A Lexus Brasil anuncia a chegada da segunda geração do seu SUV de luxo, o NX 350h, no mercado brasileiro.
O modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo, representa para a marca a abertura de um novo capítulo na estratégia internacional da companhia, que direciona o foco para ser a número um em experiência do cliente. E o novo NX simboliza bem essa insígnia.
Isso porque a nova geração do SUV da Lexus é a primeira linha planejada, desenvolvida e construída sob a nova filosofia Lexus Driving Signature.
Por meio deste método, a companhia prioriza o equilíbrio total do veículo, tornando cada manobra mais calculada e estável, dando, no entanto, toque especial em agilidade e eficiência.
Para entregar um veículo diferenciado em condução, a Lexus realizou uma avaliação extensiva no centro de desenvolvimento da Toyota Technical Center, em Shimoyama (Japão), para garantir que o NX responda fielmente às intenções dos motoristas.
A segunda geração do NX foi posicionada globalmente como embaixadora de um novo capítulo na estratégia corporativa da Lexus.
Para o projeto original do veículo, a empresa levou em consideração atributos adequados aos diferentes estilos de vida dos clientes em todo o mundo.
Aspectos como design, comportamento dinâmico, eletrificação e avançada tecnologia embarcada foram fortemente trabalhados para traduzir, explicitamente, esta nova etapa na vida da companhia, que também cobre a estratégia da Lexus no Brasil.
Condução e desempenho na nova geração do NX 350h
Equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, o NX 350h combina um potente motor a combustão de 4 cilindros DOHC 16V, VVT-i com potência de 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgf.m a 5.200 rpm, e dois elétricos, sendo um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgf.m e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgf.m.
Juntos, os propulsores rendem 246 cv de potência total e oferecem alta eficiência e economia de combustível, uma agradável experiência de performance com baixo nível de emissões.
A experiência de condução é o ponto alto do novo NX. Com transmissão Hybrid Transaxle otimizada, proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas e pode gerar alto torque em baixas rotações, e permite maior controle da condução, sem desperdiçar energia. Tecnologia aliada à eficiência de combustível.
A central de controle do sistema híbrido é sofisticada. Todas as versões possuem modo de condução EV (puramente elétrico), Auto EV (que seleciona automaticamente combinação entre elétrico e combustão), além do modo NORMAL.
Apenas a versão possui o botão Sport+ de condução. A rodagem se torna mais dinâmica e confortável, segundo opção do condutor.
O utilitário esportivo da Lexus vem equipado com sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time. Este recurso aplica, automaticamente, força para as quatro rodas, permitindo rodagem mais suave em quaisquer terrenos.
Design: luxo aprimorado
A nova filosofia Lexus Driving Signature fortalece os detalhes de acabamento e design para garantir ainda mais sofisticação.
A proposta é guiada pela esportividade, e vai além, combinando dinamismo com tecnologia avançada e inovação.
Na dianteira, a segunda geração do NX adota novo padrão de grade frontal que agrega inúmeros blocos em formato de “U”, produzindo efeito tridimensional e de profundidade, aumentando a sensação de robustez do conjunto visual.
Além do novo desenho, foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo.
Já o para-choque tem design renovado, mais moderno e elegante, enquanto o capô foi estendido até a borda da extremidade dianteira para se conectar à grade elevada.
Assim como na dianteira, o para-choque e as linhas traseiras também foram remodelados, para refinar a aparência do modelo.
O veículo também chega com novidades no conjunto ótico, composto por faróis de neblina e faróis de LED com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador, redesenhados para destacar o conceito de elegância presente na nova linguagem de design da marca.
O NX ainda conta com função DRL em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual, que remete ao logo da companhia.
Na traseira, mudanças ficam no design das lanternas, que foram ampliadas. Elas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação.
O modelo ainda conta com aerofólio para fortalecer a esportividade do automóvel. A mudança-chave na área traseira está na retirada do logo “L”, que dá lugar à palavra “Lexus” escrita.
Na carroceria, a reformulação resultou em uma forma expressiva e dinâmica, definida por ângulos mais suaves e formas mais orgânicas.
Nas laterais, o utilitário esportivo traz uma silhueta com vincos mais destacados, que sugerem desempenho dinâmico ao automóvel.
Para completar o conjunto, o NX vem de série com rodas de liga leve aro 18″ na versão Dynamic de entrada e 20″ nas Luxury e F-Sport.
Design interior
O desenvolvimento do novo NX teve como ponto de partida a visão e ação do motorista. Isso significa que o carro foi construído com olhar que parte da área interna para externa, de modo que todos os comandos se mantenham em posição ergonômica, garantindo condução confortável e segura.
O novo NX 350h se destaca por oferecer um interior convidativo ao luxo, conforto, sofisticação e refinamento tecnológico.
O acabamento em couro reveste o volante e a manopla de transmissão, além das partes em couro ecológico premium nas portas, painel e console central, que obteve reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, incluindo os comandos de condução.
Uma novidade é o carregador por indução para smartphones, de série nas versões Luxury e F-Sport.
No interior do modelo, o Lexus respeita de forma fiel o compromisso com os princípios da hospitalidade Omotenashi, com qualidade artesanal que somente os Takumis, mestres artesãos da marca, conseguem realizar.
Os bancos recebem acabamento em couro natural e detalhes em materiais ecológicos, além de revestimento perfurado exclusivo na versão F-Sport.
De série em todas as versões, os assentos dianteiros dispõem de regulagem elétrica para 8 posições: ajuste de distância, altura, reclinação do encosto e inclinação do assento, enquanto a topo de linha ainda inclui ajuste de lombar e memória para 3 perfis somente para o motorista.
E, para oferecer um toque de requinte, exclusividade e personalidade, o SUV conta com teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente para acentuar os detalhes do design e materiais interiores.
O condutor também tem às mãos o volante de três raios, com ajustes elétricos de profundidade e altura, que também recebe revestimento em couro, além de paddle shifts para aprimorar a experiência de condução esportiva.
O NX também dispõe de funções de controle de áudio, voz, computador de bordo, telefone e acesso às tecnologias do LSS+ 3.0 como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de alerta de mudança de faixa.
Para garantir maior espaço interno, principalmente no bagageiro, a bateria de níquel-metal-hidreto, que alimenta o motor elétrico, está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço aos ocupantes da segunda fileira.
Tecnologia e conveniência
O SUV ainda conta com o novo e intuitivo sistema multimídia Lexus com áudio compatível com arquivos de alta resolução (WAV, FLAC, ALAC, OGG Vorbis) + rádio AM/FM + WI-FI (P2P mode) e tela de LCD de 14″ nas versões Luxury e F-Sport e de 9,8″ na Dynamic.
Ambas são sensíveis ao toque, com avançados recursos de infoentretenimento e conectividade via bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp via sistemas Android e Apple, ou por meio de entradas USB.
Outra novidade é o sistema de som (Lexus Premium Sound System) que conta com seis alto-falantes, três tweeters e um subwoofer, posicionados para garantir áudio com qualidade e proporcionar a melhor experiência acústica a bordo.
No computador de bordo, com tela TFT colorida de 4,2″, o motorista conta com informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, indicador de marcha, pressão dos pneus e informações de áudio, entre outras.
O motorista tem à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção diretamente no para-brisas.
O NX vem com ar-condicionado digital de duas zonas digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro.
A nova geração do NX é o primeiro modelo da Lexus equipado com a tecnologia E-LATCH, disponível em todas as versões.
Esta função permite que as portas se abram suavemente apenas com toque de um botão – tanto para entrar como para sair. Ao acionar o interruptor, o sistema realiza a abertura das portas, por meio de motor elétrico.
Já o porta-malas possui abertura e fechamento elétrico e sistema “hands-free”, que permite ao usuário abrir a tampa passando o pé sob sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro.
Referência premium assegurada
Com uma abordagem centrada nas necessidades dos consumidores, adicionada à preocupação com segurança como um dos principais pilares da marca, o novo NX traz a mais alta tecnologia disponível com assistências à condução e segurança oferecidos nos pacotes da Lexus globalmente.
O veículo conta com recursos como assistente de estacionamento ativo (ICS), Sistema de Saída de Faixa (LTA) e alerta sonoro e visual para o uso dos cintos traseiros, além do pacote completo de recursos ativos. A grande novidade é a introdução do LSS+ 3.0, que agrega novas funcionalidades e inovações para aprimorar a segurança nas estradas.
LSS (Lexus Safety System)
O NX 350h possui tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System:
- Sistema de Saída de Faixa (LTA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
- Sistema de mudança de Faixa (LCA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) para todas as versões: suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
- Farol Alto Automático (AHB) para todas as versões: acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
- Alerta de Ponto Cego (BSM) presente nas versões Luxury e F-Sport: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
- Rear Cross Traffic Alert para todas as versões: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.
- Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) para todas as versões: utiliza laser, radar, câmeras ou desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego.
- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA) nas versões Luxury e F-Sport: sistema opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
O utilitário esportivo também contempla, de série, freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico – Distribuição de força (EBD), sistema ISOFIX, além de câmera com guias dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a versão F-Sport conta com câmera de visão 360° e sistema de auto estacionamento.
Cores – As cores externas disponíveis para o NX 350h são: branco-pérola, cinza-titânio, preto-grafite, cinza-cromo e verde-musgo, para as versões Luxury e Dynamic. Já a configuração F-Sport conta com as cores exclusivas branco-supernova, preto e azul-olímpio.
A paleta de cores para o revestimento interno conta com as opções preto-creme, caramelo com preto, vermelho e preto para todas as versões.
Preços:
NX 350h Dynamic – R$344.990,00
NX 350h Luxury – R$380.990,00
NX 350h F-Sport – R$413.990,00
Seguem abaixo a ficha técnica e lista de equipamentos do Lexus NX 350h:
Ficha técnica – https://lexuscomunica.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Ficha-Tecnica_NX-350h-MY22.pdf
Lista de equipamentos – https://lexuscomunica.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Lista-de-equipamentos_NX-350h-MY22.pdf
Redirecionamento estratégico no Brasil – Presente no País desde 2012, a Lexus Brasil também dá o primeiro passo na direção da reconstrução de sua marca com o lançamento da nova geração do NX 350h.
A estratégia está ancorada em três pilares: novos produtos; avanço do plano de eletrificação do portfólio, rumo à neutralidade de carbono; e mobilidade, com extensão dos modelos para o portfólio de serviços KINTO. O novo NX chega ao Brasil cobrindo todas as etapas do plano.
No primeiro pilar, a Lexus se compromete a desenvolver e entregar carros que extrapolam a essência do luxo e perfeição. Assim, gradativamente, até 2025, a Lexus irá renovar toda a sua linha de produtos.
No plano de eletrificação, a companhia se atenta aos compromissos com a neutralidade de carbono e manterá um portfólio 100% eletrificado, já que foi, também, a primeira do segmento premium brasileiro a oferecer um line-up completamente dotado de tecnologia híbrida.
Com os serviços de mobilidade da KINTO, a marca fecha o último pilar, aprimorando possibilidades de contato de seus veículos com um número maior de consumidores.
“Mudamos a rota. Deixamos o conceito de metas de vendas arrojadas e estabelecemos a prioridade com a jornada de experiência de cada cliente em toda sua extensão. Queremos ser o número um em atendimento, vendas e serviços para cada um deles. Assim, nossa missão é ter contato personalizado, e é nisso que estamos trabalhando com nossos concessionários em todo o Brasil”, detalha José Ricardo Gomes, gerente geral da marca Lexus Brasil.
Segundo o executivo da Lexus, a marca se direcionará ao centro da experiência do cliente, com uma visão de fazer luxo personalizado.
Esta trilha é pavimentada por cinco pilares que serão entregues ao cliente no contato com a Lexus: autenticidade, que promete conceder ineditismo no mercado de serviços de luxo; refinamento/elegância, com os quais entregará experiências lifestyle meticulosamente elaboradas; aspiração para cativar o público, representando paixão que deve ser sentida em cada ação com cliente; tecnologia que serão incorporadas no design de novos veículos e gerações; omotenashi (palavra japonesa para hospitalidade) – definição do DNA e revela o cuidado precioso com os consumidores.
No plano de negócios para 2022, a projeção de vendas da Lexus no Brasil é de emplacar cerca de 500 unidades, 41% será do novo NX 350h.
A marca conta, atualmente, com nove concessionárias oficiais Lexus, símbolo da exclusiva hospitalidade da marca, localizados nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Rio Grande do Sul (RS), Vitória (ES), Recife (PE) e Salvador (BA).