Após 30 dias de testes em operações reais, o ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U foi aprovado no sistema de transporte coletivo de Salvador, consolidando sua eficiência, autonomia e conforto para passageiros e motoristas.
O modelo foi avaliado na linha B1 do BRT, que liga a Rodoviária ao bairro da Pituba, em parceria entre a Mercedes-Benz, a Prefeitura de Salvador, a SEMOB, a operadora OT Trans e o concessionário Rodobens.
Segundo Guillermo Petzhold, assessor da SEMOB, o protocolo incluiu monitoramento de consumo energético, número de passageiros, condições climáticas e satisfação dos usuários.
Salvador já opera oito ônibus elétricos da Eletra Chassi Mercedes desde 2022 e projeta adquirir 100 novos veículos elétricos, com apoio de crédito do Banco Mundial e infraestrutura de recarga.
Pesquisa da QualiÔnibus de 2024 mostrou que 80% dos passageiros apoiam a ampliação da frota elétrica na cidade.
Para Walter Barbosa, VP da Mercedes-Benz do Brasil, os testes reforçam a presença da marca na capital baiana, agora também com elétricos.
Profissionais da OT Trans destacaram o desempenho do eO500U: aceleração suave, torque imediato, condução silenciosa e freio Retarder que garante paradas suaves e menor desgaste de componentes.
O ônibus elétrico também foi elogiado pela autonomia e tecnologia embarcada, além de proporcionar viagens mais confortáveis e seguras.
No Brasil, a Mercedes-Benz já ultrapassou 500 unidades vendidas do eO500U desde 2024, principalmente para empresas de transporte coletivo de São Paulo.
Mais de 10 garagens da SPTrans já operam com o modelo, somando mais de 7 milhões de km rodados.
Entre os clientes estão empresas como Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto.
Produzido em série desde 2022 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e latino-americana.
O modelo oferece autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no país, e capacidade superior de transporte de passageiros.
O sistema de recarga é plug-in CCS2, padrão global da Daimler Buses, com tempo de até três horas para carga completa.
Além de Salvador, o eO500U já foi testado em Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, e será avaliado também no Rio de Janeiro.
A Mercedes-Benz prepara ainda o lançamento do articulado eO500UA, previsto para testes em 2025.
O ônibus elétrico traz benefícios ambientais como zero emissão local de CO2, ausência de poluição do ar e operação silenciosa.
A empresa oferece suporte completo em eletromobilidade, com equipe de eMobility, treinamentos, homologação de carregadores e consultoria especializada para gestores e operadores.
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Retarder – Sistema de frenagem auxiliar que reduz desgaste dos freios e garante paradas suaves.
Autonomia – Distância máxima que um veículo elétrico pode percorrer com carga completa da bateria.
CCS2 (Combined Charging System) – Padrão internacional de recarga rápida para veículos elétricos.
