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Carregamento elétrico por indução se torna realidade na Arena do Futuro

Inauguração do circuito “Arena del Futuro” ('Arena do Futuro') construído pela A35 em colaboração com Stellantis e outros parceiros, para testar em campo o carregamento elétrico revolucionário com indução dinâmica

Depois de anos de intensos estudos aprofundados, a “Arena Del Futuro” – o circuito construído pela A35 Brebemi, a ligação da auto-estrada direta entre Brescia e Milão, em colaboração com Stellantis e outros parceiros internacionais, públicas instituições e universidades – agora se tornou uma realidade. Seu objetivo é testar em campo o carregamento elétrico revolucionário com indução dinâmica.

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Depois de identificar as tecnologias de eletrificação de estradas e fazer o ajuste fino do circuito, dá-se início à fase 3 do projeto, com foco no piloto da tecnologia em uso.

A inauguração do circuito de 1.050 metros foi realizada com sucesso. Localizado em uma área privativa da autostrada A35 próximo à saída Chiari Ovest, é alimentado com uma potência elétrica de 1 MW.

A “Arena del Futuro” está agora pronta para testar em campo a tecnologia inovadora usada para carregar veículos elétricos quando eles são conduzidos no circuito.

Para isso, os primeiros veículos (New 500 e o caminhão Iveco E-Way) foram equipados para testar o sistema e já rodaram muitos quilômetros, com resultados mais do que encorajadores.

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O objetivo é demonstrar como o sistema DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) – principal característica da “Arena del Futuro” – está se mostrando um dos melhores candidatos para dar respostas imediatas e concretas no que se refere aos requisitos de descarbonização e sustentabilidade ambiental no setor de mobilidade.

Participação Stellantis’ neste projeto, assim, faz parte da estratégia de eletrificação ilustrado pela Companhia em sua Dia EV em 08 de julho th , 2021. O principal objetivo é oferecer aos clientes não apenas veículos de ponta, com grande alcance e ultra-carregamento rápido velocidades, mas também um ecossistema de serviços que pode atender todas as necessidades de uma base de clientes cada vez mais exigente.

Até 2025, a Stellantis planeja investir mais de € 30 bilhões em eletrificação e desenvolvimento de software, com o objetivo de apoiar os planos de descarbonização e, simultaneamente, garantir a satisfação do cliente “melhor da classe”, em todo o mundo.

Para Anne-Lise Richard, Chefe da Unidade de Negócios Global e-Mobility da Stellantis: “esta é uma solução de ponta para fornecer uma resposta concreta às questões de alcance e cobrança, que preocupam os clientes.

“Para dar seguimento aos anúncios feitos no EV Day, Anne-Lise Richard afirmou: “Estamos a acelerar o nosso papel de definir a mobilidade do futuro e, neste sentido, a tecnologia DWPT parece-nos estar em linha com o nosso desejo de oferecem uma resposta concreta às necessidades dos clientes. Carregar veículos enquanto eles estão em movimento oferece vantagens claras em termos de tempo de carregamento e tamanho de suas baterias.”

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A oferta potencial de serviços inovadores como o sistema DWPT ajudará a Stellantis a cumprir as desafiadoras metas de eletrificação anunciadas em seu EV Day: mais de 70% dos veículos que vende na Europa e mais de 40% dos vendidos nos Estados Unidos serão veículos de baixa emissão (LEVs) até 2030.

Usando o DWPT, os veículos elétricos podem ser carregados “sem fio”, conduzindo-os em faixas com fio com um inovador sistema de curvas instalado sob o asfalto. Esta tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um “receptor” especial, que transfere para a bateria a energia que chega da infraestrutura rodoviária, visando um sistema de mobilidade “zero emissões”.

Ao mesmo tempo, as tecnologias avançadas de conectividade sobre IOT (Internet of Things) garantirão a máxima segurança viária, possibilitada pelo diálogo constante entre a autostrada e os veículos que nela circulam. A superfície da estrada também será otimizada para torná-la mais durável sem alterar a eficiência e eficácia da carga indutiva.

Este projeto é o primeiro exemplo de inovação colaborativa para a mobilidade “emissões zero” de pessoas e bens. A35 Brebemi-Aleatica e Stellantis – junto com ABB, Electreon, FIAMM Energy Technology, IVECO, IVECO Bus, Mapei, Pizzarotti, a Universidade Politécnica de Milão, Prysmian, TIM, Roma Tre e Universidades de Parma, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária – já deram um passo importante e extremamente concreto com a “Arena del Futuro”, recentemente citada pela prestigiosa revista Time como uma das 100 invenções mais importantes de 2021.

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