A nova Ducati Panigale V4 S marca um importante capítulo na história da Ducati, como uma “sinfonia” de performances e emoções.
A Panigale V4é a primeira -motocicleta produzida em série da Ducati a ser equipada com um motor de 4 cilindros, derivado da Desmosedici, da MotoGP.
O novo modelo é um concentrado da tecnologia, estilo e performance da Ducati.
Uma motocicleta que, com um deslocamento de 1.103 cm3, 214 cv euma relação potência, peso de 1,1 cv /kg, torna- se a nova referência no segmento de superesportivas em produção.
A Panigale V4 S – que começou a ser produzida no Brasil – substitui a icônica 1299 Panigale com aumento do desempenho e na facilidade decondução, oferecendo aos pilotos grandes emoções e diversão.
Desenvolvido em estreita colaboração com a Ducati Corse, o novo modelo explora o know-how e a tecnologia do mundo das corridas para ser a moto de estrada mais próxima dos modelos presentes no MotoGP.
O seu desempenho é sublinhado por um design que, mesmo em continuidade à superesportiva que a precedeu, transmite de forma ainda mais destacada a sensação de poder e de essencialidade, típica das motos de competição Ducati.
O nome Panigale V4 S está em sintonia com o charme que ela evoca para os fãs, e as iniciais “V4” identificam o tipo de motor ao mesmo tempo em queinaugura uma nova era da fabricante italiana de motocicletas.
O modelo Panigale V4 S é equipado com suspensões Öhlins refinadas com o sistema Smart EC 2.0 e componentes de nível superior, como rodas dealumínio forjado e uma bateria de íons de lítio.
A filosofia seguida pela equipe de desenvolvimento da Panigale V4 S é a mesma que impulsiona o design de uma moto de competição na Ducati: a busca pela integração total entre o motor, o chassi e o piloto.
Para atingir este objetivo foram utilizadas tecnologias derivadas do MotoGP, enquanto o desenvolvimento na pista – feito em conjunto com os técnicos e pilotos da Ducati Corse – possibilitou a criação de uma moto extremamente eficaz napista, mas também agradável na estrada.
O motor Desmosedici Stradale é um V4 de 90° com uma distribuição Desmodromic como o Desmosedici GP, do qual também leva o valor de 81 mm (o máximo permitido pelo regulamento técnico da MotoGP).
Isso foi associado a uma corrida mais longa (que leva a um deslocamento total de 1.103 cm3) para aumentar o torque em velocidades baixas e médias do motor e reduzir a velocidade máxima para tornar a entrega mais gerenciável.
O novo motor Ducati tem uma potência de 214 cv, a 13.000 rpm, o que torna a Panigale V4 S a moto com melhor desempenho no segmento, mas aindaassim agradável na estrada graças a um binário de 12,6 kgm a 10.000 rpm.
Apesar destes desempenhos como referência, a Desmosedici Stradale permite longos intervalos de manutenção que incluem o controle da folgadas válvulas a cada 24.000 km.
O motor da Panigale V4 S é o único no segmento das esportivas a ter a configuração de 90° V e a usar tecnologias como o virabrequim contra a rotação ea ordem de ignição de “pulso duplo”.
Essas soluções contribuem para tornar a moto ágil na mudança de direção e estável e rápida na estrada, além de garantir um gerenciamento fácil do torque de saída nos cantos.
O já alto poder do motor Desmosedici Stradale na configuração padrão cresceainda mais, alcançando 226 hp, encaixando o escape de corrida completamente em titânio, feito por Akrapovič na específica Ducati Corse.