A Marcopolo iniciou o programa de apresentação dos ônibus Viaggio 900 e Viaggio 1050 da Geração 8 com motor dianteiro, complementando sua linha rodoviária e oferecendo novas opções para fretamento e turismo.
O Viaggio G8 900 foi lançado recentemente e é voltado para operações de curtas e médias distâncias, com comprimento entre 12,7 e 13,6 metros e capacidade para 48 passageiros. Equipado com chassi Euro 6 motor dianteiro, oferece poltronas Executiva e semi-leito, tomadas USB, elevador de acessibilidade, vidros colados com ventarola e porta pantográfica.
O modelo incorpora as inovações da Geração 8, destacando-se pelo design moderno e aerodinâmico, que garante menor consumo de combustível e emissões, além de maior conforto térmico-acústico. A robustez e a baixa manutenção completam o pacote de eficiência.
Na construção, o Viaggio G8 900 utiliza materiais sustentáveis e de fácil manutenção, como tampa frontal em DCPD, defletores e portinhola em alumínio, além de painel interno em poliuretano revestido em vinil. Externamente, mantém o estilo da Geração 8, com faróis em LED opcionais, novo para-brisa amplo e lanternas traseiras de maior luminosidade.
Internamente, o modelo recebeu novo painel dianteiro mais baixo, que melhora a visibilidade do motorista, além de cluster redesenhado e sistema de desembaçamento 33% mais eficiente. O sistema Multiplex Lohr Amsys 4.3″ permite operação via touchscreen e teclas físicas, com diagnóstico de falhas via Bluetooth. As teclas emborrachadas e iluminadas garantem durabilidade e melhor visualização noturna.
O salão de passageiros ganhou novo sistema de refrigeração 115, que proporciona conforto térmico homogêneo, além de porta-pacotes com fixação reforçada e menor vibração. A iluminação indireta em LED cria ambiente aconchegante e funcional, com luzes individuais de leitura e saídas de ventilação.
Em segurança, o Viaggio G8 900 adota o conceito estrutural R66.02 VCA, com anéis passantes em todas as colunas, aumentando a resistência a impactos e capotamentos. Como opcional, oferece o sistema de segurança passiva FIA, que reduz em 78% a deformação da cabine em testes de impacto frontal a 40 km/h, realizados sob auditoria externa.
A engenharia da Marcopolo também otimizou as centrais elétricas, posicionadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, facilitando o acesso e agilizando a manutenção.
Na análise de mercado, os novos modelos reforçam a competitividade da Marcopolo frente a concorrentes como Caio, Comil e Irizar, oferecendo diferenciais em design, eficiência e segurança. O Viaggio G8 900 se posiciona como solução versátil para empresas de fretamento e turismo, enquanto o Viaggio 1050 amplia a gama para operações mais exigentes.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Euro 6 – Norma de emissões que reduz poluentes dos motores a diesel, tornando-os mais limpos e eficientes.
Cluster – Conjunto de instrumentos no painel do veículo, que reúne informações como velocidade, rotação e alertas.
R66.02 VCA – Regulamento internacional que define padrões de resistência estrutural em ônibus, garantindo maior segurança em caso de capotamento.
