Fusca, Gol, Up!? Esqueça. A Volkswagen que veremos pela frente vai eliminar muitos modelos de motores a combustão até o final da década e vender menos carros em geral para se concentrar na produção de veículos premium e mais lucrativos, disse seu chefe financeiro durante coletiva essa semana.
“O objetivo principal não é o crescimento”, disse Arno Antlitz ao jornal Financial Times. “Estamos (mais focados) em qualidade e margens, e não em volume e participação de mercado.”
Antlitz disse que a VW reduzirá sua gama de carros a gasolina e diesel , composta por pelo menos 100 modelos distribuídos por várias marcas, em 60% na Europa nos próximos oito anos.
O jornal disse que a nova estratégia da VW é um sinal de mudanças profundas no setor automobilístico, que há décadas tenta aumentar os lucros vendendo mais carros a cada ano, mesmo que isso exija grandes descontos.
O ex-presidente-executivo da VW Martin Winterkorn, que renunciou após um escândalo de emissões de diesel , tinha como objetivo vencer a Toyota e a General Motors no título de “volume número 1” até 2018. Pelo visto o direcionamento mudou completamente.