sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Carregamento elétrico por indução se torna realidade na Arena do Futuro

Inauguração do circuito “Arena del Futuro” ('Arena do Futuro') construído pela A35 em colaboração com Stellantis e outros parceiros, para testar em campo o carregamento elétrico revolucionário com indução dinâmica

Depois de anos de intensos estudos aprofundados, a “Arena Del Futuro” – o circuito construído pela A35 Brebemi, a ligação da auto-estrada direta entre Brescia e Milão, em colaboração com Stellantis e outros parceiros internacionais, públicas instituições e universidades – agora se tornou uma realidade. Seu objetivo é testar em campo o carregamento elétrico revolucionário com indução dinâmica.

Depois de identificar as tecnologias de eletrificação de estradas e fazer o ajuste fino do circuito, dá-se início à fase 3 do projeto, com foco no piloto da tecnologia em uso.

- Publicidade -

A inauguração do circuito de 1.050 metros foi realizada com sucesso. Localizado em uma área privativa da autostrada A35 próximo à saída Chiari Ovest, é alimentado com uma potência elétrica de 1 MW.

A “Arena del Futuro” está agora pronta para testar em campo a tecnologia inovadora usada para carregar veículos elétricos quando eles são conduzidos no circuito.

Para isso, os primeiros veículos (New 500 e o caminhão Iveco E-Way) foram equipados para testar o sistema e já rodaram muitos quilômetros, com resultados mais do que encorajadores.

- Publicidade -

O objetivo é demonstrar como o sistema DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer) – principal característica da “Arena del Futuro” – está se mostrando um dos melhores candidatos para dar respostas imediatas e concretas no que se refere aos requisitos de descarbonização e sustentabilidade ambiental no setor de mobilidade.

Participação Stellantis’ neste projeto, assim, faz parte da estratégia de eletrificação ilustrado pela Companhia em sua Dia EV em 08 de julho th , 2021. O principal objetivo é oferecer aos clientes não apenas veículos de ponta, com grande alcance e ultra-carregamento rápido velocidades, mas também um ecossistema de serviços que pode atender todas as necessidades de uma base de clientes cada vez mais exigente.

Até 2025, a Stellantis planeja investir mais de € 30 bilhões em eletrificação e desenvolvimento de software, com o objetivo de apoiar os planos de descarbonização e, simultaneamente, garantir a satisfação do cliente “melhor da classe”, em todo o mundo.

- Publicidade -

Para Anne-Lise Richard, Chefe da Unidade de Negócios Global e-Mobility da Stellantis: “esta é uma solução de ponta para fornecer uma resposta concreta às questões de alcance e cobrança, que preocupam os clientes.

“Para dar seguimento aos anúncios feitos no EV Day, Anne-Lise Richard afirmou: “Estamos a acelerar o nosso papel de definir a mobilidade do futuro e, neste sentido, a tecnologia DWPT parece-nos estar em linha com o nosso desejo de oferecem uma resposta concreta às necessidades dos clientes. Carregar veículos enquanto eles estão em movimento oferece vantagens claras em termos de tempo de carregamento e tamanho de suas baterias.”

A oferta potencial de serviços inovadores como o sistema DWPT ajudará a Stellantis a cumprir as desafiadoras metas de eletrificação anunciadas em seu EV Day: mais de 70% dos veículos que vende na Europa e mais de 40% dos vendidos nos Estados Unidos serão veículos de baixa emissão (LEVs) até 2030.

Usando o DWPT, os veículos elétricos podem ser carregados “sem fio”, conduzindo-os em faixas com fio com um inovador sistema de curvas instalado sob o asfalto. Esta tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um “receptor” especial, que transfere para a bateria a energia que chega da infraestrutura rodoviária, visando um sistema de mobilidade “zero emissões”.

Ao mesmo tempo, as tecnologias avançadas de conectividade sobre IOT (Internet of Things) garantirão a máxima segurança viária, possibilitada pelo diálogo constante entre a autostrada e os veículos que nela circulam. A superfície da estrada também será otimizada para torná-la mais durável sem alterar a eficiência e eficácia da carga indutiva.

Este projeto é o primeiro exemplo de inovação colaborativa para a mobilidade “emissões zero” de pessoas e bens. A35 Brebemi-Aleatica e Stellantis – junto com ABB, Electreon, FIAMM Energy Technology, IVECO, IVECO Bus, Mapei, Pizzarotti, a Universidade Politécnica de Milão, Prysmian, TIM, Roma Tre e Universidades de Parma, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária – já deram um passo importante e extremamente concreto com a “Arena del Futuro”, recentemente citada pela prestigiosa revista Time como uma das 100 invenções mais importantes de 2021.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn