O Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2025 consagrou os veículos e profissionais mais relevantes da indústria automotiva brasileira, reunindo marcas, executivos e especialistas em uma noite de gala em São Paulo. A premiação celebrou seu legado e marcou a primeira participação de Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, no corpo de jurados.
O tradicional Prêmio Carsughi L’Auto Preferita realizou sua 11ª edição na noite de 17 de novembro de 2025, em São Paulo, reunindo líderes, jornalistas e especialistas do setor automotivo. Criada por Claudia Carsughi em 2015, a premiação homenageia o legado de Claudio Carsughi, um dos nomes mais respeitados do jornalismo automotivo e esportivo no país.
O evento reforçou a importância de reconhecer produtos que se destacaram no mercado ao longo do ano, avaliados por um júri técnico que analisa critérios como design, desempenho, eficiência, inovação e segurança. Em 2025, o júri passou a contar com a participação de Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, ampliando a representatividade técnica da premiação.
Para Claudio Carsughi, o prêmio mantém seu compromisso com uma análise independente e transparente, destacando a excelência da indústria nacional. A edição 2025 refletiu a evolução do setor, com maior presença de modelos eletrificados e soluções focadas em sustentabilidade e tecnologia.
Já os jurados da 11ª edição do prêmio, que são especialistas do setor e fizeram testes e avaliações com os veículos participantes, são — além da idealizadora Claudia Carsughi (Portal Carsughi – UOL/SP – Rádio Energia 97 FM):
Benê Gomes (Jornal Cruzeiro do Sul/SP),
Cesar Urnhani (AutoEsporte – Globo),
Clayton Sousa (Última Marcha/DF),
Daniel Neves (UOL Carros/SP),
Emílio Camanzi (Carros com Camanzi/MG),
Fabiano Mazzeo (Blogauto/SP),
Fernando Calmon (Coluna do Calmon/SP),
Gerson Borini (Canal Autoentusiastas/SP),
Giu Brandão (Mundo sobre Rodas/AL),
João Brigato (Auto+/SP),
Joka Finardi (Super Top Motor/SP),
Lucia Camargo Nunes (Portal Via Digital/SP),
Luís Otávio Pires (Acelera Aí/MG),
Marcos Camargo (Portal R7/SP),
Mateus Afonso (Eletricar Br/PR),
Norton Luiz (Diário da Manhã/GO),
Renato Maia (Falando de Carros/SP),
Sergio Quintanilha (Guia do Carro – Terra/SP),
Silvio Menezes (Carro Arretado – SBT/PE),
Tarcisio Dias (Mecânica Online®/PE)
e Vagner Aquino (Jornal do Carro – Estadão/SP).
O segmento de automóveis de passeio foi marcado por escolhas que valorizam eficiência e modernidade, como o Honda City Sedan, vencedor entre os compactos, e o Nissan Sentra, que levou o prêmio entre os modelos médios. No mercado premium, o destaque ficou para o Audi A5, reafirmando sua relevância entre veículos de maior sofisticação.
Entre os SUVs, categoria mais forte do país, os vencedores foram Honda WR-V, Renault Boreal, GWM Haval H9 e Jeep Wrangler, cada um reconhecido em seu respectivo segmento. Em picapes, a Ford dominou a premiação com Maverick Tremor, Ranger Raptor e F-150 Tremor, refletindo o avanço das tecnologias de desempenho e robustez da marca.
Nos modelos eletrificados, que representam a nova fase da mobilidade, os escolhidos foram BYD Dolphin Mini, BYD Seal, Zeekr 001, GWM Haval H6 One, Jaecoo 7 SHS PHEV e Volvo XC90, destacando fabricantes que investem em inovação, eficiência energética e oferta ampliada de opções no mercado brasileiro.
A premiação também reconheceu profissionais e práticas corporativas. O título de Executivo do Ano foi entregue a Ciro Possobom, da Volkswagen, enquanto a Stellantis recebeu o destaque em Prática ESG pelo Centro de Desmontagem Veicular Circular de Autopeças, iniciativa alinhada às exigências de uma indústria mais sustentável.
A estreia de Tarcisio Dias no corpo de jurados reforça o papel do Mecânica Online® como referência nacional em conteúdo técnico, ampliando sua presença entre especialistas que contribuem com análises independentes e aprofundadas sobre veículos lançados no país.
O Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2025 reafirma sua relevância ao destacar produtos e profissionais que impulsionam a inovação e a evolução da indústria automotiva brasileira, celebrando um ano marcado por transformações, eletrificação crescente e maior exigência dos consumidores.
| Categoria | Vencedor |
| Passeio Compacto | Honda City Sedan |
| Passeio Médio | Nissan Sentra |
| Passeio Premium | Audi A5 |
| SUV Compacto | Honda WR-V |
| SUV Médio | Renault Boreal |
| SUV Grande | GWM Haval H9 |
| SUV Premium Luxo | Jeep Wrangler |
| Picape Pequena | Ford Maverick Tremor |
| Picape Média | Ford Ranger Raptor |
| Picape Grande | Ford F150 Tremor |
| Elétrico de Entrada | BYD Dolphin Mini |
| Elétrico Intermediário | BYD Seal |
| Elétrico Premium Luxo | Zeekr 001 |
| Híbrido de Entrada | GWM Haval H6 One |
| Híbrido Intermediário | Jaecoo 7 SHS PHEV |
| Híbrido Premium Luxo | Volvo XC90 |
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Eficiência energética – A eficiência energética mede quanta energia um veículo usa para se deslocar. Quanto melhor o índice, menor o consumo e maior o aproveitamento da energia — especialmente importante em híbridos e elétricos.
SUV – SUV é a sigla para Sport Utility Vehicle. Esses veículos combinam características de carros de passeio com maior altura do solo e versatilidade, sendo hoje o segmento mais vendido no Brasil.
Sistemas ADAS – Os sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) reúnem tecnologias de assistência ao motorista, como frenagem automática, controle adaptativo de velocidade e correção de faixa, aumentando segurança e reduzindo acidentes.
