Lembra do jogo dos sete erros? Parece que a Stellantis resolveu despertar a curiosidade do seu consumidor ao apresentar um mesmo veículo que vende com a marca Fiat, agora com a marca Peugeot. Quais são as mudanças e qual seria a melhor opção?
Para facilitar a comparação, motor, visual, acabamento e equipamentos são herdados do tradicional Fiorino da Fiat, que foi renovado no final do ano passado.
Vamos começar então pelo preço, já que a primeira coisa que o brasileiro pergunta é quanto custa. As vendas começam hoje em duas versões: Business de R$ 101.390 e Business Pack de R$ 106.090.
Embora o interior seja praticamente igual ao do Fiorino – exceto pelo logotipo da Peugeot – o Partner tem uma lista mais enxuta de equipamentos, que inclui rodas de 14 polegadas com calotas, computador de bordo, direção mecânica, pré-disposição para rádio, controle estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e faróis de neblina com DRL integrados.
A topo de linha Bussiness Pack adiciona protetor de cárter, alarme, ar quente, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, chave canivete, cintos de segurança com ajuste de altura, porta-luvas com iluminação, vidros e travas elétricas com sistema One touch, tapete protetor de carga e direção hidráulica.
Para comparar, o Fiorino é vendido em configuração única Endurance por R$ 106.090.
Produzido na fábrica de Betim (MG), o “novo”modelo da Peugeot aposta nos seus diferenciais nos programas da REDE PRO e TOTAL CARE PRO – compromissos e vantagens de pós-venda e no atual potencial de crescimento do Brasil para iniciar suas diferenças.
Os faróis afilados recebem o contorno dos para-choques, para-lamas e capô, formando uma assinatura frontal forte, complementada por luzes de rodagem diurnas integradas aos faróis de neblina e o logotipo do leão posicionado no centro da exclusiva grade frontal.
Na lateral o destaque é a moldura de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas, típicas de estacionamentos, recebendo a inscrição Rapid, além dos repetidores de piscas integrados aos retrovisores, disponível como item de série do modelo.
As rodas são de 14 polegadas, com calotas integrais e identificação Peugeot. Na traseira, que dá acesso ao compartimento de carga, é possível encontrar, novamente, o logotipo da marca e o monograma de identificação da Partner.
Resumindo: no visual, as únicas diferenças para o Fiorino estão na grade frontal, para-choques, calotas, friso lateral com o nome Rapid, setas nos retrovisores e, claro, nos emblemas do leão.
No interior o motorista tem à disposição o cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante recebe o logotipo do leão e conta com regulagem de altura de série, sem ajuste de profundidade.
O lado interno carrega a tonalidade escurecida e possui uma série de porta-objetos para facilitar a organização do usuário, com diversos compartimentos, que somam 18,5 litros de volume.
Entre eles, por exemplo, há um espaço pensado para comportar maquininha de cartão e garrafa de água, além do porta-luvas, que possui iluminação própria.
O compartimento de carga oferece um total de 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 kg, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes presentes no piso e abertura de até 180º das portas.
Quando o assunto é Mecânica Online temos a mesma configuração do Fiorino. O motor é o 1.4 8V Fire EVO Flex que produz 86 cv e 120 Nm de torque com etanol ou 84 cv e 116 Nm com gasolina @6000 rpm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
A velocidade máxima com etanol é de 160 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,7 segundos. De acordo com o Inmetro, o consumo com etanol é de 8,11 km/l na cidade e 8,38 km/l na estrada. Com gasolina os números são respectivamente 11,74 km/l e 12,42 km/l, tendo obtido nota “A” em eficiência energética no Inmetro.
Para completar, o modelo oferece de série controle estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência (que aciona automaticamente o pisca alerta além das luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras) e Hill Assist (excelente aliado para as saídas em rampas e vias íngremes, especialmente quando o veículo está carregado), além dos já mencionados faróis de neblina com DRL integrados.
Em pós-vendas, a Peugeot aplica ao Partner Rapid o Total Care Pro, com os diferenciais de entrega do carro no mesmo dia em revisões periódicas (caso não aconteça, o cliente não paga), preço fixo de revisão, guincho gratuito 24 horas por 8 anos e controle de qualidade nas concessionárias. Pacotes de manutenção podem ser comprados de R$ 1.642 a R$ 4.778, que inclui até itens de desgaste.
A Peugeot terá condições especiais pelo Banco PSA, com opção das 12 primeiras parcelas de R$ 299, sem entrada, ou o plano balão, com 20% de entrada e saldo final, opcionalmente pode incluir o pacote de manutenção já no próprio financiamento.
Revisões Partner Rapid e Fiorino – As revisões do Partner Rapid são até 23% mais baratas que o Fiorino.
Revisões | Peugeot Partner Rapid | Fiat Fiorino |
1ª revisão | R$ 376 | R$ 452 |
2ª revisão | R$ 564 | R$ 580 |
3ª revisão | R$ 702 | R$ 828 |
4ª revisão | R$ 786 | R$ 788 |
5ª revisão | R$ 404 | R$ 500 |
Para o consumidor o veículo é quase que o mesmo. Atentar no aspecto da direção mecânica na opção inicial do Partner que não é tão interessante para o uso diário, exigindo mais do motorista. Invista na opção com direção hidráulica, é o mínimo.
No restante tudo muito similar e o cliente deve colocar na ponta do lápis a rede de concessionárias locais, preços das peças e revisões, pois a aquisição será similar.