terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Injeção direta x indireta: as diferenças entre as tecnologias TSI e FSI

A injeção do combustível diretamente na câmara de combustão possibilita o uso de recursos que aumenta a eficiência da combustão, por isso necessita menos combustível para produzir a mesma potência do que em um sistema indireto, emitindo menor quantidade de poluentes

Em relação ao FSI (Fuel Stratified Injection), o sistema TSI tem como diferencial a aplicação do turbocompressor, que eleva a potência, porém o sistema de injeção direta continua a ser o mesmo, mudando apenas o gerenciamento e calibragem dos componentes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O injetor está localizado no cabeçote, pulverizando o combustível direto na câmara de combustão. No sistema indireto, que equipa a grande maioria de veículos em produção no Brasil atualmente, a injeção é feita no coletor de admissão (onde se mistura ao ar) e por isso tem contato com diversas partes do motor antes de chegar ao interior do cilindro.

Sendo assim, não há mais o problema de ocorrer condensação nas paredes do coletor de admissão, cabeçote e válvulas, então há uma maior precisão na quantidade injetada.

Operação Homogênea e Operação Estratificada – O fornecimento de combustível é todo controlado sob demanda, ou seja, de acordo com o regime de funcionamento do motor haverá uma determinada vazão e pressão. São utilizadas duas bombas de combustível, uma elétrica dentro do tanque e outra mecânica de alta pressão fixada ao cabeçote e acionada por um came do comando de válvulas.

- Publicidade -

A primeira é gerenciada por um módulo via sinal PWM (Veja Box), desta forma é possível controlar a velocidade da bomba, e consequentemente a pressão (entre 3 e 6 bar) e vazão da linha, modulando a largura de pulso.

A bomba mecânica recebe o combustível, que antes passa por uma válvula reguladora, que o libera de acordo com o regime de funcionamento do motor controlando assim a pressão que será gerada para os injetores. Esta pressão varia entre 50 bar (em marcha lenta) e 110 bar (em carga plena). As linhas de alta e baixa pressão são monitoradas pela unidade de controle do motor.

Injeção homogênea X estratificada – A injeção homogênea é aquela onde o combustível se mistura ao ar de forma igual por toda a câmara de combustão entrando em combustão quando acontece a centelha. Na injeção estratificada são formadas zonas com diferentes proporções de relação ar/ combustível.

- Publicidade - Ofertas FIAT

PWM – Pulse-width modulation – PWM significa modulação por largura de pulso, isso quer dizer que é possível variar a intensidade do sinal alterando a largura de cada pulso. Para exemplificar, vamos analisar o funcionamento dos LEDs de lanterna e freio gerenciados via sinal PWM.

Para a função lanterna, são enviados pulsos estreitos numa dada frequência assim, o LED trabalha com uma potência que gera um efeito visual ideal para luz de lanterna. Já quando o pedal de freio é acionado, o módulo aumenta a largura do pulso e mantém a frequência, no caso da luz de freio, a largura do pulso aumenta em até 100% de ciclo de trabalho, então o efeito visual será de uma luz mais intensa.

O sinal PWM também é utilizado em bombas elétricas, válvula borboleta, portinholas de sistemas de climatização e outros atuadores que necessitem de controle de potência.

Veja também | Motorização 1.0 litro TSI Flex

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil