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Aston Martin Valhalla: o supercarro híbrido que define a maestria de dirigir

A jornada transformacional da Aston Martin dá um grande passo à frente com o carro-conceito Valhalla, trazido para a realidade de produção como um extraordinário supercarro híbrido de motor central, verdadeiramente focado no motorista.

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Liderado pelo CEO da Aston Martin, Tobias Moers, o Valhalla é o produto mais recente e mais significativo da estratégia Project Horizon da marca até o momento.

Um carro que irá ampliar o portfólio de modelos para refletir a presença da Aston Martin na Fórmula 1, estabelecer os melhores padrões da classe em desempenho, comportamento dinâmico e prazer de dirigir, e conduzir a transição da combustão interna para o híbrido e para trens de força totalmente elétricos.

O Presidente Executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll, afirma: “O Valhalla, primeiro supercarro de motor central de produção da Aston Martin, é um momento verdadeiramente transformacional para esta marca ultra-luxuosa.

O lançamento do Valhalla demonstra o compromisso da Aston Martin de construir uma linha de carros com motor central excepcionais, um estágio crucial na expansão de nossa linha de produtos.

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Também pareceu apropriado revelar este supercarro deslumbrante, com tendência para a pista, no lar do automobilismo e na casa da Aston Martin Cognizant Formula One Team, e enfatizar o retorno da Aston Martin ao Grande Prêmio da Inglaterra pela primeira vez em mais de 60 anos, um verdadeiro marco”.

Construído com chassis, aerodinâmica e eletrônica forjados na Fórmula 1, e uma tecnologia de trem de força híbrido de ponta em seu coração, o Valhalla é uma vitrine tecnológica formidável.

No entanto, longe de projetar o motorista para fora do circuito, o único foco da Valhalla é envolvê-los em um novo tipo de experiência de condução de um supercarro.

Uma experiência que traz emoção, prazer e envolvimento do motorista sem precedentes para o topo do setor de supercarros.

Com manuseio preciso, níveis prodigiosos de carga aerodinâmica e uma mistura de tirar o fôlego de torque instantâneo e a intensidade de um cintilante motor V8, a fusão de emoção crua e eficiência híbrida do Valhalla reflete uma nova era.

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Definido por uma mudança de atitudes e expectativas que exige que os supercarros contemporâneos não sejam apenas sensacionais de se ver e emocionantes de dirigir, mas que realmente reflitam a tecnologia empregada no mais alto nível do automobilismo.

Como tal, o Valhalla está na vanguarda; um autêntico Aston Martin de corrida da próxima geração, projetado em torno do motorista, para o motorista e construído para ser apreciado.

O Valhalla anuncia uma nova definição de Aston Martin.

Com um trem de força central a gasolina e bateria elétrica de 950 cv, nova estrutura de fibra de carbono e aerodinâmica moldada pela filosofia pioneira vista pela primeira vez no revolucionário Aston Martin Valkyrie, o Valhalla trará o equilíbrio perfeito entre desempenho de hipercarro, trem de força avançado, dinâmica de condução e materiais sofisticados exclusivos para realmente redefinir o segmento de supercarros.

Para um verdadeiro engenheiro como Moers, o Valhalla marca o momento em que a Aston Martin cumpre promessas anteriores.

Diz ele: “Preservar a essência de um carro-conceito excepcional é vital ao enfrentar o desafio de colocá-lo em produção. Com o Valhalla, não apenas permanecemos fiéis ao nosso compromisso de construir um supercarro de classe mundial como também excedemos nossos objetivos originais. O resultado é uma pura máquina de pilotar − aquela que existe na vanguarda em desempenho e tecnologia, mas permite que o motorista sinta a emoção de uma conexão e controle completos”.

No coração de Valhalla está seu novo trem de força PHEV com três motores. O principal deles é um V8 biturbo de 4 litros montado na parte central traseira.

É o motor V8 mais avançado, responsivo e de melhor desempenho já instalado em um Aston Martin, com virabrequim plano para maior capacidade de resposta.

Acelerando até 7.200 rpm e desenvolvendo 750 cv, ele envia tração exclusivamente para o eixo traseiro.

Ele exala pelo sistema de escapamento leve com abas ativas um som com caráter autenticamente Aston Martin, ajustável e autêntico, e possui saídas de escape na parte superior para maximizar as sensações visuais e auditivas.

Complementando este novo motor V8, um sistema híbrido de bateria de 150 kW/400 V utilizando um par de motores elétricos (E-Motors), um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro.

O sistema elétrico contribui com mais 204 cv para uma entrega de potência combinada de 950 cv. Quando conduzido no modo EV, a energia da bateria é direcionada exclusivamente para o eixo dianteiro.

Em outros modos de condução, a energia da bateria é dividida entre os eixos dianteiro e traseiro e a porcentagem enviada para cada eixo varia constantemente, de acordo com as demandas de direção. Em certas situações, 100% da energia da bateria pode ser enviada para o eixo traseiro, complementando a força total do ICE V8 para desempenho máximo.

Completando o trem de força está uma transmissão DCT de 8 velocidades totalmente nova. Projetada e construída exclusivamente para a Aston Martin, esta nova caixa de câmbio com paddle shift foi desenvolvida especificamente para a era híbrida.

Apresentando e-reverse (ré que utiliza os motores elétricos e, portanto, economiza peso ao dispensar a necessidade de uma marcha à ré convencional), a transmissão também possui um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (E-Diff) no eixo traseiro para tração máxima e agilidade de condução.

A energia elétrica também é usada para melhorar o controle e a resposta em baixa velocidade, bem como fornecer capacidade de reversão.

E, graças ao torque instantâneo dos E-Motors, o sistema híbrido auxilia o motor V8 a oferecer uma aceleração a partir da imobilidade sensacional e uma resposta engatada.

O desempenho perfeito é auxiliado pelo E-Motor e o V8 ICE sendo capaz de operar diferentes marchas no DCT simultaneamente, o que permite uma entrega de torque máximo de 1000 Nm.

Rodando no modo somente elétrico (EV), o Valhalla será capaz de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h e ter 15 km de autonomia com emissão zero.

O CO2 previsto (norma WLTP) é inferior a 200 g/km. Liberando todos os 950 cv, o Valhalla alcançará velocidade máxima de 330 km/h e fará de 0 a 100 km/h em aproximadamente 2,5 segundos. Um tempo de volta de 6min30s em Nürburgring Nordschleife está sendo almejado.

Ralph Illenberger, Chefe de Engenharia de Powertrain, afirma: “O Valhalla é a nossa primeira oportunidade de realmente mostrar do que somos capazes no verdadeiro sentido de produção. Criamos nosso próprio motor V8 refrigerado a ar e o combinamos com um potente sistema híbrido. E, é claro, também temos nossa própria transmissão de dupla embreagem feita sob medida − uma inovação para a Aston Martin e um componente essencial para o Valhalla e modelos futuros da Aston Martin. O resultado é um trem de força verdadeiramente de classe mundial, feito especialmente para um supercarro eficiente e de alto desempenho”.

Em termos de estrutura, o Valhalla é construído em torno de um novo chassi de fibra de carbono para máxima rigidez e mínimo peso. A suspensão dianteira é como na Fórmula 1, com molas e amortecedores montados na parte interna, reduzindo a massa não suspensa e oferecendo um pacote brilhante.

Junto com o projeto multilink da traseira, o Valhalla usa molas de ajuste variável (Multimatic Variable Spring) e amortecedores adaptativos (Adaptive Spool Valve, ASV) fornecendo frequência de deslocamento ajustável para desempenho excepcional em estrada e pista.

Além de uma suspensão mais rígida, o modo Track reduz drasticamente a altura em relação ao solo para maximizar a carga aerodinâmica. Na outra extremidade da escala de velocidade, um sistema de elevação do eixo dianteiro levanta a frente do carro para melhorar o ângulo de abordagem em inclinações como guias e valetas.

A rigidez inerente do chassi de carbono significa que as cargas de suspensão podem ser controladas com precisão absoluta e que cada movimento do volante (assistido eletricamente) seja traduzido fielmente em uma mudança de direção imediata e intuitiva.

Freios de alto desempenho Carbon Ceramic Matrix (completados com tecnologia brake-by-wire) garantem um poder de frenagem excepcional.

Pneus Michelin (20 polegadas na frente e 21 na traseira) desenvolvidos sob medida, especificamente para o Valhalla, e fornecem um nível importantíssimo de excelência.

Esta conexão íntima e não corrompida entre o motorista e o carro está no cerne da experiência Valhalla, com materiais e sistemas eletrônicos avançados servindo apenas para aumentar o prazer, a confiança e a sensação de controle total do motorista.

Com uma meta de peso seco de menos de 1.550 kg, o Valhalla terá uma relação peso-potência incomparável em comparação com seus rivais de classe.

Peso de um tipo diferente − aquele gerado pela carga aerodinâmica − também desempenha seu papel nas capacidades dinâmicas incomparáveis do Valhalla.

Beneficiando-se de um fluxo descendente, herdado da filosofia aerodinâmica inspirada na Fórmula 1 do hipercarro Aston Martin Valkyrie, o Valhalla emprega uma combinação de superfícies aerodinâmicas ativas − especificamente as superfícies dianteiras e traseiras − e gerenciamento magistral do fluxo de ar sob a carroceria por meio de túneis venturi.

A 241 km/h, as superfícies aerodinâmicas meticulosamente esculpidas do Valhalla geram impressionantes 600 kg de downforce, o suficiente para proporcionar uma poderosa capacidade de fazer curvas em alta velocidade e uma estabilidade inabalável.

A busca por carga aerodinâmica exige funcionalidade sem compromisso. Ao trabalhar habilmente o fluxo de ar sob o carro, a equipe de projetos da Aston Martin ficou com uma superfície superior da carroceria limpa, com a qual criou-se uma forma memorável com motor central − original e inconfundivelmente Aston Martin.

Sem a necessidade de asas agressivas que se projetam na corrente de ar, a carroceria predominantemente de fibra de carbono do Valhalla combina função e beleza da maneira que convém a uma nova geração de supercarros com motor central.

Espetaculares portas diédricas com dobradiças dianteiras impressionam no início e no final de cada jornada, enquanto os recortes no telhado facilitam a entrada e a saída.

Uma tomada de ar de teto envia ar diretamente ao motor V8, com entradas adicionais (laterais e traseiras) e aberturas sendo integradas suavemente ao estilo geral da carroceria.

O Valhalla, primeiro supercarro com motor central de produção em série das marcas de luxo, estará disponível com direção à esquerda e à direita, expandindo seu apelo nos mercados internacionais.

A cabine do cockpit foi aumentada em comparação com o Aston Martin Valkyrie, embora muitas características inspiradas na Fórmula 1 permaneçam, como um design de cockpit com ergonomia simples e clara, claramente focada no motorista.

Um novo e inovador sistema Aston Martin HMI apresenta tela central de toque e incorpora Apple CarPlay e Android Auto. Pedais e coluna de direção ajustáveis permitem que as bases do assento sejam fixadas à estrutura do chassi. Os espaços para os pés também são elevados para uma posição baixa do quadril ao calcanhar, que lembra um carro de Fórmula 1.

Para o Diretor de Criação da Aston Martin, Marek Reichman, o Valhalla é uma oportunidade para a equipe de design da Aston Martin expressar desempenho extremo com forma e proporção renovadas, e capturar a abordagem ousada de futuro da marca: “Quando criamos o conceito Valhalla, estávamos ansiosos para enfatizar o legado de design do Aston Martin Valkyrie e essa intenção permanece inalterada. Mas a execução evoluiu consideravelmente para alcançar a produção deste carro totalmente novo. Embora o legado de Valkyrie seja claro, o Valhalla é agora uma peça de design mais madura e totalmente resolvida. Combina a função aerodinâmica pura que você esperaria de uma marca competindo na Fórmula 1 junto com a forma bonita, proporções marcantes e detalhamento exemplar pelos quais a Aston Martin é conhecida”.

Os faróis Full LED Matrix com funcionalidade e feixe de luz adaptáveis oferecem excelente visão para a frente no escuro, e o ar condicionado de zona dupla oferece alto nível de conforto aos ocupantes.

Para cumprir os mais recentes requisitos legais, o Valhalla também incorpora os mais recentes Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista.

Isso inclui Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Dianteira, Controle de Cruzeiro Ativo, Monitoramento de Ponto Cego e Câmera de Estacionamento com Visão Traseira (com opção de Visão Surround).

O desenvolvimento dinâmico do Valhalla será tarefa da premiada equipe da Aston Martin e complementado com um invejável conjunto de talentos que também inclui os pilotos da Aston Martin Cognizant Formula One Team: Sebastian Vettel, Lance Stroll e Nico Hulkenburg.

Eles darão sua perspectiva inestimável ao projeto e trarão autenticidade adicional a um carro que possui uma conexão clara com as máquinas de GP da Aston Martin.

O Valhalla é um Aston Martin de nova geração, que define um novo motorista e uma nova experiência de direção – “o Mestre da Pilotagem”, um verdadeiro supercarro britânico, ultra-luxuoso e exclusivo. Ele virá para o Brasil apenas mediante encomenda.

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