A Fiat Strada continua no topo do ranking nacional de veículos mais vendidos, seguida de perto pelo Volkswagen Polo. Mas o mercado trouxe boas surpresas nos últimos meses de 2025, com a presença de modelos veteranos e reviravoltas entre os SUVs e hatches compactos.
Por Lucia Camargo Nunes* – Os últimos meses do ano devem reservas poucas, mas boas surpresas no ranking de carros e comerciais leves mais vendidos do País.
A Strada continua absoluta, com boa vantagem ao segundo modelo mais vendido, o VW Polo, que também segue tranquilo como vice-líder e automóvel mais emplacado.
Entre as surpresas, a boa colocação do Hyundai HB20, modelo que completa seis anos de mercado sem alterações; o Corolla Cross, mesmo após os problemas enfrentados pela Toyota na reconstrução de sua planta em Porto Feliz (SP); e um dos projetos mais antigos do mercado, a Saveiro, que figura entre os dez mais.
No mês de outubro, o destaque foi o Volkswagen Tera, que emplacou 10.162 unidades e travou uma disputa acirrada com o Argo (9.981 unidades), desbancando o Polo (9.150) e o T-Cross (7.113).
Confira a seguir o ranking consolidado do ano.
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a outubro de 2025
| Modelo | Unidades |
| 1º Fiat Strada | 115.338 |
| 2º Volkswagen Polo | 102.857 |
| 3º Fiat Argo | 83.991 |
| 4º Volkswagen T-Cross | 73.100 |
| 5º Hyundai HB20 | 68.461 |
| 6º Chevrolet Onix | 62.367 |
| 7º Hyundai Creta | 60.308 |
| 8º Fiat Mobi | 59.392 |
| 9º Toyota Corolla Cross | 55.582 |
| 10º Volkswagen Saveiro | 54.791 |
Fonte: Fenabrave
Novo chefe da Stellantis anuncia 5 novos modelos em 2026
Herlander Zola, 51 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a liderar a Stellantis na América do Sul, posição tradicionalmente ocupada por italianos. Com experiência em montadoras desde 2000, ele assume em momento de transformação da indústria automotiva.
A Stellantis mantém liderança regional com 29,5% do mercado brasileiro, resistindo ao avanço das marcas chinesas, que saltaram de 1% para 9% de participação. A estratégia da empresa foca em “produzir o que vende, não vender o que produz”, mantendo o cliente no centro das decisões.
Para 2026, o grupo anuncia cinco lançamentos, incluindo dois modelos Leapmotor – a nova marca chinesa do portfólio que estreia com 36 lojas. Os outros são o Jeep Avenger, a picape Ram Dakota e um modelo de entrada da Fiat que ser chamada de Panda. Zola defende eletrificação acelerada e prevê que híbridos e elétricos superarão veículos apenas a combustão em cinco anos.
O executivo projeta crescimento modesto de 3% para 2026, devido ao cenário desafiador com taxas de juros elevadas e ano eleitoral.
Picape Ranger terá versão PHEV
A Ford anunciou que iniciará a produção da Ranger híbrida plug-in (PHEV) na América do Sul em 2027. A fabricação ocorrerá na Fábrica de Pacheco, na Argentina, que receberá investimento adicional de US$ 170 milhões para viabilizar a operação.
A versão híbrida plug-in combina propulsão elétrica com motor a combustão, permitindo operação em modo totalmente elétrico ou com autonomia estendida pelo sistema híbrido. A montadora afirma que o modelo manterá as características de capacidade de carga e tração da linha Ranger convencional.
Desde o lançamento da geração atual, a Ranger ampliou sua presença no mercado sul-americano. A previsão para 2025 é de produção de 76 mil unidades na região. Para 2026, a Ford planeja aumentar a capacidade produtiva para mais de 80 mil unidades anuais.
A picape está no mercado sul-americano há três décadas. A introdução da versão eletrificada representa a expansão da oferta de motorizações disponíveis aos consumidores na região.
Volks terá versões híbridas em todas suas linhas
A Volkswagen do Brasil anunciou que, a partir de 2026, todos os seus veículos na América do Sul terão versões eletrificadas, incluindo híbridos-leves, convencionais e plug-in.
A empresa firmou um acordo com o BNDES para obter R$ 2,3 bilhões em linhas de crédito destinadas ao desenvolvimento dessas tecnologias, incluindo sistemas Adas, conectividade e inteligência artificial Otto.
Este investimento faz parte de um plano de R$ 20 bilhões da Volkswagen para a América do Sul até 2028, com R$ 16 bilhões destinados ao Brasil, financiando o lançamento de 17 veículos, incluindo novos modelos como Tera, Taos e Nivus GTS.
A fábrica de Anchieta será responsável pela produção do primeiro veículo com plataforma MQB37 e sistema HEV flex, que será utilizado na próxima geração do T-Cross e Nivus.
Antes desses, em 2026, a Volks lançará uma nova Saveiro no Paraná, com opção híbrida-leve de 48V, e também uma versão do Tera com essa tecnologia.
Brasil tem os veículos mais limpos do mundo
Um estudo conjunto da Anfavea e do Boston Consulting Group revelou que o Brasil possui a menor pegada de carbono na fabricação de veículos, especialmente por seus automóveis flex a etanol, que emitem menos CO₂ ao longo da vida útil do que veículos elétricos chineses devido a uma matriz energética amplamente renovável e investimentos em biocombustíveis.
A análise indica que veículos elétricos variam em impacto ambiental conforme o país de fabricação e abastecimento, sendo mais sustentáveis no Brasil, cuja matriz energética é limpa. Para veículos pesados, os biocombustíveis continuam eficientes em rotas longas.
O estudo também destaca que quase metade das emissões de veículos elétricos ocorre na produção e descarte de baterias, enquanto os veículos a combustão liberam mais durante o uso.
Por fim, a Anfavea ressaltou que o Brasil já possui tecnologia própria para uma mobilidade mais sustentável, e que a descarbonização não depende de modelos importados, incentivando a valorização da liderança nacional e a melhoria de toda a cadeia produtiva.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]
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Híbrido plug-in (PHEV) – combina motor a combustão e elétrico, podendo rodar apenas com energia elétrica em curtas distâncias e alternar automaticamente conforme a demanda de potência.
Sistema HEV flex – versão híbrida que utiliza motor a combustão flex, alimentado por etanol ou gasolina, aliado a um motor elétrico para reduzir consumo e emissões.
Adas (Sistemas de Assistência ao Condutor) – conjunto de tecnologias que auxiliam o motorista em frenagens, permanência de faixa e controle de velocidade, aumentando a segurança e o conforto.

