A Ford lançou o sistema de direção semiautônoma BlueCruise há um ano nos EUA e está vendo a sua popularidade crescer entre os motoristas.
Mais de 60.000 clientes já contam com a tecnologia que permite dirigir sem as mãos no volante em trechos selecionados de rodovias da América do Norte.
Classificada como assistência ao motorista de Nível 2 da SAE, ela acumula uma rodagem de mais de 17 milhões de quilômetros no período.
O BlueCruise já vem instalado de fábrica em versões novas da F-150 e do Mustang Mach-E nos EUA.
Ele também pode ser adicionado em modelos anteriores, por meio de atualização de software, desde que o veículo tenha o pacote chamado Ford Co-Pilot 360 Active 2.0, com piloto automático adaptativo inteligente com stop&go, centralização de faixa e reconhecimento de sinais de velocidade.
Além disso, o cliente precisa adquirir um plano de serviço, que inclui atualizações regulares de mapas.
O sistema de direção semiautônoma da Ford já pode ser usado em mais de 200.000 quilômetros de rodovias na América do Norte, identificados como “Hands-Free Blue Zones” no sistema de navegação da marca.
Ele comanda o acelerador, os freios e a direção do veículo, mas exige que o motorista mantenha a atenção na pista e esteja pronto para assumir o comando em caso de necessidade.
Para indicar que o sistema está ativo, o painel de instrumentos ganha uma configuração diferente, com iluminação azul.
Ao mesmo tempo, uma câmera e sensores monitoram o olhar e a posição da cabeça do motorista e acionam um alerta visual e sonoro quando ele precisa retomar a atenção ou o controle do veículo.
Além de ser um passo importante no caminho para a direção autônoma, o BlueCruise é um exemplo de como a Ford planeja oferecer novos recursos e aprimoramentos para os seus veículos por meio de atualizações de software, dentro do programa chamado Ford Power-Up Technology.
“Assim como os smartphones mudaram o mundo dos celulares, a Ford está ajudando a popularizar recursos avançados de atualização de software dos veículos”, comenta Farid Abdulhadi, gerente do Ford Power-Up Technology.