A Scania e a LKAB apresentam o primeiro caminhão elétrico 8×4 da marca com dois eixos dianteiros direcionais, projetado para operações de mineração pesadas e capaz de transportar até 38 toneladas de carga útil.
A Scania e a mineradora sueca LKAB aprofundaram sua parceria para eletrificar o transporte em operações de mineração. O resultado é o lançamento do Sleipner, um caminhão basculante pesado 8×4 totalmente elétrico, o primeiro da Scania equipado com dois eixos dianteiros direcionais.
O nome “Sleipner” faz referência ao cavalo de oito patas da mitologia nórdica, símbolo de força e confiabilidade. O veículo foi desenvolvido sobre a plataforma modular elétrica da Scania, oferecendo maior capacidade de carga e estabilidade em estradas desafiadoras de minas.
Segundo Peter Gustavsson, gerente de projeto de eletrificação da LKAB, o caminhão pode representar uma solução totalmente livre de combustíveis fósseis para o transporte de rochas de descarte em operações exigentes.
A LKAB movimenta mais de 5 milhões de toneladas de rochas por ano, e a adoção de veículos elétricos promete reduzir significativamente as emissões de CO₂, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
O caminhão foi projetado para transportar rochas de um ponto de carregamento até o local de preenchimento em Tingvallskulle, em um trajeto de 5 km com elevação de 250 metros.
Com peso total de 60 toneladas, sendo 38 toneladas de carga útil, o Sleipner é impulsionado por duas baterias MP20 com capacidade instalada de 416 kWh e motor elétrico de 400 kW.
A substituição completa do motor a combustão demonstra que a tecnologia elétrica da Scania já é capaz de atender às demandas extremas da mineração pesada.
O novo modelo se baseia na experiência do Scania 6×4 elétrico, que opera com sucesso na mesma mina desde 2022. Essa evolução mostra como a Scania e a LKAB vêm testando e refinando soluções em condições reais de operação.
Tony Sandberg, chefe de parcerias piloto da Scania, destacou que cada novo caminhão colocado em operação ajuda a entender como escalar a eletrificação em ambientes desafiadores.
O Sleipner é apenas o início de uma nova geração de soluções elétricas para mineração, que devem se expandir nos próximos anos.
No mercado, o modelo posiciona a Scania à frente de concorrentes como Volvo Trucks e BYD, que também buscam eletrificar segmentos pesados, mas ainda não oferecem soluções específicas para mineração com essa configuração 8×4.
A vantagem da Scania está na modularidade da plataforma elétrica e na parceria direta com clientes como a LKAB, que permitem validar tecnologias em cenários reais e de alta exigência.
O projeto reforça a tendência global de eletrificação em setores de alta intensidade energética, como mineração, onde a redução de emissões e o aumento da eficiência são fundamentais para competitividade e sustentabilidade.
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Configuração 8×4: caminhão com oito rodas, sendo quatro delas motrizes, ideal para cargas pesadas.
Carga útil: capacidade máxima de peso que o veículo pode transportar, excluindo o peso próprio.
Plataforma modular elétrica: arquitetura que permite adaptar diferentes configurações de bateria e motor em um mesmo chassi.
