Uma direção com mais segurança e menos estressante para os motoristas, além da implementação mais rápida de funções de direção autônoma em todas as classes de veículos: a Bosch e a Cariad, subsidiária do Grupo Volkswagen, formaram uma parceria para tornar a condução parcial e altamente autônoma adequada à produção em grande escala. Para os veículos das marcas do Grupo Volkswagen, a parceria visa disponibilizar funções SAE Level 2 para condução urbana, extra-urbana e rodovias, que permitirão que os motoristas tirem temporariamente as mãos do volante, bem como um sistema que assume todas as funções de condução na rodovia (SAE Level 3). As primeiras dessas funções serão instaladas em 2023.
Com esta parceria, as empresas desenvolverão uma plataforma de software padronizada de última geração que será usada em todas as classes de veículos vendidos sob as marcas do Grupo Volkswagen – uma das maiores frotas de automóveis do mundo. Futuramente, também será possível integrar todos os componentes desenvolvidos pela aliança em veículos e ecossistemas de outras montadoras.
Expertise em software e produção em grande escala
“Para os proprietários de automóveis, o progresso para a direção autônoma acontece um passo de cada vez. Na Bosch, trabalhamos com sucesso nesse tema há muitos anos. Juntamente com a Cariad, agora estamos acelerando o lançamento destas funções no mercado para todas as classes de veículos, tornando-as disponíveis para todos. Isto irá tornar a condução nas estradas mais segura e tranquila,” afirma o Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial do Grupo Bosch. “Também poderemos oferecer as soluções que criamos para nossos outros clientes e, dessa forma, estabelecer novos padrões”.
Os dois parceiros possuem experiência suficiente para tornar a direção autônoma cada vez mais comum: décadas de experiência na produção em volume, escalabilidade e aprovação de sistemas de direção, além de experiência nas áreas de software, desenvolvimento de programação orientada por dados e pela inteligência artificial. “A condução autônoma é a chave para o futuro da nossa indústria. Com nossa cooperação, fortaleceremos a reputação de inovação da Alemanha. A Bosch e a Cariad aprimorarão ainda mais sua experiência no desenvolvimento de tecnologias pioneiras”, diz Dirk Hilgenberg, CEO da Cariad. “Isso reforça nossa ambição de oferecer as melhores soluções possíveis aos nossos clientes o mais rápido possível.”
Processamento inteligente da informação a partir do ambiente real
Em diversas plantas das empresas, especialmente em Stuttgart e Ingolstadt, colaboradores da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions e Cariad irão trabalhar em equipas mistas e serão parte de uma rede global para desenvolver funções de condução parcialmente e altamente autônomas. Estima-se que haverá mais de 1.000 experts das duas empresas atuando simultaneamente no desenvolvimento das soluções.
O foco do projeto será o desenvolvimento de softwares orientados por dados com base em informações de sensores 360 graus. Para isto, será criado um ambiente de desenvolvimento altamente inovador, com métodos de IA para o registo, avaliação e processamento de dados. De modo geral, quanto maior a quantidade de dados reais do tráfego rodoviário, mais robusta e natural poderá ser a concepção das funções de condução autônoma. Estas aplicações, por exemplo, podem ser destinadas a trabalhos em todos os níveis, desde a criação de camadas adicionais para mapas de alta resolução para a localização e orientação lateral e longitudinal de veículos, até situações de condução diária e aos chamados “corner cases” – incidentes raros de trânsito rodoviário que são especialmente complicados para um sistema resolver.
Processamento de informação em tempo real
“O melhor campo de provas para o desenvolvimento da condução autônoma é o tráfego rodoviário. Com a ajuda de uma das maiores frotas de veículos conectadas do mundo, vamos ter acesso a uma enorme base de dados. Isso nos permitirá levar sistemas de direção autônomos a um novo nível. Todos os nossos clientes poderão se beneficiar disto”, afirma Dr. Mathias Pillin, presidente da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions.
A iniciativa também implica alimentar constantemente o processo de desenvolvimento com os dados em tempo real. Isso significa que a cada quilômetro percorrido, os dados recolhidos, avaliados e processados trarão um maior conjunto de informações e uma melhor base para atingir-se níveis ainda mais elevados de condução autônoma. “Juntos, podemos testar as funções de condução autônoma de forma ampla em veículos reais e, com isso, implementá-las mais rapidamente. O nosso trabalho de engenharia será feito totalmente em conjunto. Nunca houve uma parceira assim na indústria automotiva”, complementa Dr. Ingo Stürmer, diretor do projeto pela Cariad. Ambos os parceiros também acordaram em avaliar a possibilidade de terem metas de desenvolvimento conjunto e cronogramas para implementação total da direção autônoma (SAE Level 4).