas vendas de híbridos plug-in.

- Publicidade -

Sul e Leste da Europa ainda apostam nos híbridos

Na região Sul, Itália (517.825) e Espanha (354.702) lideram o mercado de híbridos, considerados a solução mais prática e econômica para a transição. Já na Europa Central e Oriental — com destaque para Polônia (203.358), Hungria (48.579) e Tchéquia (40.835) —, os híbridos se consolidam como a principal alternativa ao motor a combustão tradicional, diante da lenta expansão da infraestrutura de recarga.

Por outro lado, em países como Bulgária, Croácia e Eslováquia, os veículos a combustão ainda dominam, com participação superior a 90% nas vendas. Mesmo no Sul do continente, incluindo Grécia, Portugal e Itália, o declínio dos motores térmicos é gradual, mas constante.

Entre os mercados com crescimento mais acelerado de elétricos, Letônia (+141,5%), Lituânia (+114,1%) e Polônia (+102,1%) mais que dobraram suas frotas em comparação a 2024. Já Malta (-21,7%) e Bélgica (-9,8%) tiveram queda nas vendas, reflexo da redução de subsídios e da saturação após um ciclo de crescimento rápido.

“Os híbridos estão atuando como um estabilizador de mercado, suavizando a transição entre os motores convencionais e os elétricos puros, especialmente em regiões onde o poder de compra e a infraestrutura ainda limitam o avanço total da eletrificação”, explica Michael Fisher, analista da TradingPedia.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mecânica Online® | Mecânica do jeito que você entende

A transição europeia ilustra bem o conceito de descarbonização gradual, no qual os híbridos funcionam como uma tecnologia intermediária, aproveitando a eficiência dos motores a combustão com assistência elétrica para reduzir emissões sem exigir mudanças drásticas na infraestrutura.

Enquanto isso, os veículos 100% elétricos (BEVs), embora mais limpos em operação, ainda dependem fortemente da matriz energética local — que em muitos países da Europa Oriental ainda inclui carvão e gás natural. Assim, a eletrificação total só entrega benefícios plenos quando acompanhada por fontes renováveis e ampla rede de recarga.

A diferença de ritmo entre o Norte e o Sul da Europa reforça o papel das políticas públicas e incentivos fiscais na aceleração da mobilidade elétrica. Nos próximos anos, a padronização de regras e o investimento em infraestrutura serão decisivos para evitar uma transição desigual no continente.

Michael Fisher | Tradingpedia.com

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Análise de Ciclo de Vida (ACV) – metodologia que avalia as emissões totais de um produto desde a produção, uso e fim de vida, permitindo comparar o impacto climático real de diferentes rotas energéticas de forma auditável e padronizada.

iLUC (mudança indireta no uso da terra) – fator teórico que tenta estimar emissões associadas à conversão de terras em resposta à demanda por biocombustíveis; seu uso exige parâmetros específicos e contextualizados, sob risco de penalizar injustamente sistemas produtivos tropicais quando aplicado de forma genérica.

Neutralidade tecnológica – princípio que defende avaliar e incentivar tecnologias com base em desempenho comprovado na redução de emissões, assegurando tratamento equitativo entre alternativas (biocombustíveis, eletrificação, sintéticos etc.) sem preferências políticas ou geográficas.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação