Você chega no posto e manda encher o tanque de combustível. Consultando o computador de bordo você vai saber qual a autonomia esperada com o combustível líquido no tanque, o que não é muito diferente no veículo elétrico.
Andando de boa seu carro é econômico? O mesmo acontece com o elétrico. Sua forma de condução vai influenciar no consumo de energia.
E uma das principais especificações em qualquer folha de dados de um veículo elétrico é o alcance estimado, ou seja, a quantidade de quilômetros que seu novo veículo pode viajar com uma única carga – a autonomia. Naturalmente, você vai querer o máximo de bateria pelo seu investimento.
Assim como acontece com o combustível líquido, é preciso entender como é realizado o teste para comparar a autonomia de um veículo elétrico (VE).
O alcance estimado para veículos elétricos é determinado por meio de um teste de eficiência energética de uma das várias organizações certificadas. Nos EUA, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) tem a tarefa de calcular a faixa operacional com uma única carga antes que um VE vá para o mercado.
O consumo de energia de um determinado VE é determinado em um laboratório usando procedimentos padronizados exigidos por lei federal.
Cada veículo é, de fato, testado em um dispositivo semelhante a uma esteira, chamado dinamômetro. O EV nunca se move de fato, apenas os rolos sob suas rodas o fazem.
Cada EV é testado depois de passar a noite tendo sua bateria totalmente carregada.
Um motorista profissional percorre as condições de direção na cidade ou rodovia até que a bateria se esgote.
A bateria descarregada é então totalmente recarregada para que um técnico possa determinar o consumo de energia do EV.
Isso é feito pegando os quilowatts-hora (kWh) de energia necessários para recarregar a bateria e dividindo-a pelo número de quilômetros percorridas no dinamômetro.
Muitos motoristas argumentariam que seu alcance real de quilômetros não corresponde ao alcance estimado da EPA para seu veículo elétrico.
Isso porque as condições de direção e o estilo de direção que uma pessoa desempenha tem um papel importante na vida útil da bateria.
Independentemente do alcance real, o alcance estimado da EPA é uma referência certificada para ajudar a entender todo o potencial de um veículo elétrico antes da sua compra.
O que encontramos na prateleira dos VEs?
Tesla Model 3 Longo Alcance – Com novas atualizações em andamento nos modelos veteranos da Tesla em 2021, o sedã Tesla Model 3 Long Range atualmente é o modelo de maior alcance das montadoras. Como o segundo EV mais novo e mais barato da Tesla, o Model 3 rapidamente se tornou o carro elétrico mais vendido da história.
O Tesla Model 3 atual encabeça esta lista com um EPA estimado 568 quilômetros em uma única carga.
Tesla Model Y de longo alcance – Ele pode viajar segundo os dados da EPA até uma autonomia estimada de 524 quilômetros.
Ford Mustang Mach-E CA Route 1 Edition – Falando em novos EVs para chegar ao mercado, o nome familiar da Ford deu tudo de si na jornada em direção aos veículos totalmente elétricos.
Em um movimento do tipo “ainda estamos na moda e também nos preocupamos com o planeta”, a Ford decidiu adaptar um de seus veículos de maior sucesso, o Mustang para emissões zero. O Mustang Mach-E da Ford começou a sair das linhas de montagem na América no ano passado com muito entusiasmo em torno dele.
Este Mustang elétrico pode viajar segundo a EPA uma autonomia de 490 quilômetros com uma única carga.
Hyundai Kona Electric – 415 quilômetros de autonomia;
Porsche Taycan 4S – 365 quilômetros de autonomia;
Audi e-tron – 357 quilômetros de autonomia.
Veículo elétrico | EPA em km | Data de lançamento (mundial) |
Lucid Air Grand Touring | 832 | Final de 2021 (TBC) |
Lucid Air Dream Edition | 809 | Segundo semestre de 2021 |
Mercedes-Benz EQS | 784 | Final de 2021 |
Tesla Model S de longo alcance ** | 652 | Disponível |
Lucid Air Touring | 653 | Final de 2021 (TBC) |
Tesla Model S Plaid ** | 637 | Disponível |
Tesla Model 3 Long Range | 568 | Disponível |
Tesla Model Y de longo alcance | 525 | Disponível |
Desempenho do Tesla Model 3 | 507 | Disponível |
Ford Mustang Mach-E CA Route 1 Edition | 491 | Disponível |
Tesla Model Y | 488 | Disponível |
Rivian R1T Launch Edition | 483 | Setembro de 2021 |
Rivian R1S Launch Edition | 483 | Outono 2021 |
Ford Mustang Mach-E Premium | 483 | Disponível |
Ford Mustang Mach-E Primeira Edição | 434 | Disponível |
Ford Mustang Mach-E GT | 434 | Disponível |
Tesla Model 3 Standard Range Plus | 423 | Disponível |
Ford Mustang Mach-E GT | 418 | Disponível |
Chevy Bolt (2022) | 417 | Disponível |
Hyundai Kona Electric | 415 | Disponível |
Volkswagen ID.4 | 402 | Disponível |
Chevy Bolt EUV (2022) | 397 | Disponível |
Polestar 2 | 375 | Disponível |
Ford Mustang Mach-E Select | 339 | Disponível |
Kia Nero EV | 385 | Disponível |
Audi e-tron GT | 385 | Dezembro de 2021 |
Jaguar I-Pace | 377 | Disponível |
Audi RS e-tron GT | 373 | Dezembro de 2021 |
Porsche Taycan 4S | 365 | Disponível |
Nissan Leaf Plus | 364 | Disponível |
Audi e-tron | 357 | Disponível |
Porsche Taycan Turbo | 341 | Disponível |
Volvo XC40 Recharge | 335 | Disponível |
Porsche Taycan Turbo S | 323 | Disponível |
BMW i3 e i3s com extensor de alcance | 322 | Disponível |
Hyundai Ioniq Electric | 274 | Disponível |
BMW i3 e i3s | 246 | Disponível |
MINI Cooper Electric | 177 | Disponível |