A Stellantis está na “Lista Forbes 10 Empresas Mais Inovadoras do Brasil 2021”, reconhecimento da publicação de economia e negócios que premia 10 grandes empresas do país com insights que fazem a diferença no mercado. A Stellantis é a única empresa do setor automotivo na prestigiosa lista.
“A Stellantis é uma empresa voltada para a inovação e o futuro da mobilidade, sempre em busca de talentos e competências capazes de acelerar e ampliar nossos resultados na busca de soluções inovadoras”, ressalta Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina.
Vários países do mundo são capazes de produzir automóveis, mas pouquíssimos detêm o controle sobre o ciclo tecnológico completo de desenvolver, projetar, testar e produzir veículos, dominando todas as etapas de Engenharia e Design. Este conjunto de competências foi solidamente implantado pela Stellantis no Brasil, que se consolida como um centro mundial de Inteligência Automotiva.
A empresa se destaca por seu processo de Transformação Digital. Este é um movimento abrangente e está estruturado em cinco clusters:
-Manufatura digital
-Jornada digital do cliente
-Novos negócios digitais
-Serviços e veículos conectados
-Digital backoffice (digitalização de processos internos).
“A empresa está fortemente empenhada para que a inovação seja, de fato, um pilar da cultura que estrutura de forma transversal e consistente todas as áreas. O processo envolve fornecedores, concessionários e um ecossistema de parceiros tecnológicos de diferentes atuações, no contexto de inovação aberta e colaborativa. É um movimento contínuo, pois, a cada momento, novas soluções surgem e são implementadas”, explica André Souza, CIO da Stellantis para a América do Sul.
O alto grau de digitalização de processos permitiu que o Polo Automotivo Stellantis de Goiana se tornasse a primeira instalação industrial automotiva da América Latina a operar sistemas integrados através de uma rede privada de 5G, em uma parceria tecnológica pioneira com a TIM e a Accenture.
“Este é o primeiro passo para tornar o Polo Automotivo de Goiana a primeira planta industrial do setor integrada com base na tecnologia 5G. É uma conquista que confirma a vocação da Stellantis para a inovação com foco na satisfação do cliente. Queremos estar na vanguarda da nova tecnologia e das possibilidades trazidas pelo 5G”, acrescenta Antonio Filosa.
O projeto-piloto implantado envolve Inteligência Artificial, Visão Computacional, Cloud Computing e Internet das Coisas, integrados ao chão de fábrica e aplicados à manufatura.
Entre outros destaques da Stellantis no campo da inovação, estão a implantação de plataformas em carros conectados, como ConnectMe em carros Fiat e Adventure Intelligence em veículos Jeep, além da plataforma de e-commerce Cart.
Cart é a plataforma de e-commerce da Stellantis, que já reúne importantes parceiros e permite uma nova jornada para o cliente. É sinônimo de tecnologia, conectividade, mobilidade e inovação, sendo uma iniciativa pioneira no setor automotivo, proporcionando uma mobilidade conectada, segura e fluida.
A solução tem o objetivo de otimizar o tempo e a jornada de mobilidade do usuário com o carro, gerando novas experiências. Por meio do aplicativo, em um único lugar, o cliente consegue realizar diversas funções pela central multimídia do veículo, acessando inúmeros produtos e serviços de modo prático e ágil. É necessário apenas baixar o app e cadastrar um cartão de crédito para ter acesso às múltiplas funções.
A lista de Forbes – O resultado, divulgado na edição corrente da revista, foi definido pela Forbes em colaboração de especialistas e entidades focadas em disrupções vitoriosas.
Participaram da avaliação: Anderson Criativo, CEO do Onovolab; Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital; Cleber Soares, secretário adjunto de inovação, desenvolvimento rural e irrigação do Ministério da Agricultura; Cubo Itaú; Diego Bonaldo Coelho, professor da ESPM e da Fundação Instituto de Administração (FIA); Endeavor Brasil; Inovabra Habitat; Itali Peroni Collini, diretora de estratégias de inovação para o Brasil da 500 Stratups; Luiz Carlos Di Serio, professor titular da Fundação Getúlio Vargas e membro do Centro de Inovação da FGV-Eaesp; Marcelo Nunes da Silva, diretor geral do Parque Tecnológico São José dos Campos; Moacir de Miranda Oliveira Júnior, professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
As 10 empresas contempladas pela revista, além de Stellantis, são: Conexa, Corteva, Embraer, Grupo Fleury, Magalu, NTT Data, Raizen, Syngenta e Weg.