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Novo design da cabine de pintura da Dürr leva sustentabilidade ao chão de fábrica

EcoProBooth: Flexibilidade e eficiência energética lado a lado

A EcoProBooth abre novas perspectivas na tecnologia de cabines de pintura para fabricantes de automóveis.

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Com seu conceito de box modular, linhas independentes e a combinação de pintura interna e externa em um único box, a EcoProBooth proporciona um nível de escalabilidade e flexibilidade até então possível apenas nas séries produzidas em pequena escala.

No entanto, essa não é a única forma de atender aos requisitos essenciais para a produção futura. Com seu novo conceito de cabine, a Dürr também enfrenta uma questão crucial – a eficiência energética.

Comparado aos conceitos das linhas atuais com separação a seco, a EcoProBooth promete diminuir o consumo de energia em cerca de 40% e reduzir as emissões de carbono.

Para os diversos sistemas atuais que continuarão em operação com separação por água, a economia aumentará em 75%.

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Os boxes da EcoProBooth podem transformar linhas de pintura individuais em um ambiente de pintura eficiente e flexível.

O exemplo de um processo sem primer ilustra isso com clareza. Nesse caso, um processo integrado de pintura (IPP) para 60 veículos por hora (oito áreas para a camada básica e seis áreas para o verniz, geralmente divididas em duas linhas fixas, cada uma com 30 veículos por hora) tornam-se cinco linhas paralelas de EcoProBooth.

Cada linha conta com uma posição para todas as aplicações da camada básica e outra para todas as aplicações do verniz.

Quatorze áreas se transformam em dez boxes. Cada linha pode ser controlada de modo individual, podendo ser ativada ou desativada conforme a necessidade.

Escalabilidade para eficiência do sistema – A maior eficiência também é garantida pela distribuição correta das carrocerias nos boxes EcoProBooth.

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Perder tempo devido aos diferentes objetivos da pintura, como metálica ou sólida, ou aos diferentes tipos de carroceria, se tornaram coisa do passado.

O maior objetivo da pintura não determina mais o ciclo, já que o tamanho da cabine permite pintar todos os tipos de carros de passeio padrão – de compactos a SUVs.

O tamanho e o design do box são padronizados. Isso significa que são possíveis conversões e ampliações de maneira simples sem afetar a produção em outras seções do box.

Sistema integrado para aumentar a disponibilidade – Os robôs de pintura cuidam da pintura interna e externa em um único box, utilizando a tecnologia de aplicação coordenada de maneira otimizada para a carroceria em questão.

O novo atomizador universal EcoBell4 Pro Ux atende aos mais altos padrões de qualidade de pintura e assegura que apenas quatro robôs de pintura sejam necessários por box.

A integração de todas as tarefas de pintura em um único box elimina o tempo necessário de transporte das carrocerias – quando os robôs ficam inativos – entre as etapas do processo de pintura interna e externa.

Outro fator que contribui para o funcionamento ininterrupto do sistema são os compartimentos de serviço situados nos cantos da cabine, que contam com um fluxo contínuo de ar fresco.

Os colaboradores podem acessá-los com segurança sem o uso de respiradores para limpar ou fazer pequenas tarefas de manutenção em atomizadores e ferramentas enquanto a pintura acontece.

Ao mesmo tempo, a quantidade de limpeza necessária pode ser adaptada ao grau de contaminação do respectivo componente utilizando o software DXQ da Dürr.

Baixo consumo de energia graças à máxima porcentagem de recirculação do ar – O conceito modular de alta eficiência permitiu à Dürr diminuir a área da cabine.

No exemplo citado, a vazão volumétrica do ar do processo é cerca de 20% menor. O conceito modular minimiza o consumo de energia e diminui as emissões de carbono e os custos operacionais.

A EcoProBooth tem uma alta vazão de ar recirculado graças à baixa necessidade de energia, com uma proporção de ar recirculado para ar fresco de 95:5.

Isso significa que o ar do processo é complementado com 5% de ar fresco, extraído diretamente da sala limpa, sem nenhum outro sistema de fornecimento de ar.

O box também conta com separação do excesso de tinta com a última geração do EcoDryScrubber. Assim que as partículas de tinta são retiradas do ar, elas são recondicionadas em uma unidade de recirculação de ar destinada diretamente à cabine de pintura, diminuindo o consumo de energia e os custos.

O novo EcoDryScrubber é capaz de purificar um volume de ar quase duas vezes maior que os modelos anteriores, com apenas um estágio de filtragem por módulo.

O design ultracompacto do estágio de filtragem se integra perfeitamente ao conceito do box.

Em comparação com um sistema tradicional de separação a seco, a Dürr diminui a energia necessária em 40%. Em uma linha de pintura com separação por água, isso aumenta para 75%.

Investimento sustentável para qualquer eventualidade – Além da eficiência e flexibilidade, a sustentabilidade é um fator de competitividade cada vez mais importante na indústria.

Com o novo layout de seu sistema, a Dürr criou as condições ideais para a fabricação com base nas necessidades e o uso eficiente de recursos.

As reduções significativas na vazão volumétrica do ar do processo e a alta taxa de recirculação mantêm o consumo de energia e as emissões de carbono o mais baixos possível. Ao mesmo tempo, o layout inteligente do box reduz o consumo de material, diminuindo as perdas durante as mudanças de cor.

A subdivisão da linha em seções menores permite ainda a distribuição inteligente dos pedidos de pintura a fim de minimizar as mudanças de cor, economizando tinta, agente de enxágue e diminuindo custos e emissões de VOC.

Seja para fabricantes de alto volume ou recém-chegados na área de mobilidade elétrica, seja para desenvolver um novo sistema ou adaptar a um já existente, EcoProBooth é um investimento no futuro da pintura.

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