Todos os dias ouvimos sobre os veículos do futuro não é mesmo? Quando será que esse futuro vai chegar? Ele já está chegando a todo momento. A indústria automotiva continua sua evolução constante, passando por uma transformação global, na busca da melhor eficiência energética, econômica, da mobilidade e segurança.
Essa semana tive a oportunidade de conversar com Uwe Class, vice-presidente de Desenvolvimento de Sistemas Avançados do Grupo ZF, diretamente da Alemanha, sobre o futuro do automóvel.
A primeira afirmação é que os veículos do futuro serão definidos por software, mas o que isso vai mudar para o consumidor, para a indústria automotiva?
Bits e bytes têm permitido que componentes dos veículos se comuniquem umas com as outras por quase cinco décadas, desde que as primeiras unidades de controle eletrônico (ECUs) foram instaladas em carros na década de 1970.
Atualmente os veículos podem ter até 100 ECUs diferentes. Cada uma delas inclui seu próprio software. Em novas e futuras plataformas de veículos, a arquitetura elétrica e eletrônica (arquitetura E / E) vai mudar drasticamente.
As funções de software se afastam de controladores descentralizados para um sistema centralizado com apenas algumas unidades de controle de domínio dedicadas (DCUs), por exemplo, para funções de direção automatizadas.
Todos esses aplicativos de software se beneficiam de uma integração de sistema de gerenciamento de plataforma de middleware – funciona como um “mediador” entre o sistema operacional de um computador veicular e seus aplicativos de software.
As principais funções do middleware são a abstração do hardware de computação de aplicativos de software portáteis e a comunicação entre esses aplicativos perfeitamente integrada, permitindo maior eficiência no funcionamento e comunicação, além de economia.
Esta abordagem minimiza as interfaces, garante uma comunicação rápida com todas as partes do sistema e pode ajudar a reduzir significativamente a complexidade da integração do sistema para as montadoras.
A arquitetura aberta de hardware e software permite um processo de desenvolvimento acelerado e aprimorado entre a ZF, fabricantes de veículos e outros parceiros – desde a primeira etapa de desenvolvimento e durante toda a vida útil do veículo.
Como resultado, as montadoras e os clientes finais se beneficiam de funções inovadoras de veículos que são sempre de última geração.
Dependendo da arquitetura de software da montadora é possível uma solução de plataforma completa até módulos únicos que podem ser integrados à plataforma de software do fabricante.
Dessa forma, o veículo do futuro contará com altos níveis de rede e automação definidos por software. Mas um “carro definido por software” é muito mais do que um “smartphone sobre rodas”, mesmo que a operação do veículo se pareça cada vez mais com a de um smartphone.
A diferença é a qualidade e a quantidade de sistemas de hardware que precisam ser conectados de forma inteligente por uma plataforma de software para ajudar a transportar as pessoas com conforto e segurança.
“O novo middleware ZF sustenta a afirmação da ZF de ser um dos fornecedores líderes mundiais de sistemas para o carro definido por software do futuro”, disse o Dr. Dirk Walliser, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia da ZF.
“Nossos clientes se beneficiam de processos de desenvolvimento acelerados e complexidade reduzida significativamente ao integrar hardware e software. Ao longo da vida útil do veículo, as funções podem ser atualizadas ou oferecidas adicionalmente sob demanda”.
Os carros do futuro serão cada vez mais autônomos, inteligentes, conectados e seguros.
Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.