a) Comece a sua inspeção verificando a autenticidade dos documentos. Confira os números do chassi, da placa (inclusive a cidade de origem do emplacamento), o nome do proprietário, o tipo de combustível etc. Desconfie de cópias de documentos, mesmo que sejam autenticadas por órgãos de trânsito.
b) Veja se o número (seqüência de letras e algarismos) do chassi gravado no painel corta-fogo (chapa que separa o motor da cabine) bate com o número gravado nos vidros e nos documentos. Dependendo da marca, ano e modelo do veículo, esses números podem ser encontrados em outros pontos da carroceria.
c) Além do painel corta-fogo, essa gravação pode ser localizada também na torre do amortecedor dianteiro. Nos modelos mais recentes, ela está presente ainda no assoalho da cabine, atrás ou ao lado do banco do passageiro, ou sob o assento. Mas pode ser encontrada dentro do bagageiro, estampada no pára-lama ou no batente da tampa do porta-malas ou ainda no piso do bagageiro.
d) Procure por sinais de adulteração na gravação estampada na carroceria. Se existirem marcas de soldas, números e letras desalinhados ou com espaçamento irregular, ou ainda indício de pintura nova na chapa, desconfie. Caso note alguma imperfeição ou sinais de raspagem na lata, você pode estar eventualmente diante de um carro que foi furtado ou roubado.
e) Verifique a placa traseira e veja se ela traz o lacre de chumbo e o arame de licenciamento preso à carroceria. Geralmente as quadrilhas utilizam uma placa dianteira em duplicata e a instalam no lugar da traseira, após furá-la com uma broca para passar o lacre de chumbo.
f) Compare os códigos dos fabricantes das placas dianteira e traseira (estampados em relevo na lateral da chapa) e veja se eles conferem um com o outro. Se eles não coincidirem é porque as placas foram produzidas por indústrias diferentes, o que indica que a placa traseira pode ter sido adulterada.
g) Procure também por sinais de adulteração nos números do chassi gravados nos vidros das janelas do carro. Geralmente sempre ficam vestígios de remarcação na numeração original.
h) De posse do nome do proprietário, números do chassi e da placa, ano/modelo e cor do veículo, ligue para o Detran de sua cidade (Tel: 900-0160, em São Paulo) para levantar o prontuário do carro. Alguns órgãos dispõem de serviços on-line ou informam pelo telefone sobre o prontuário do veículo.
i) A partir desse levantamento é possível obter todo o histórico do carro e saber se este figura na lista de veículos furtados ou roubados.
j) Outra alternativa é consultar o Cadastro Nacional de Veículos Roubados (CNVR). Esse serviço -fornecido por uma empresa privada- pode ser acessado (gratuitamente) na Internet, no endereço www.seguros.com.br/cnvr.
k) No caso de suspeitar da autenticidade da gravação de chassi de seu próprio carro, leve-o ao setor de vistoria do Detran ou Ciretran de sua cidade para fazer uma inspeção mais minuciosa.
Disque Detran/SP
Informações sobre o prontuário e situação do veículo (multas, furto ou roubo)
Inclui valores de IPVA, multas pendentes do DER e da Cetesb
Tel: 900-0160 (a ligação custa R$ 3,50 por minuto)
Para consultar, converta as letras da placa em números, conforme segue, e digite no dial do telefone: por exemplo, A=01, B=02 e assim por diante, até Z=26. Depois, disque os quatro números da placa.