sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Universitários de São Paulo e Pernambuco vencem a 27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional

Realizada entre os dias 20 e 24 de abril na Fatec em São José dos Campos (SP), a competição teve 69 equipes inscritas e cerca de mil estudantes participando

As equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Paulo, foram respectivamente as 1ª e 2ª colocadas na 27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, encerrada no último domingo em São José dos Campos (SP), conquistando o 9º título nessa competição. O 3º lugar no pódio coube à equipe Mangue Baja Tecnoferr, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

A 4ª posição ficou com a equipe Poli de Baja, da Poli USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), e a 5ª com a Baja de Galpão, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), do Rio Grande do Sul, campeã na competição anterior, em 2020.

- Publicidade -

As instituições melhor classificadas pela soma geral de pontos na Baja Etapa Nacional – FEI, UFPE e Poli USP – poderão participar da Etapa Mundial da competição Baja SAE em 2023, com data e local a serem definidos pela SAE International.

O Mecânica Online® acredita muito na engenharia nacional, inclusive já incentivou a equipe Mangue Baja em seu início, por volta dos anos 2000, quando Tarcisio Dias, editor do Mecânica Online®, iniciou os estudos em engenharia mecânica na instituição. Parabéns aos colegas estudantes de engenharia da Federal de Pernambuco que continuam evoluindo em seus projetos.

Melhores por prova – A 27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional reconheceu também as melhores equipes nas provas que somam pontos:

- Publicidade -

PROJETO

Melhor Relatório de Projeto – 1º lugar equipe FEI Baja 2 (Centro Universitário da FEI -SP); 2° lugar Baja UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); 3º lugar FEI Baja 1 (Centro Universitário da FEI).

Melhor Apresentação de Projeto Dinâmico – 1º lugar equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário FEI); 2° lugar equipe Car-Kará Baja SAE (UFES-Universidade Federal Do Rio Grande do Norte); 3º lugar equipe Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo.

- Publicidade -

Melhor Apresentação de Projeto 1º Pelotão – 1º lugar equipe Mangue Baja Tecnoferr UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar equipe Baja de Galpão – UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul); 3º lugar FEI Baja 2 (Centro Universitário da FEI -SP).

Melhor Apresentação de Projeto 2º Pelotão – 1º lugar equipe Mud Runner Baja (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); 2° lugar equipe Gralha Azul (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa); 3º lugar equipes Buffalo Baja (UFLA-Universidade Federal de Lavras) e SACI (Universidade Federal de Itajubá-MG).

DINÂMICA

Melhor Aceleração – 1º lugar equipe EESC USP (Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo); 2° lugar equipe FEI Baja 2 (Centro Universitário da FEI -SP); 3º lugar equipe Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Melhor Velocidade Final – 1º lugar equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário da FEI -SP); 2° lugar equipe Vitória Baja (UFES – Universidade Federal Do Espírito Santo); 3º lugar equipe Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Melhor Frenagem – 1º lugar equipe Pac Baja (FEB-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Campus Bauru; 2° lugar equipe Tchê (Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 3º lugar Baja UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos).

Melhor Tração – 1º lugar equipe Caraubaja SAE (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 2° lugar equipe Samabaja (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito Santo – Campus São Mateus); 3º lugar Equipe Poli de Baja Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Melhor Suspensão – 1º lugar equipe EEP Baja (Escola de Engenharia de Piracicaba). As demais equipes não completaram a prova.

Melhor Manobrabilidade – 1º lugar equipe Baja de Galpão (UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul); 2° lugar equipe Poli de Baja (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); 3º lugar EESC USP (Escola de Engenharia de São Carlos – USP).

Melhor Super Prime – 1º lugar equipe Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES); 2° lugar equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário FEI); 3º lugar equipe Poli de Baja (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Melhor Enduro – 1º lugar equipe Poli de Baja (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); 2° lugar equipe FEI Baja 2 (Centro Universitário FEI); 3º lugar Mangue Baja Tecnoferr (UFPE-Universidade Federal De Pernambuco).

Os carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para pilotos de até 1,90m de altura e 109 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.

“Para a SAE BRASIL a transferência de conhecimento é fundamental, ainda mais quando se trata de jovens estudantes que estão entrando no mercado. Os Programas Estudantis da SAE BRASIL são competições abertas aos universitários que formam equipes para projetar, construir e competir em veículos nas modalidades Baja, Fórmula SAE, AeroDesign e H2Challenge. Através deles inspiramos talentos e damos à indústria oportunidade de reconhece-los”, diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Confira postagem da equipe Mangue Baja

“…Era o sol a brilhar no infinito, Era a glória na terra a brilhar!”

Duros foram os dias, porém a batalha foi travada e vencida. Durante esses últimos dois anos, vivemos algo atípico no cenário do Baja, ficamos sem competir durante o ano de 2021, como também tivemos que nos adaptar ao momento vivido no âmbito mundial, o distanciamento social veio e as atividades no galpão foram cessadas respeitando as diretrizes traçadas pelos órgãos de saúde e acatadas pela universidade. Próximo ao final do ano de 2021 o cenário foi melhorando e as atividades voltando gradativamente. Um novo guerreiro estava prestes a nascer.

“O mestre”, aquele que veio pra nos ensinar a ter paciência, nos mostrar que é preciso de garra e determinação para alcançarmos nossos objetivos. Nós o moldávamos enquanto ele nos moldava, cada dia mais confiantes que nosso trabalho seria recompensado.

O sol amarelo e brilhante encontrado na bandeira pernambucana, reluziu na camisa da mangue, os corações foram aquecidos e encorajados, o melhor de cada integrante explorado.
Meses, que seriam transformados em dias, que poderiam ser transformados em segundos, essa era a sensação, cada instante era crucial. Foco, confiança e determinação foram alguns dos aspectos mais trabalhados no último fim de semana. O vencer não era simplesmente por vencer, o vencer era saber que nada havia sido negligenciado, era saber que todos estavam comprometidos para alcançar um objetivo.

E o Mestre entrou pra dança, a cidade era São José dos Campos, mas a alegria era a vivida nas ladeiras de Olinda, a vibração contagiante sentida por todos.
Os dias foram se passando e a conclusão de todo um trabalho estava prestes a vir à tona. Os bravos guerreiros não desistiram, o Mestre não desistiu, foram 4 horas de uma luta abaixo de um sol escaldante, o mesmo que nos cansava, também nos dava força.
E ao por do sol… o silêncio. A batalha estava finalizada e o resultado era aguardado pelos bravos guerreiros. Num piscar de olhos o que era um sonho dentro de um sonho, um sonho intenso, um raio vívido, se tornou realidade.
E um grito ecoava por todos os lados…

“E vamos mangue baaajaaaaa…”

https://www.instagram.com/p/Cc1Fy46sWT-/

Equipe Baja FEI vence a 27ª Competição Baja SAE Brasil e conquista seu nono título nacional – A equipe FEI Baja acumula mais um importante reconhecimento em sua história ao conquistar tanto a primeira quanto a segunda colocação na 27ª Competição Baja SAE Brasil, realizada entre os dias 20 e 24 de abril, na cidade paulista de São José dos Campos.

Com a premiação mais recente, o projeto FEIano soma agora um total de nove títulos na etapa nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2016 e 2022) e classifica-se para a disputa de um potencial quinto campeonato mundial, previsto para ocorrer ainda este ano.

Particularmente especial por ser a primeira feita presencialmente, após dois anos de interrupção de atividades devido à pandemia, a disputa vencida pelos alunos da FEI contou com outras 69 equipes, representando 66 instituições públicas e particulares de ensino de todo o país.

Para participar, os times tiveram que desenvolver protótipos de veículos off-road, com especificações semelhantes de estrutura e motor de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90 metro de altura e 109 quilos.

Construídos pelos próprios estudantes nas dependências da FEI, os veículos vencedores foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, que testaram sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi.

Os alunos também foram responsáveis pela gestão técnica e financeira da equipe, visando a viabilidade econômica do projeto, um dos requisitos avaliados nas competições de baja da Society of Automotive Engineers (SAE).

Coordenado pelo professor André Mendes, docente de Engenharia Mecânica, o Baja FEI inclui alunos de diferentes cursos da Instituição, a exemplo de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação e Controle, além de Engenharia de Robôs — a única no País –, o que demonstra o caráter multidisciplinar e pedagógico do projeto, atualmente o mais premiado da categoria no continente sul-americano e tetracampeão mundial (2004, 2007, 2008 e 2014).

De cunho institucional e acadêmico, as competições de baja foram criadas pela SAE International em 1976, sendo direcionadas exclusivamente para estudantes da graduação com objetivo de ampliar os seus conhecimentos práticos em construção, montagem e manutenção de veículos automotivos.

Segundo a organização do evento, cerca de 17 mil universitários, a maioria de diversas áreas da engenharia, passaram pelos desafios da Baja SAE Brasil desde o seu início no país, em 1995, contando com os alunos da FEI entre os primeiros a participar.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn