quarta-feira, 3 dezembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Marca chinesa inicia operação própria no Brasil com quatro modelos entre 9 e 25 toneladas de PBT.

A JAC Caminhões estreia no Brasil em 2026 com quatro modelos diesel, motores Cummins Euro VI e planos de fábrica nacional. A meta é conquistar até 3% do mercado em três anos.

A JAC Caminhões anunciou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro. A operação nasce como subsidiária própria da matriz chinesa, com capital 100% estrangeiro, e estreia em 2026 com uma linha de caminhões leves e pesados entre 9 e 25 toneladas de PBT técnico.

Segundo o diretor geral Miguel Xun, o plano é robusto e inclui rede autorizada, homologação de produtos e expansão rápida. A expectativa inicial é contar com 15 grupos econômicos e 30 pontos de venda nos principais centros urbanos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A estratégia prevê importação de modelos a diesel adaptados ao Brasil, todos com motores Cummins Euro VI e transmissões de fornecedores globais como ZF, Eaton e Fast Gear. A meta é atingir 1,5% de participação de mercado no primeiro ano e 3% até o terceiro.

A JAC possui 19 fábricas em regime SKD no mundo e planeja replicar o modelo no Brasil, com futura instalação de planta industrial. O país terá papel estratégico no crescimento global da marca.

A operação local contará com vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos, além de centro técnico próprio. Em uma segunda fase, está prevista a produção nacional.

- Publicidade -

Linha de modelos

A estreia será com quatro caminhões: N 9.170, N 13.210, A 18.290 e A 25.290. Todos trazem cabines modernas, acabamento de qualidade, bancos ergonômicos, vidros e travas elétricas, freios a ar com ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder, além de faróis e lanternas em LED.

N 9.170 – Voltado para rotas urbanas, tem motor Cummins B4.0 de 170 cv e 600 Nm, câmbio Eaton de 6 marchas, configuração 4×2 e PBT técnico de 9,5 toneladas. A carga útil chega a 6,2 toneladas.

N 13.210 – Modelo leve versátil, com motor Cummins B4.5 de 210 cv e 760 Nm, câmbio automatizado Fast Gear de 8 marchas, PBT de 12 toneladas e carga útil de 8,2 toneladas. Cabine estendida e maior ergonomia reforçam o conforto.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A 18.290 e A 25.290 – Pesados para médias e longas distâncias, ambos usam motor Cummins D6.7 de 290 cv e 1.100 Nm, câmbio automatizado ZF de 9 marchas e cabines leito modernas. O A 18.290 tem PBT de 16 toneladas e carga útil de 13 t; o A 25.290 chega a 23 t de PBT e carga útil de 17,8 t.

Os modelos oferecem tanques de até 400 litros, com opcionais de mais 200 litros, garantindo autonomia elevada.

Análise de mercado

A chegada da JAC Caminhões reforça a disputa em segmentos dominados por marcas tradicionais como Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Iveco e Volvo. A aposta em motores Cummins e transmissões globais busca credibilidade técnica e confiabilidade.

O desafio será conquistar espaço em um mercado competitivo, onde custo operacional, rede de atendimento e disponibilidade de peças são decisivos. A estratégia de fábrica nacional pode ser diferencial para reduzir custos e ampliar presença.

Com foco em eficiência, robustez e preço competitivo, a JAC pretende atender transportadores que buscam alternativas modernas e econômicas, especialmente em frotas urbanas e regionais.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

PBT (Peso Bruto Total) – É o peso máximo que o veículo pode atingir somando carroceria, carga e passageiros.

Torque (Nm) – Força que o motor gera para mover o caminhão. No A 25.290, são 1.100 Nm, ideais para operações pesadas.

Euro VI – Norma internacional de emissões que reduz poluentes dos motores a diesel, exigindo tecnologias avançadas de combustão e pós-tratamento.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Serviço Premiado Chevrolet

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn