sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Aprenda a ouvir os amortecedores

A observação com frequência pode evitar imprevistos e prolongar a vida dos pneus e de outros componentes do veículo

Os amortecedores têm três funções básicas. Manter o contato dos pneus com o piso e controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas.

Eles também proporcionam conforto, estabilidade e segurança ao veículo.

- Publicidade -

Na maioria dos automóveis, o amortecedor é instalado entre o chassi do veículo e a roda, fazendo parte da suspensão.

De acordo com Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal, muitos motoristas e mecânicos acreditam que só a quilometragem é responsável para indicar a vida útil de um amortecedor.

“Na verdade, os amortecedores não têm funcionamento pré-determinado. Eles podem precisar de substituição antes de 20 mil ou mais de 80 mil quilômetros, dependendo das condições de uso. Em carros que circulam por terrenos irregulares, por exemplo, a troca costuma acontecer antes. Já nos de vias bem-pavimentadas, mais para frente. Todavia, não existe uma regra determinante”, explica Salles acrescentando que o excesso de carga e molas fadigadas também são fatores que aceleram o desgaste dos amortecedores.

- Publicidade -

Mas qual é o momento exato de trocar o componente? Uma das dicas para saber o momento exato da substituição é verificar a estabilidade do veículo e o conforto ao dirigir.

Outra ação é observar se existem manchas de lubrificantes presentes entorno das peças, no jargão da mecânica se diz vazando óleo.

Também com o veículo estacionado, procure balança-lo horizontalmente, caso a carroceria se movimente acima do normal e fazendo barulhos, é sinal que pode existir avarias.

- Publicidade -

Outra opção é levar o veículo a mais de 120 lojas da DPaschoal. Nas unidades, o motorista pode medir e testar 40 itens do veículo, inclusive os amortecedores.

Quem fica responsável por avaliar os componentes é a ferramenta de análise AudioShock, patenteada e de uso exclusivo, desenvolvida pelo engenheiro Renan Monteiro com o CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da DPaschoal).

O equipamento consegue captar o som dos movimentos de abertura e fechamento da válvula interna do amortecedor, por meio de um microfone especial colocado no corpo do amortecedor.

Ou seja, de acordo com o ruido é possível avaliar, com 97% de assertividade, a condição do amortecedor sem necessidade de desmontá-lo do carro.

O equipamento também permite que as ondas sonoras sejam visualizadas pelo técnico e pelo cliente em um desenho gráfico parecido com um eletrocardiograma por meio do aplicativo AudioShock instalado no celular.

A ferramenta, bem como as outras utilizadas para a medição, faz parte da transformação de postura da DPaschoal, que se tornou uma referência por usar uma metodologia de diagnóstico que mede e testa a vida útil das peças do veículo antes da troca.

Todos ganham com o sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes.

Os números da logística reversa surpreendem: a DPaschoal deixou de trocar desnecessariamente 2,5 milhões de pneus e peças.

Logo após a implantação do programa, a satisfação do atendimento da DPaschoal ultrapassou a marca de 80%, já a venda de amortecedores caiu mais 50%.

“É comum que o mecânico faça o diagnóstico do amortecedor apenas com base na quilometragem, quando o consumidor reclama que ele está batendo ou quando pede uma revisão. Essa abordagem pode não ser muito assertiva, pois a real condição de um amortecedor depende de uma série de fatores, sendo a troca apenas necessária mediante um diagnóstico preciso. AudioShock mostra, de forma eficiente efetiva, as condições de uso dos amortecedores, municiando o cliente com informações, antes que ele decida ou não pela substituição destas peças”, explica Salles.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn