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Ciência da Mecânica

Olá! Estou de volta com o segundo artigo desta coluna da Mecânica Online que pretende discutir e apresentar aspectos da Engenharia Mecânica vistos sobre o ponto de vista do dia-a-dia.

No mês passado, propus uma questão sobre a sujeira acumulada na traseira de ônibus e como um leitor citou, também dos caminhões. Pelas respostas que recebí de colegas do Recife, de Porto Alegre, de Campina Grande e outros não localizados, posso concluir que há muito interesse nas questões de aerodinâmica de automóveis. Desta forma, vou propor este mês, mais uma questão sobre o assunto.

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Neste ponto, contudo, acho que vocês gostarão de saber a resposta à pergunta do mês passado e obviamente o nome do vencedor. Ah, devo confessar que estou aguardando as respostas e/ou comentários femininos!

Bem, a traseira fica suja pois a poeira do chão levantada pelas rodas ao girar em alta velocidade é arrastada, entrando na bolha de baixa pressão ali formada pela separação do ar ao longo da carroceria, onde fica circulando. Vamos ver isto melhor.

Imagine, para fixar nosso entendimento, o fluxo de ar que escoa da esquerda para a direita sobre o teto do ônibus. Lembre-se que estando no referencial do ônibus, é o ar que escoa. Chamarei este escoamento de externo. No ponto de separação, esta corrente continua pela inércia a fluir para a direita, induzindo a circulação da massa de ar contida na traseira do ônibus a escoar, também da esquerda para a direita, pela ação das forças cizalhantes. Chamarei de escoamento interno aquele que ocorre dentro da bolha.

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Pela ação da gravidade, estas “duas” correntes desenvolvem um componente vertical de velocidades, apontando para o solo, fazendo com que a altura da bolha, que ia do solo até o teto do ônibus, comece a diminuir gradualmente. Assim, temos “duas” massas de fluido circulando, ambas com componentes horizontal e vertical de velocidade, uma proveniente do escoamento externo e a outra do interno.

Eventualmente, estas duas correntes atingem o solo, onde são divididas. Parte desta massa continua seu escoamento para a direita mas a outra parte é obrigada a “fazer uma curva”, passando a se dirigir à traseira do ônibus, na “contra-mão”. Ao se aproximar dela, esta corrente encontra uma outra, mencionada anteriormente, composta de ar e sujeira (poeira, lama, gotas de água, etc), vinda da parte de baixo do ônibus e as duas sobem pela lateral do ônibus. Pelo exposto, você poderá concluir que a massa de ar dentro da bolha fica circulando no sentido horário, no caso em que o escoamento externo segue da esquerda para a direita.

Para haver a circulação, a massa de ar precisa fazer voltas em vários pontos e neles, a força centrífuga atua. Como a massa da poeira é maior, a ação da força centrífuga nela também o será, fazendo com que a poeira seja centrifugada na direção da traseira, ali grudando.

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Foi uma longa explicação mas espero que vocês todos tenham entendido. Qualquer dúvida, entrem em contato.

Analisando as respostas recebidas, concluí que a melhor do mês foi a do Ricardo Demin (rdemin@netscape.net), a quem envio meus PARABÉNS especiais. Devo dizer, contudo que tive uma certa dificuldade nesta decisão pois eu tinha outras boas respostas.

Fato é que a resposta dele foi a mais completa e por isto, merece o prêmio. ENTRETANTO, envio com prazer meus parabéns a todos aqueles que tentaram. Acho que na vida a solução é esta: fazer sempre o melhor possível.

Para não mudar ainda de assunto, pergunto a vocês: Por que os para-quedas de automóveis têm muito frequentemente aquele furo central? Um furo ali não parece ser uma maluquice, já que o objetivo do uso do pára-quedas é o de freiar mais rapidamente o carro?

Há situações ainda piores, aparentemente, quando o para-quedas do carro se assemelha a duas tiras cruzadas. Em suma: Para que isto? Pensem nos comentários que fiz nestas duas colunas e lembrem-se: a melhor resposta ganha um curso online! Abraços e até o próximo mês.

A melhor resposta vai ganhar um treinamento online da Mecânica Online; Para participar, basta enviar sua resposta para o email: wbraga@maua.mec.puc-rio.br com seu nome, email, cidade e estado.

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