A BorgWarner registrou crescimento de 25% nas vendas em 2025, com aumento de 20% na produção de turbocompressores e 25% na fabricação de correntes de sincronismo, consolidando a unidade de Itatiba (SP) como referência global em soluções para mobilidade sustentável.
A operação brasileira da BorgWarner encerra o ano com resultados consistentes, impulsionados pela demanda de turbos flex para carros de passeio, fornecimentos de turbos com tecnologia ball bearing para atender às normas Proconve L8 no segmento de pesados e recordes sucessivos no mercado de reposição.
Segundo Melissa Mattedi, diretora geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil, os números tornam a celebração dos 50 anos da BorgWarner no país ainda mais especial.
Para 2026, a empresa projeta estabilidade nos volumes já fornecidos. No entanto, 2027 marcará um avanço estratégico com a instalação de uma nova linha de produção de turbos flex para veículos de passeio em Itatiba, nacionalizando um produto atualmente fabricado na Europa.
A produção local é 100% dedicada a tecnologias que promovem eficiência energética e menor impacto ambiental. Os turbocompressores com tecnologia ball bearing permitem que veículos pesados atendam ao padrão Euro 6, equivalente ao Proconve L8.
A BorgWarner é pioneira na produção de turbos flex para motores de baixa cilindrada, equipando mais de 50% da frota nacional. A série B01, fabricada em Itatiba, também é utilizada em motores híbridos na Europa e China, reforçando a capacidade da empresa em desenvolver soluções locais para aplicações eletrificadas.
De acordo com Luis Pinto, gerente de vendas OEM da BorgWarner, essa expertise posiciona a companhia para nacionalizar fornecimentos e oferecer tecnologias de ponta para veículos eletrificados no Brasil.
A empresa também se destaca como fornecedora global de montadoras asiáticas, preparada para entregar localmente soluções voltadas ao futuro da mobilidade.
O desempenho de 2025 consolida a BorgWarner como protagonista na transição energética do setor automotivo brasileiro, fortalecendo sua competitividade e preparando o terreno para novos investimentos.
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Turbo flex: turbocompressor adaptado para motores que utilizam gasolina e etanol, aumentando eficiência e desempenho.
Ball bearing: tecnologia de rolamento que reduz atrito interno no turbo, melhorando resposta e durabilidade.
Proconve L8: fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares equivalente ao padrão europeu Euro 6, que estabelece limites mais rigorosos de poluentes.
