sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Tendências de Cores Automotivas 2020-21 trazem novo otimismo e ambiente positivo

A BASF lançou a sua coleção Tendências de Cores Automotivas 2020-2021 com uma variedade de tonalidades e efeitos que mostram as tendências das tintas automotivas modernas.

Os designers da Divisão de Tintas da BASF em todo o mundo criaram a coleção, chamada CODE-X, com tudo novo, desde releituras e novos tons de branco, até os pretos mais escuros, e uma variedade de cores vibrantes no meio.

- Publicidade -

“As cores servem de inspiração aos designers automotivos para veículos que estarão na estrada dentro de três a cinco anos”, afirma Marcos Fernandes, diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

Muitos têm efeitos ou texturas, o que torna uma experiência verdadeiramente tátil, bem como uma experimentação visual e emocional.

As cores-chave globais variam de um verde acinzentado, um bege quente, a um cinza grisalho.

- Publicidade -

Como o novo pensamento impulsiona grandes transições nos valores em torno da sociedade, identidade e progresso, esta coleção representa a mistura do mundo físico e digital para se manter otimista e positivo enquanto se lida com a mudança.

“A nossa região, que reúne grandes fabricantes de veículos globais, também teve um estudo indicando as cores que servirão como inspiração”, diz Fernandes.

América do Sul – Divertido e despretensioso – As cores-chave da América do Sul são divertidas e despretensiosas, com uma grande variedade de efeitos dinâmicos.

- Publicidade -

Junto a um certo nível de seriedade e de uma dimensão de espírito livre da sociedade, o novo design flui daqueles que entendem que os desafios são enormes e cheios de propósito.

“A noção de que o ritmo rápido da tecnologia já não é surpreendente é evidenciada por uma paleta que vai desde cores suaves até tons mais quentes e tradicionais”, comenta Paul Czornij, Chefe de Design, Américas da BASF. “A gama de cores credencia para designs responsáveis e empáticos”.

América do Norte – Graciosidade e simplicidade – Os designs futuros de cores da América do Norte procuram desenvolver tecnologias avançadas de coloração que exibam uma maior sensibilidade para o ambiente e para tópicos automotivos de tendência, como a mobilidade e o meio ambiente. Graciosidade e simplicidade serão o aspecto de uma profunda “tecno-sofisticação”.

“Não é raro pressupor que a gestão tecnológica domine a pesquisa, mas é revigorante ver o quanto o consumidor está disposto a renunciar às normas tradicionais de beleza para satisfazer o apetite por designs de cores inteligentes e responsáveis”, considera Czornij.

Europa, Oriente Médio e África – Posições ousadas e distintas – As cores-chave da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) são suaves, tranquilizantes e com posições ousadas, novas e distintas.

Há uma enorme variedade de efeitos nessas cores que são inevitáveis, mas acessíveis. Existem elementos para ver, para explorar e com que se surpreender.

“Estamos em uma época em que nada é igual. Podemos fazer referência às cores antigas, mas acrescentar algo novo, algo diferente”, explica Mark Gutjahr, Chefe de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia-Pacífico – Atitude positiva e flexível – As cores-chave da Ásia-Pacífico refletem uma atitude positiva e flexível para a mudança, a ação e o futuro. São cores quentes e emotivas com um estado de espírito estável.

Não são pretos ou brancos, mas cores mais desfocados e flutuantes, como a emoção humana.

“A individualidade é a tendência em jogo aqui. Vivemos para o presente e queremos tornar o futuro melhor”, afirma Chiharu Matsuhara, Chefe de Design, Ásia-Pacífico.

“Tentamos desfrutar da vida e ser o mais positivos possível, e mudar o que fizemos no passado”.

Expertise de cor da Divisão de Tintas – Todos os anos, os designers da Divisão de Tintas da BASF estudam as tendências futuras que utilizam como base para o desenvolvimento da superfície, da textura e das posições de cor.

Eles se inspiram em muitas influências, incluindo a indústria, a moda, os produtos de consumo e a natureza. Eles compartilham as suas pesquisas com os clientes da BASF – os designers automotivos – e ajudam a desenvolver as cores do futuro.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn