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Latin NCAP endurece protocolo de avaliação de segurança a partir de 2026

Nova metodologia será válida até 2029 e traz exigências mais severas para proteção de ocupantes, pedestres e sistemas de assistência.

O Latin NCAP anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2026, os testes de segurança de veículos vendidos na América Latina e Caribe terão critérios mais rigorosos. O objetivo é elevar o padrão de proteção em mercados onde a regulamentação ainda é menos exigente que em outras regiões do mundo.

As quatro áreas de avaliação permanecem: Proteção de Ocupante Adulto, Proteção de Ocupante Infantil, Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e Sistemas de Assistência à Segurança. No entanto, os requisitos para alcançar altas classificações em estrelas serão ampliados e a ausência de itens básicos será penalizada.

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Na Proteção de Ocupante Adulto, os testes de impacto lateral e lateral de poste passam a ser mais severos, com velocidades maiores e barreiras mais pesadas. Um novo dummy de avaliação, o WSID, será utilizado para maior fidelidade biomecânica. A segurança dos ocupantes traseiros também será avaliada, incluindo sistemas de retenção e proteção contra o efeito chicote cervical.

Veículos com centro de gravidade elevado terão testes exploratórios de resistência do teto em capotagens, tornando o Latin NCAP o único programa NCAP a aplicar esse tipo de ensaio. Tecnologias como eCall serão valorizadas, enquanto dificuldades de resgate pós-colisão serão penalizadas.

Na Proteção de Ocupante Infantil, o protocolo passa a incluir dummies de 10 anos em testes de impacto frontal e lateral, além do tradicional dummy de 18 meses. A ausência de ISOFIX, i-Size e a impossibilidade de desligar o airbag do passageiro reduzirão significativamente a pontuação. Sistemas de detecção de crianças poderão gerar pontos extras.

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Na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis, o nível de exigência aumenta, especialmente para sistemas de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), que deverão detectar pedestres à noite e ciclistas.

Já em Assistências à Segurança, o teste do alce terá maior rigor e falhas em diferentes velocidades serão penalizadas. Sistemas como AEB de baixa e alta velocidade, apoio de faixas e detecção de ponto cego (BSD) terão cenários mais exigentes. Tecnologias adicionais, como monitoramento do motorista e limitador de velocidade (ISA), serão fundamentais para atingir pontuações máximas.

O novo protocolo reforça que apenas veículos com bom desempenho simultâneo nas quatro áreas poderão alcançar cinco estrelas. Um resultado baixo em qualquer área reduzirá a classificação final. O evento contou com cobertura Mecânica Online®.

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Dummy WSID: manequim de teste com maior biofidelidade, capaz de reproduzir com mais precisão o corpo humano em impactos.

ISOFIX/i-Size: sistemas de fixação padronizados para cadeirinhas infantis, que aumentam a segurança e reduzem erros de instalação.

Teste do alce: manobra brusca de desvio de obstáculo, usada para avaliar estabilidade e controle do veículo em situações críticas.

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