O sistema Pirelli Cyber Tyre utiliza sensores internos para coletar dados de pressão, temperatura e aceleração, enviando informações críticas diretamente para a central eletrônica do veículo.
A Pirelli alcançou um marco histórico na indústria de componentes ao transformar o pneu em um dispositivo de coleta de dados de alta precisão. A tecnologia Cyber Tyre, desenvolvida ao longo de duas décadas, recebeu três premiações globais apenas em dezembro de 2025, incluindo o prestigiado SafetyBest.
Diferente dos sistemas comuns de monitoramento (TPMS), que apenas verificam a pressão, o hardware da Pirelli está integrado à estrutura interna do composto. Isso permite que algoritmos proprietários processem informações complexas sobre a interação do pneu com o asfalto.
O grande diferencial tecnológico é a comunicação direta com a ECU do veículo e sistemas como o ABS e o ESP. Ao “ler” a estrada, o pneu avisa ao carro sobre o risco de aquaplanagem antes mesmo de o motorista perceber a perda de aderência.
A integração com a Bosch permitiu que a eletrônica embarcada ajuste os parâmetros de frenagem e controle de tração com base no estado real do pneu. Isso reduz drasticamente as distâncias de parada e aumenta a eficiência dinâmica em curvas.
A tecnologia estreou comercialmente no superesportivo McLaren Artura e avançou para modelos como o Audi RS 4 Avant Edition 25 Years. Atualmente, o sistema atinge seu ápice de integração no Pagani Utopia Roadster, onde controla funções vitais de estabilidade.
Além da performance em pista, a Pirelli anunciou que a tecnologia chegará aos próximos lançamentos da Aston Martin. O objetivo é expandir o uso para modelos de alto volume do segmento Premium, democratizando a segurança digital.
A inovação utiliza a conectividade V2X (Vehicle-to-Everything), permitindo que o pneu “converse” com a infraestrutura das rodovias. Se um pneu detecta gelo na pista, ele envia um alerta para outros veículos conectados e para os gestores da via.
Em parceria com órgãos públicos, a Pirelli usa os dados para criar mapas dinâmicos sobre a conservação do asfalto. Buracos e deformações são identificados pela aceleração vertical do sensor, auxiliando no planejamento de manutenção das Smart Roads.
Sob a ótica da dirigibilidade, o Cyber Tyre compensa as variações de carga e desgaste, ajustando o comportamento do SUV ou sedã de luxo. Isso garante que o motorista tenha sempre a melhor resposta de direção, independente da condição climática.
No campo da sustentabilidade, o sistema contribui para a redução do consumo de combustível e emissões. Ao monitorar a temperatura e a pressão de forma ativa, o pneu opera sempre na janela ideal de resistência ao rolamento.
A tecnologia é um pilar fundamental para o avanço da condução autônoma, onde o veículo precisa de dados táteis do solo. Sem um motorista para sentir o volante, os sensores do Cyber Tyre tornam-se os “olhos” mecânicos que leem o nível de grip.
Comparada aos concorrentes, a solução da Pirelli se destaca por ser um sistema de hardware nativo, e não apenas um software de estimativa. Isso garante uma latência mínima na transmissão dos dados, essencial para intervenções de segurança em milissegundos.
A análise do Mecânica Online® reforça que o pneu deixou de ser um componente passivo de borracha e metal. A digitalização do ponto de contato com o solo é o maior avanço em segurança ativa da última década, elevando o padrão de proteção.
O investimento em sensores miniaturizados que suportam as forças centrífugas extremas de um pneu em rotação é um feito de engenharia. A Pirelli prova que a inteligência artificial agora começa onde o carro toca o chão.
A mobilidade do futuro será definida pela capacidade de processar dados em tempo real para evitar acidentes. Com o Cyber Tyre, a fabricante italiana coloca o Brasil e o mundo em uma nova era de pneus conectados e inteligentes.
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V2X (Vehicle-to-Everything): Tecnologia de comunicação que permite ao veículo trocar dados com outros carros, pedestres e infraestruturas urbanas (como semáforos), criando um ecossistema de trânsito conectado e preventivo.
Algoritmos Proprietários: Conjunto de instruções lógicas e cálculos matemáticos exclusivos da Pirelli que transformam sinais elétricos brutos dos sensores em informações úteis sobre aderência e condições da estrada.
ECU (Electronic Control Unit): É o “cérebro” eletrônico do veículo que gerencia o motor e os sistemas de segurança, agora capaz de receber e processar dados vindos diretamente do interior dos pneus.
