Treinamento em Tatuí reforça estratégia da Ford de unir tecnologia, dados e experiência real de condução para aprimorar o atendimento ao cliente.
A Ford promoveu um treinamento voltado para os gerentes de marketing e relacionamento com clientes de sua rede de concessionárias no Brasil, com foco em difundir os novos conceitos da marca para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada. A iniciativa integra a jornada digital ao atendimento físico nas lojas, reforçando o compromisso da empresa em alinhar tecnologia e proximidade com o consumidor.
O programa incluiu técnicas de relacionamento, otimização de campanhas e estratégias digitais, além de uma experiência prática com diferentes modelos da marca. Os participantes puderam dirigir e testar os recursos da Ranger, F-150, Maverick, Bronco Sport, Territory e Transit nas pistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí (SP), considerado um dos mais modernos do país e recentemente modernizado.
O projeto também marcou a inauguração de dois novos espaços: o Ford Academy, dedicado a treinamentos e difusão de conhecimento sobre a marca, e o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, construído junto à pista de testes para análise de dados de veículos em tempo real.
A imersão prática, com testes em pistas de asfalto e off-road, é um dos diferenciais do treinamento. A Ford acredita que o bom atendimento começa com um conhecimento aprofundado do produto, permitindo que os profissionais entendam melhor as necessidades dos clientes e ofereçam soluções adequadas.
Segundo Gabriela Castejon, especialista de Marketing e CRM da Ford, a hiperpersonalização é hoje uma tendência de mercado que depende de tecnologia avançada e bases robustas de dados. Com uma linha de veículos 100% conectada, equipada com modem embarcado de fábrica, a Ford já possui a estrutura necessária para oferecer esse nível de personalização.
“Pesquisas mostram que mais de 70% dos clientes esperam interações personalizadas e gastam mais com marcas que investem nesse tipo de experiência”, afirma Gabriela. “Já integramos as bases de CRM da Ford e da rede de concessionárias e agora avançamos para otimizar e personalizar cada vez mais a comunicação com os clientes.”
Hoje, 99% dos clientes que compram um carro novo da Ford permitem o compartilhamento remoto de dados pelo aplicativo Ford, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além do aplicativo, o email marketing e o WhatsApp, por meio da ferramenta de IA Fordi, são os principais canais de comunicação da marca.
Essa integração permite enviar alertas de revisão, promoções e convites para eventos de acordo com o perfil de cada cliente. Quanto maior a base de dados, maiores são as possibilidades de personalização, e a Ford pretende avançar cada vez mais nesse sentido.
No mercado, a estratégia reforça o posicionamento da Ford como uma marca que aposta em conectividade, experiência prática e atendimento personalizado como diferenciais competitivos. Concorrentes como Chevrolet e Toyota também investem em soluções digitais, mas a Ford destaca-se pela integração direta entre dados de veículos conectados e a rede de concessionárias, criando uma jornada completa para o cliente.
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CRM (Customer Relationship Management) – Sistema de gestão de relacionamento com clientes que organiza dados e interações para personalizar atendimentos.
Modem embarcado – Dispositivo instalado de fábrica nos veículos que permite conectividade remota e transmissão de dados em tempo real.
Hiperpersonalização – Estratégia de marketing que utiliza inteligência artificial e grandes bases de dados para oferecer experiências únicas e individualizadas.
